Um exercício de auto controle.

Provérbios 17: 27-28 “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno. Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.”

Nos últimos estudos definimos e consideramos nossa necessidade desesperada de auto-controle (domínio próprio) e vimos a parede de proteção que nos proporciona. Contrastamos as vidas de 2 homens: um pereceu e o outro prosperou  basicamente por causa do auto-controle. Vimos também a futilidade do excesso na vida do Rei Salomão. Nosso estudo de hoje será dividido em 2 partes: A luta para se ter auto-controle sobre a mente e a boca.

Primeira Parte: Exercitando auto-controle sobre a mente.

O impacto e a importancia de como estamos alimentando a nossa mente vai  levar o nosso foco a uma área específica  em que a maioria de nós desesperadamente necessita de controle: a televisão.

Nos anos de 1979, um artigo escrito por Cathy Trost e Ellen Grzech entitulado “O que acontece quando 5 famílias param de assistir TV?” levou um jornal de Detroid a oferecer 500 dólares a 120 familias para que parassem de assistir televisão por 1 mes. Das 120 familias, 93 desistiram da oferta. Permaneceram 27 famílias. Dessas, 5 familias tinham assistido televisão por 40 a 70 horas por semana e se tornaram alvo dos estudos. Imagina os ajustes que aquelas famílias tiveram que fazer em decorrência de assistirem uma média de 6 a 10 horas de TV por dia? Os resultados, entretanto, foram a proximidade da família, aumentaram os jogos em família, tocar instrumento e cantar; mais tempo entre os pais e os filhos; e a paciência! As famílias falaram do aumento da criatividade também.

Num artigo escrito no jornal “Christian Medical Science Journal”entitulado “A TV e os filhos”, Urie Bronfenbrebb supôs, “O principal perigo da tela de televisão encontra-se não  tanto no comportamento que produz como o comportamento que evita”.  Isso foi em 1978. Hoje os estudos apontam  a esmagadora evidência do sexo e da violência na Tv aparecerem como marca efetiva em comportamentos.  Um artigo no “Houston Chronicle” escrito por Joe Stinebaker (11/06/93) entitulado “O crescente fascínio pela violencia nas Gangs”, dizia o seguinte:

“Numa noite de final de semana no Sudoeste de Houston jazia o corpo de um jovem rapaz na calçada ao lado de fora de um prédio, sua vida foi encurtada por duas balas de fogo em sua cabeça. A multidão estava do lado de fora da fita amarela colocada pela polícia a poucos minutos. Muitos naquela multidão estavam com crianças – algumas nos ombros dos pais para melhor assistirem a cena macabra . Essa é a situação dos assassinatos em Houston. Os pais não sentem mais a necessidade de protegerem seus filhos da carnificina das ruas.”

É possível que os pais estejam totalmente sem sensibilidade para a violência que ocorre dentro de uma caixa elétrica na sua sala de estar?

Duas coisas acontecem quando  exercitarmos o auto-controle sobre o que vemos e sobre o quanto nós vemos – evitamos comportamentos e  produzimos comportamentos. Nossos filhos não são os únicos a serem prejudicados. Recentemente saíram publicadas estatísticas de que 80% de intimidades que aparecem na TV são extra conjugais,fazendo  com que as situações dramatizadas pareçam  excitantes e muito convidativas.

É necessário um enorme auto-controle para alguns para reconsiderarem e reduzirem o que estão vendo na TV. Se é nessa  área que precisamos de  auto-controle , pode ter certeza , será necessário mais esforço do que para outra pessoa que não tem esse problema.  É hora de negociar o controle remoto por um pouco de auto-controle.

Examine cada uma das Escritura abaixo e considere como elas se relacionam com o auto-controle na área da televisão.

Salmos 25:15   Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. “

– Como pode a TV ser uma cilada para nós?_____________________

Salmos 101:3   “Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará! “

– Quando colocamos diante de nossos olhos ações de homens maus e infiéis, como essas ações vão nos influenciar?______________

Preencha os espaços em branco:

 Salmos 119:37   “Desvia os meus olhos das coisas _______; faze-me _______ nos caminhos que traçaste. “

Romanos 12:2   “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. “

– No ano passado voce conseguiria lembrar de uma situação em que lutou para evitar de agir com o padrão do mundo? (   ) sim   (   ) não

Se sim, explique.__________________________

2 Coríntios 10:5  “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.”

-Quais degraus você pode  subir para “levar cativo todo pensamento”em sua vida?_______

Segunda Parte: Exercitando 0 auto-controle sobre a boca.

1. Controlando o que entra pela boca.

1 Coríntios 6:12   “”Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. “

Olhe o próximo verso:

1 Coríntios 6:13   “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. “”

Não é um acidente que o assunto do apetite físico esteja imediatamente seguido da exortação para não permitirmos que nada nos domine. Muitas pessoas  passam  para obesidade mórbida porque são dominados pela comida. Algo que não é demais, não é imoral, não é ilegal…então se torna fácil  o caminho para o excesso.

Na ultima semana, na minha estação de rádio favorita o assunto era vícios na alimentação. Uma mulher dizia com orgulho: Meu vício é o chocolate…de qualquer forma, em qualquer tempo. Tenho que ter meu chocolate.”O entrevistador perguntou? “O que acontece se não tiver seu chocolate?Vc se desespera?” Ela parou. Se fez uns momentos de silêncio …e então ela respondeu: “Não sei, isso nunca me aconteceu!””

O desejo por comida tende a ser um aceitável vício cristão. Apesar de ser aceitável, não nos dá grandes benefícios. Deixando de lado os efeitos físicos, que iremos deixar para os experts, a perda de controle e vícios em excessos acaba provocando culpas profundas e auto destruição. Igualmente desastroso é evitar se alimentar. A anorexia nervosa é considerada uma forma de vício na alimentação. Essa não é a vontade de Deus para nós, sermos dominados por qualquer outra coisa que não seja Ele. Ele nos quer livres de obsessão: da obsessão de comer e a de não comer.

1 Coríntios 10:31  Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. “

1 Coríntios 10:23   “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. “

De acordo com o que é dito em 1 Coríntios 6:12, que é  repetido em 1 Corintios 10:23. No contexto de comer e beber para a glória de Deus, o que você pensa que esses versos significam?_____________________________________________

Não acredito que qualquer forma de dieta radical em que se passa fome  seria para a glória de Deus. O ponto não é o tamanho , nem a forma. O ponto é a liberdade: a liberdade que resulta de comer o que é benéfico para o corpo, não somente com a intenção de perder peso, mas também com a intenção de glorificar a Deus. Essa liberdade é o resultado de nossa obediência a Ele. Nós seremos livres . Ele será glorificado .

O vício com relação ao alimento pode ser tão avassalador e mostra uma efetiva falta de auto-controle. Pense sobre isso, minha Amiga. O temporário conforto do alimento não pode  combinar com a inevitável culpa e auto derrota.. se você tem outras áreas onde consegue se controlar mas não domina sua alimentação, você tem uma parte da sua parede de proteção com fendas., e pode ter certeza, Satanás irá usar essas fendas para te pisar. Se  frequentemente se sente sem controle e culpada depois de comer, você necessita da ajuda de Deus para reparar essa fenda na sua parede. O processo pode ser diretamente com Deus ou Deus pode te levar para alguem te encorajar. Grupos cristãos podem te ajudar a não se sentir sozinha em seu problema. Procure Ele e descubra. Ele já tem um plano para te libertar.

2. Controlando o que sai da boca.

Agora estamos chegando ao ponto central do auto controle. Confira você mesma…

Tiago 3: 1-12   “Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.”

– Que tipo de pessoa é aquela que não comete falta no que fala?___________________

– A que Tiago compara a lingua no verso 6?

(   ) fagulha de fogo   (   )  uma devastadora inundação   (   ) uma praga mortal

-Pense com criatividade por um momento. Que comparação você pode fazer entre o fogo e a lingua?____________________

– O que Tiago diz que pode ser domesticado pelo homem?  __________________

– O que o ser humano não pode domesticar?___________________

– Qual o motivo de ironicamente a mesma lingua abençoar Deus e ao mesmo tempo amaldiçoar os homens?

(   ) Porque somos pecadores.

(   ) Porque humanos são feitos a imagem de Deus

(   ) Porque Deus abençoa aqueles que amaldiçoamos.

Efésios 4: 29   “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. “

Muitos não são de falar, mas são grandes ouvintes! O cuidado em nunca repetir “fofocas”que podem destruir pessoas, famílias, amizades, igrejas, locais de trabalho…

1 Tessalonicenses 4: 11-12   “Esforcem-se para ter uma vida tranqüila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém. “

2  Tessalonicenses 3: 11   “Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.” 

O que esses versos nos ensinam? Nos ensinam a cuidar da nossa vida! Amadas, isso necessita um grande domínio próprio…. no momento certo nos afastarmos de uma história onde estão falando da vida dos outros. Você  não irá  caminhar sozinha, irá caminhar com sua integridade. Quando essas situações ocorrerem, é termos auto-controle e dizer aquelas negativas palavras de Félix em Atos 24:25 e usá-las positivamente : “É o bastante por agora!”

2 Pedro 1: 3-11   “Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça. Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão, e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. “

– Como as palavras de Pedro pode nos ajudar em nossa batalha auto-controle?_____

2 Pedro 1:5-6   “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade.”

Nos foi dado o conhecimento. A nossa escolha é adicionar o domínio próprio. Olhe com cuidado. Este é o único caminho que leva ao amor.

Temos trabalhado duro nesses estudos de Domínio Próprio, e o assunto tem sido bem complicado. Para você que está fazendo todos os estudos dessa série, está demonstrando bastante domínio próprio persistindo, não desanimando. Você está caminhando na direção certa. Coragem!

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at February 24th, 2013.
Tags: ,