Conhecendo a Jesus

João 17: 3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

 O que é a vida eterna.

Estas palavras foram ditas pelo próprio Senhor Jesus. Ele está orando diante de seus discípulos. É sua última oração com eles. Seu coração angustiado com a proximidade da morte ainda encontra forças para amá-los: “amou-os até o fim”João 13:1. Nesta oração Ele se refere à vida eterna, e então, como que pensando que os discípulos possam não entender o que isto significa, Ele diz: “que te conheçam a ti…e a Jesus Cristo…”.

A vida eterna não é só uma vida sem fim. Os ímpios terão uma vida sem fim na condenação, mas não terão vida eterna! O que Jesus chama de vida eterna (no grego – Zoe), é, na verdade, um tipo de vida. É a própria vida divina inserida no homem. E qual é a essência básica desta vida? Jesus está dizendo que é conhecer ao Pai e ao Filho.

Muitos vêm a Deus buscando bençãos. E Deus, que é infinitamente bondoso e poderoso, as concede.Mas o que Deus mais deseja é dar-se a si mesmo. Ele é a maior benção, que recebemos quando O conhecemos. Conhecê-lo é a maior e mais bendita aventura desta vida. Aquele que O conhece O ama, pois vê nele a sua maior riqueza.

 Como conhecemos a Deus?

Nesta oração Jesus fala sobre conhecer ao Pai e ao Filho. Mas antes Ele já havia falado em conversa com seu discípulo Filipe que o Pai seria conhecido através do Filho, pois o Filho encarnado revela como o Pai é.

“Filipe , há tanto tempo que estou convosco e não me tens conhecido. Quem me vê a mim vê ao Pai; como dizes tu: : Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, faz as suas obras”João 14: 9-10

Esta verdade depois foi reforçada pelos apóstolos. O próprio João afirma na introdução de seu evangelho:

“Ninguém jamais viu a Deus: o Deus unigênito (Jesus) que está no seio do Pai, é quem O revelou.”João 1: 18

 Então:

A vida eterna está em conhecer ao Pai e ao Filho.

Conhecemos ao Pai na face do Filho.

Portanto a vida eterna está em conhecermos a Jesus.

 A questão básica da vida não está em uma religião, ou em uma doutrina, ou em um conceito, mas ESTÁ EM UMA PESSOA, JESUS.

O importante é conhecer Jesus e colocar nossos olhos nele. Necessitamos de um conhecimento interior realizado pelo próprio Deus, pois “ele mesmo resplandeceu em nossos corações...”

 O que é esse conhecimento interior? É uma revelação?

Revelação : palavra não muito bem compreendida.

Geralmente se fala que se teve uma revelação com relação a um fato ou alguma verdade que desconhecíamos e passamos a percebê-la , a descobrimos ou passamos a entender.

A obra de Deus em nossos corações se refere a algo muito profundo . Muitas vezes ocorre quando uma verdade já conhecida em nosso intelecto é iluminada diante de nossos olhos espirituais e passamos a conhecê-la de uma forma pessoal e experimental. O que já conhecíamos mentalmente, agora cremos e experimentamos.

Em sua carta aos efésios, Paulo diz que estava orando para que eles entendessem algumas coisas: a esperança do seu chamamento, a riqueza da glória da sua herança nos santos e a suprema grandeza do seu poder (Efésios 1:18-19). Mas se Paulo queria que os efésios entendessem estas coisas por que simplesmente não as explicava? Ora, certamente Paulo já tinha ensinado todas estas coisas, pois ficou três anos com eles. Já não era mais questão de falar e ouvir, mas sim de que recebessem revelação. Por isso Paulo estava orando. E o que pedia? Pedia “espírito de sabedoria, de revelação e de conhecimento Dele,tendo os seus corações iluminados.”Efésios 1: 17-18

Pode o homem receber o conhecimento dos céus e ficar impassível? Pode contemplar com os olhos do seu coração a face de Cristo sem que todo o seu ser interior estremeça? Com choro ou sem choro; seja com intensa vibração ou na quietade da devoção silenciosa, a revelação sempre produz forte impacto no homem interior e muda tanto a ele como a sua história.

 Extraído do Livro “A si mesmo se esvaziou” Marcos S. De Moraes

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 11th, 2013.
Tags: ,