Vivendo Vitoriosamente!

Esse é o nosso último estudo dessa série “Vivendo Além de Nós”e o estou escrevendo com profunda emoção. Meu coração está cheio de gratidão a Deus pelo privilégio de caminhar com vocês esse período de estudos. O propósito  é  acertar as nossas vidas para que vivamos cheias do Espírito Santo de Deus. A vida vitoriosa é a soma de muitos dias vitoriosos.  Meu desejo é que coloquemos em prática tudo o que aprendemos nessa nossa caminhada.

Efésios 5: 1-2   Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. “

UM DIA NA VIDA DE UM VENCEDOR.

Vamos ler o Salmo 63 bem alto e com muita alegria!

Salmos 63   “Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória. O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma ficará satisfeita como de rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará. Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite. Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas. A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém. Aqueles, porém, que querem matar-me serão destruídos; descerão às profundezas da terra. Serão entregues à espada e devorados por chacais. Mas o rei se alegrará em Deus; todos os que juram pelo nome de Deus o louvarão, mas as bocas dos mentirosos serão tapadas. “

Esse lindo louvor de Davi é o perfeito guia de como viver um dia de vitória ao acordar e seguir até à noite. Junte-se a nós nessa caminhada através de um dia de espiritual abundancia…um dia de vitória. MANHÃ MARAVILHOSA!!!

Olhe cuidadosamente o verso 1. A palavra “intensamente” no hebraico é “shabar” e significa “pela madrugada, cedo,  procurar  meticulosamente, diligentemente, pela manhã“. Podemos concluir que a idéia geral para “shabar” é  “aumentar a busca pela manhã”.  O Salmo 63  fala do começo de um  dia em uma manhã vitoriosa!  Você pode dizer: “Não sou uma pessoa que acorda cedo.” Mas o que importa é que Deus é o dono da sua manhã!

Lamentações 3: 22-23   “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! “

Marcos 1:35   “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. “

– O que Marcos 1:35 nos fala sobre o que Jesus fazia pela manhã? _________

Salmos 5:3   “De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança. “

– O que Davi fazia pela manhã de acordo com o Salmo 5:3?___________

Isaías 50 : 4-5   “O Soberano Senhor deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que é ensinado.O Soberano Senhor abriu os meus ouvidos, e eu não tenho sido rebelde; eu não me afastei.”

Pode ser que você tenha mais tempo e oportunidades pela tarde para estar com Deus. Entretanto, lembre-se das palavras do profeta em Isaías 50: 4-5: a primeira coisa que precisamos ouvir pela manhã é a voz de Deus! Se vai ou não orar e estudar a palavra de Deus no período da manhã, não importa, mas para experimentar a vitória abundante você pode seguir algumas sugestões e se  organizar para fazer  os seguintes passos nessa parte  do dia: 

1. Reconhecer a Sua autoridade!

Salmos 63:1   “Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. “

Observe a repetição da palavra “Deus”, mesmo quando na tradução se usa o pronome, ele  diz”Busco Deus”, minha alma tem “sede de Deus”, todo o meu ser “anseia por Deus”.

Você sabia que a palavra “Deus” no hebraico tem  realmente duas diferentes palavras  diferentes? A primeira palavra no hebraico para “Deus” é “Elogiym ” que está no plural. Acredito que o plural seja um referência apontando para a Santa Trindade. Todos os tres membros estavam ativos na criação.

A segunda palavra usada para “Deus”é “El”, no singular. Basicamente significa ” Único”. Poderíamos ler o  versículo dessa forma: “Oh Poderoso, tres em um, o Senhor é único. ” O salmista começa reconhecendo Deus como seu Deus, o único foco de sua adoração. Ele se curva somente ao Senhor.

Todo vitorioso dia deve começar exatamente dessa forma. No momento em que se acorda, se resolve o problema da autoridade. Ao despertar cada manhã  temos o desafio: “Escolha… nesse dia a quem irá servir.”Josué 24:15. Lembre, um dia não entregue ao Espírito Santo será 1 dia desperdiçado entregue a carne simplesmente! A nossa natureza pecadora vai naturalmente escorregar ao que é mais fácil e comum a ela. Lembre-se , as coisas do Espírito só virão supernaturalmente quando convidarmos Deus.

Como você O reconhece como Senhor, pode confessar qualquer pensamento, palavra ou ação realizada fora da Sua autoridade. Esse é o perfeito tempo para arrependimento de todo pecado não confessado e  te coloca na perspectiva correta. O pecado tem a ver com a autoridade. Sua vontade ou a minha?

2. Encher-se da Sua presença!

“A minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti…” Salmos 63:1. depois de ter reconhecido que Ele é o Senhor sobre sua vida e pedir que Ele te livre de você mesmo, você está em pé na frente Dele completamente vazio.

Mateus 12: 43-45   “ E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má. ‘

– O que acontece com a casa vazia?__________________________

Acredito no que as Escrituras ensinam quando dizem que aqueles que nasceram de novo não podem ser possuídos por demônios, mas nossa vida esvaziada pode ser preenchida pela carne rapidamente. Nunca fique vazia. Peça a Deus para te dar um espírito que deseja estar cheio Dele. Agora mesmo, convide o  Espírito Santo para que te encha. Lembre-se: com  o enchimento do Espírito Santo vem o Fruto do Espírito! A medida que você se rende a Deus, irá possuir um poder que está além de você…para amar, experimentar a alegria, conhecer a paz, expressar paciência, ter a gentileza, responder em bondade, ser fiel, manso,  se submeter a vontade de Deus , ser comedido sabendo se controlar.

3. Pedir a Ele para ver Sua glória e poder!

Amada, você realmente quer ter uma experiência com Deus? Aqui na terra? Hoje? Busque-O.

Jeremias 29:13   “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”

-O que Jeremias 29:13 diz?_____________________

Somente através do enchimento do Espírito Santo é que podemos verdadeiramente ver  Deus na luta  do dia-a-dia,  porque as coisas do Espírito se discernem espiritualmente. Ser cheio com o Espírito significa ter os olhos espirituais abertos. Como o servo de Eliseu, iremos ver Deus trabalhar em caminhos nos quais  o cristão carnal é cego!

O que queremos ver? Seu poder e Sua glória!

Salmos 63:2   “Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. “

O poder aparece quando Deus trabalha. A Glória mostra os caminhos de Deus. O Poder representa o que Ele faz. A Glória representa quem Ele é. Somente o cristão cheio do Espírito tem   o discernimento para realmente pedir para ver o poder de Deus e a Sua glória. Somente o cristão cheio do Espírito   pode discernir Deus em todos os caminhos.

Cuidado ! Não limite seu olhos somente para ” coisas grandes “.  Os caminhos de Deus podem  nos abençoar em pequenos e íntimos detalhes da nossa vida. Ele pode mostrar repetidamente que Ele está realmente presente em situações simples de nossa vida! Se pedirmos Sua revelação e   ficarmos atentos   com os olhos do Espírito, iremos ver Seu poder e Sua glória todo dia.

Passaremos de gloriosa manhã para maravilhoso dia!!!

Depois de tudo que aconteceu pela manhã….naturalmente o dia irá fluir.

4. Adorar ao Senhor com a sua boca.

Salmos 63:3 “Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. “

Lembre o que aprendemos no estudo passado, a lingua é uma das áreas mais difíceis para se dominar. Ore para que a sua boca O glorifique todo o dia e assim você estará cheio com o senso de Seu amor e aprovação.

Leia cada uma dessas passagens e descreva o que elas dizem a respeito da boca.

Salmos 39:1   “Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim. “__________________________________________

Salmos 81:10   “Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei.”__________________________

Salmos 40:10   “Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade. “_______________________

Esqueça o que sua mãe ensinou! Quando se trata de coisas do Espírito…nunca fale se não estiver com a boca cheia!

5. Aproxime-se Dele com louvor!

Salmos 63:4   “Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. “

Louve-o todo o dia. Não necessitamos de ter alguma coisa específica para louvá-Lo…apenas louvamos por quem Ele é! Ele é digno!

Isso é uma coisa que  é forte . O louvor vem continuamente a nossa boca quando o ouvimos sempre. Até quando estamos inconscientes, o louvor alimenta nosso espírito e nos ensina a louvar. Quando estamos dirigindo….quando estamos caminhando. Músicas de louvor. Temos uma natureza carnal e não podemos evitar que a nossa mente  esteja ociosa. A musica é um dos grandes formas de louvor  que nos permite ter grande prazer. Um dos meus mais importantes momentos é quando desperto e o meu espírito a meio caminho  louva com uma musica. Que alegria pensar que enquanto dormimos , nosso espírito está frequentemente ainda  louvando. Aleluia!!!

6. Atribuir toda a alegria a Ele!

Salmos 65:4   “Como são felizes aqueles que escolhes e trazes a ti, para viverem nos teus átrios! Transbordamos de bênçãos da tua casa, do teu santo templo!

– O que Deus faz para as pessoas que Ele abençoa?________________

A publicidade das industrias dos Estados Unidos ganham bilhões de dólares  por ano porque eles podem convencer as pessoas de que elas ainda não está satisfeitas. Você  “necessita”um carro novo. Você “necessita” uma nova casa. Você “necessita” um móvel novo. Você “necessita” um DVD novo. Seu filho “necessita”o mais novo eletrônico. O trabalho deles é perpetuar  em nós o espírito da insatisfação. Se você perceber que está satisfeita, eles perderam muitos dólares.

Mateus 6:33   “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

Respondendo ao convite para ter satisfação, a única coisa que verdadeiramente vai satisfazer está em Mateus 6:33, e quando o Senhor dá, tenha alegria! Nunca se agarre ou idolatre as coisas, nem as pessoas, mas tenha prazer nelas….e compartilhe!

Deuteronômio 26:11  “Vocês e os levitas e os estrangeiros que estiverem no meio de vocês se alegrarão com todas as coisas boas que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês e às suas famílias. “

Da gloriosa manhã de um maravilhoso dia para uma noite abençoada! Agora, estamos bem perto de concluir um dia em vitória. Você notou que terminou o dia de forma grandiosa como começou?

7.Examine as muitas bençãos.

Salmos 63:6   “Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite.”

 Se você pedir pela manhã para ver o Seu poder e Sua Glória, e permitir que Ele ajuste sua visão espiritual e clamar por Ele com todo o seu coração, então você poderá ter a certeza de que Ele trabalhou  na direção de todo aquele dia. Relembre e conte a Sua fidelidade. Em seu registro diário lembre de todas as vezes que sentiu a Sua presença naquele dia. Mantenha um diário do que Ele tem feito em sua vida.  Registrar a sua história com Deus é um alimento sem medida para seu crescimento espiritual.Como você sabe que Ele cuidará de você hoje? Porque Ele cuidou  ontem! E no dia anterior! E no dia anterior! Ele nunca muda. Ele nunca irá esquecer de você. Quando Ele se revela, lembre isso, louve-O e registre! À noite é o  melhor horário para lembrarmos de tudo isso que vivemos durante o dia.

8. Receba o descanso em Seus braços.

Salmos 63:7-8   “Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas. A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém. “

Salmos 63: 9-11   “Aqueles, porém, que querem matar-me serão destruídos; descerão às profundezas da terra. Serão entregues à espada e devorados por chacais. Mas o rei se alegrará em Deus; todos os que juram pelo nome de Deus o louvarão, mas as bocas dos mentirosos serão tapadas. “

Lance suas preocupações aos pés do Senhor, vá para os Seus braços e descanse.

Salmos 4:8   “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança. “

Minha preciosa amiga, esse é um dia de vitória. Sua fidelidade nos permite começar outra vez cada manhã….Misericórdias completas e suficientes o bastante para um outro dia…Você pode dizer: “Estarei então pensando Nele todo o tempo e em todo o dia!”Sim, você estará.

Isaías 26:3 “Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. “

Ele é digno! Para viver além de você esse é o único caminho e só com Ele podemos fazer.

Gálatas 5:22-23   “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at March 3rd, 2013.
Tags: ,