Prioridades de Jesus na última semana

 João 2: 15-16 “Tendo feito um chicote de cordas, lançou a todos fora do templo, bem como os bois e as ovelhas, espalhou o dinheiro dos cambistas, derrubou as mesas, e disse aos que vendiam pombas: Tirai daqui estas coisas! Como ousais transformar a casa de meu Pai em mercado!”

O que Deus diz ? O que Jesus na sua última semana ensinou? O que Jesus frizou enfaticamente para que não nos esquecêssemos?

Pontos principais:

  • Deus é justo- tem um plano para nossa vida – tem leis morais,fisicas
  • Pecado = rebelião contra Deus
  • Agradar a DeusX Não agradar; CertoX Errado
  • Escolhas. Ex.“Eu quero fazer” “Eu estou no controle da minha vida”
  • Criação do mundo, do homem , da mulher e a entrada do mal.

O que Jesus veio fazer por nós? O que Jesus fez na sua última semana?

Quais foram as suas prioridades?

Mateus 21: 6-11 “Os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes ordenara. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes e Jesus assentou-se sobre elas.E grande multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. As multidões que iam adiante, e as que seguiam, clamavam Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor!Hosana nas alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? E as multidões responderam: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.”

Começa a ultima semana de Jesus, todas as profecias estavam se cumprindo, o Rei dos reis , Senhor dos senhores entra na cidade montado num jumentinho, não num maravilhoso cavalo branco.O que Jesus veio nos ensinar? O que é importante para o mundo, não é o que Deus dá importância.

Jesus veio para:

1-Limpar nossos corações

João 2: 15-16 “Tendo feito um chicote de cordas, lançou a todos fora do templo, bem como os bois e as ovelhas, espalhou o dinheiro dos cambistas, derrubou as mesas, e disse aos que vendiam pombas: Tirai daqui estas coisas! Como ousais transformar a casa de meu Pai em mercado!”

Sobre nós? Qual é a parte do nosso coração que precisa ser limpa?

Jeremias 17: 9-10 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível. Quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, e provo a mente, e isto para dar a cada um segundo o fruto das suas ações.”

Mateus 15: 18-19 “Mas o que sai da boca, procede do coração, e é isso o que contamina o homem. Pois do coração procedem maus pensamentos, assassínio, adultério, prostituição, furto, falso testemuho, blasfêmia.”

Hebreus 8:10 “Esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor. Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

2-Nos curar

Mateus 21:14 “Vieram ter com ele no templo, cegos e coxos e ele os curou”

NOSSO TEMPLO PRECISA SER LIMPO PARA SE TORNAR UM LUGAR DE CURA!

Mateus 8: 16-17 “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos e curou a todos os enfermos. Isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías. Ele tomou sobre si nossas enfermidades e levou as nossas doenças.”

3-Nos ensinar os princípios do Seu Reino.

Jesus ensinou lições como:

  • Oração e fé.
  •  Mateus 21: 18-22 “De manhã, ao voltar para a cidade, teve fome. Avistando uma figueira à beira do caminho, dirigiu-se a ela, mas não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. Quando os discípulos viram isto, perguntaram, espantados: Como secou imediatamente a figueira? Jesus respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te e pricipita-te no mar, assim será feito. E TUDO que pedirdes em oração, crendo, o receberás.”

    João 14: 12-14 “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço. E as fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai, e farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”

 Não tentar a Deus como Satanás tentou ao Senhor, ex: tranforme pedra em pão ou se jogue que aos seus anjos dará ordem a seu respeito. Nossas orações serão respondidas não para satisfação dos nossos desejos imediatos, até Deus pode nos presentear, porque é um Deus presenteador que dá muito mais do que possamos pensar ou imaginar, mas as nossas orações são dirigidas pelo Espírito de Deus que habita em nós, que a vontade do nosso Pai se cumpra hoje e sempre e que toda honra, todo louvor seja para Ele. Cristo precisa ser o cabeça e a Igreja o corpo, o corpo faz o que a cabeça, que é Cristo manda.

  • O principal mandamento
  • Mateus 22: 37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas.”

  • Fazer a vontade de Deus.
  • Mateus 21: 28-31 “O que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. Respondeu ele: Não irei. Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Então o pai se dirigiu ao segundo filho e disse a mesma coisa. Respondeu ele. Eu vou, senhor, mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Responderam-lhe: O primeiro. Disse-lhe Jesus: Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Pois João veio a vós a fim de vos mostrar o caminho da justiça, e não crestes nele, mas os cobradores de impostos e as meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto não vos arrependestes para crerdes Nele.”

  •  A Grande verdade
  • Mateus 25: 11-12 “Mais tarde chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.”

  • Preparação para a sua segunda vinda.
  •  Mateus 24:25 “Prestai atenção, eu vo-lo tenho predito.!”

    • O Ministério do Espírito Santo

     João 14: 15-21 “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Eu rogarei ao Pai, ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vós o conheceis, pois habita convosco, e estará e, vós. Não vos deixarei órfãos, virei para vós. Ainda um pouco e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis. Porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E quem me ama será amado de meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.”

    João: 16: 5-16 “Agora vou para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? Antes, porque vos disse isso, o vosso coração se encheu de tristeza.Todavia digo-vos a verdade: Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para vós; mas, se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque já o principe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito mais que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade. Não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.Ele me glorificará porque há de receber o que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Um pouco, e não me vereis mais, e um pouco ainda, e me vereis.”

  • Fruto do Espírito
    • João 15 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai o agricultor. Todo ramo em mim que não dá fruto ele o corta, e todo ramo que produz fruto ele o poda, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da Palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. O ramo de si mesmo não pode produzir fruto, se não permanecer em mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, como o ramo, e secará; tais ramos são apanhados, lançados no fogo e se queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto, e assim vos tornareis meus discípulos.Como o Pai me amou, também eu vos amei, Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes, tenho-vos chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo o que em meu nome pedirdes ao Pai Ele vos conceda. Isto vos ordeno: Amai-vos uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas como não sois do mundo, antes, dele vos escolhi, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se eles me perseguiram, também vos perseguirão. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isso vos farão por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou. Se eu não tivesse vindo, nem lhes tivesse falado, não teriam pecado. Agora, porém, não tem desculpa do seu pecado. Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. Se eu não tivesse feito entre eles o que nenhum outro fez, não teriam pecado. Mas agora viram, e odiaram a mim e a meu Pai. Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo. Quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos enviarei, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estais comigo desde o princípio.”

      Oséias 4:6 “ O meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento.”

    João 8: 31-32 “ Disse Jesus aos judeus que criam nele: Se permanecerdes no meu ensino,verdadeiramente sereis meus discípulos. Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

    Biblia – Precioso livro que Deus nos deu,: mostra a Paz, instrui,guia. Dia após dia estão nesse livro!

    I Samuel 15:22 “Porém Samuel respondeu: Tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrificios, como em que se obedeça a sua Palavra? Obedecer é melhor do que sacrificar, e atender melhor é do que a gordura de carneiros”.

    Mateus 11: 28-29 “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração,e encontrareis descanso para as vossas almas”.

    • Obediência – A Obediência nos protege de problemas desnecessários e da dor.

     Salmos 91:14 “ Porque ele me ama, diz o Senhor, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, pois conhece o meu nome.”

    Romanos 8:28 “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

    Tiago 1:2-4 “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por provações, sabendo que a prova da vossa fé desenvolve a perseverança. Ora, a perseverança deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma.”

    Nos qualifica para receber as promessas de Deus e experimentar sua provisão.

    Deuteronomio 28:2 “Se ouvirdes a voz do Senhor teu Deus, todas estas bençàos virão sobre ti, e te seguirão.”

    Mateus 6:33 “Mas buscai primeiro o Seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

    – Nos da paz e segurança

    Salmos 119:165 “Muita paz tem os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço.”

    – Traz paz para os nossos relacionamentos

    Provérbios 16:7 “Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele.”

    Relacionamento fora de controle gera stress. Basta FAZER O QUE DEUS DIZ!!!!!!!!!!

    4 – Orar ao Pai por nosso espiritual sucesso

    Lucas 22: 31-32 “ Simão, simão, Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo, mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.”

    João 17: 20-21 “ Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua Palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti. Que eles também sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”

    Hebreus 7:25 “ Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. “

    5-Veio para servir e nos mostrar como devemos servir aos outros.

    João 13: 1-5 “ Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que a sua hora de passar deste mundo para o Pai ja tinha chegado, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus ,sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus. Levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois colocou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.”

    João 13:12-17 “ Tendo terminado de lavar os pés dos discípulos, Jesus retomou as suas vestes, voltando para a mesa, e perguntou: Entendeis o que eu fiz?Vós me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros.. Eu dei o exemplo, para que façais o que eu fiz. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Agora que sabeis estas coisas, bem aventurados sois se as fizerdes.”

    6-Salvar-nos da destruição e nos dar abundante vida

    Através da morte de Jesus na cruz e sua ressureição, Ele:

    – Pegou nosso lugar

    -Pegou nosso julgamento

    -Pagou nosso débito

    -Deu-nos liberdade

                -Providenciou a possibilidade de eterna e abundante vida.

    Romanos 3:23 “pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”

    Romanos 5:8 “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira.”

    Romanos 10:9-10;13 “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.””Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

    João 10:10 “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.”

    Romanos 6:23 “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor.”

    Lembrar as Prioridades:

    1-Relacionamento com Deus

    2-Familia (marido/esposa e filhos)

    3-Trabalho

    4-Ministerio

    Mais compromissos do que dariam tranquilamente para ser atendidos, sem inversão de prioridades, dentro das 24 hs, CERTAMENTE ESTÁ PROCURANDO FAZER COISAS QUE O SENHOR NÃO PLANEJOU PARA A SUA VIDA NAQUELAS CIRCUNSTANCIAS. O Senhor não requeriria de nós que invertessemos prioridades ou que fizéssemos mais do que seria razoável diante das situações em que elenos coloca. Não nos esqueçamos de que o dia pode não sersuficientemente longo para fazermos tudo aquilo que gostaríamos defazer, mas certamente é suficientemente longo para fazermos tudo aquilo que Deus quer que façamos.

     

     

    Share
    Posted in biblia, estudo by agnes at May 24th, 2010.
    Tags: ,