Renove sua mente!

João 18: 15-18; 25-26   “Simão Pedro e outro discípulo estavam seguindo Jesus. Por ser conhecido do sumo sacerdote, este discípulo entrou com Jesus no pátio da casa do sumo sacerdote, mas Pedro teve que ficar esperando do lado de fora da porta. O outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, voltou, falou com a moça encarregada da porta e fez Pedro entrar. Ela então perguntou a Pedro: Você não é um dos discípulos desse homem? Ele respondeu: não sou. Fazia frio; os servos e os guardas estavam ao redor de uma fogueira que haviam feito para se aquecerem. Pedro também estava em pé com eles, aquecendo-se .Enquanto Simão Pedro estava se aquecendo, perguntaram-lhe: Você não é um dos discípulos dele? Ele negou, dizendo: Não sou. Um dos servos do sumo sacerdote, parente do homem cuja orelha Pedro cortara insistiu: Eu não o vi com ele no olival? Mas uma vez Pedro negou, e no mesmo instante um galo cantou.”

 Pedro negou a Jesus três vezes. Pedro havia reconhecido em Jesus o Cristo, o filho do Deus vivo. Pedro tinha convivido com Jesus, tinha visto maravilhas como  pessoas ressuscitando, o próprio Jesus transfigurado, presenciou incríveis  milagres…o que aconteceu? Podemos entristecer o coração de Deus? Podemos ter uma vida medíocre cristã? Posso ser salvo e não usufruir da vida abundante de Cristo agora?

Filipenses 4:8-9   “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.”

Processo do nosso  pensamento: meus pensamentos são só meus!  Lembre: Deus os conhece. Deus sabe todas as coisas que pensamos. O que dizemos é o que pensamos!

O que é  renovar a mente?

Preste atenção nos seguintes itens:

1 – Deus conhece nossos pensamentos.

Salmos 139:2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.”

Provérbios 15:26 “O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras ditas sem maldade.”

Mateus 9:4 “Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: Por que vocês pensam maldosamente em seu coração?”

Salmos 19:14 “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a Ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador.”

2 – Nossos pensamentos determinam a direção e as experiências que teremos em nossa vida.

 Mais cedo ou mais tarde nossos pensamentos determinarão nossas ações. Você já conversou com alguém em sua mente?

Quando pensa, começam a brotar os sentimentos…Ruminamos situações que se transformam em sentimentos, esses  maus sentimentos, tem muito poder de destruição que podem acarretar muitos problemas porque nos levam a ações ou comportamentos que não deveríamos ter.

Provérbios 4: 23 Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Isaías 26:3 “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia.”

Marcos 7: 21-23 “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro.”

Jesus ensina que os maus pensamentos tornam o homem impuro.

Romanos 8: 5-6   “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.”

Que tipo de vida você quer ter?

3 – Nossos pensamentos podem ser mudados e controlados.

Pense o que Deus quer que você pense.

Negativos pensamentos sobre o trabalho, casamento, sobre pessoas podem levar a ser vítima desses pensamentos, e não podemos ser vítimas deles.

Passe por um check list seus pensamentos: ( O check list são as palavras sublinhadas no versículo abaixo). 

Instrução para os cristãos:

Filipenses 4:8    “ Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

4 – Controle sua mente, isso é possível pelo Espírito Santo.

Deus nunca nos deu uma ordem e nos deixaria sem condições de fazer.

Colossenses 3:2Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.”

Hebreus 3:1 “Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.”

Salmos 119:95 “Os ímpios estão ä espera para destruir-me, mas eu considero os Teus testemunhos.”

Decisão, escolha!!!

5 – Certos pensamentos requerem tomada de consciência pessoal e imediata e ação agressiva.

Satanás é mentiroso! Quer colocar a direção dele na sua mente, quer te fazer parar.

A artilharia é necessária e devemos partir para o ataque.

Como podemos estar atentos aos pensamentos que podem ser destrutíveis?

  • Investigue

Está dentro das características de Paulo? Submeta seus pensamentos ao teste do cheiro. Ex um leite na geladeira, está bom ou não? Cheire para ver se o cheiro é de leite mesmo ou está com cheiro de que está azedando.

Os sentimentos são resultado dos pensamentos.Os sentimentos são o termômetro dos seus pensamentos.

Salmos 139:23 “Sonda-me, Ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.”

  • Intercepte imediatamente quando reconhece alguma coisa suspeita.
  • Aprisione coloque em prisão, não vai caminhar na minha mente EM NOME DE JESUS! Use o nome de Jesus, tem poder!

Isso não pertence mais a minha mente, prende, encerra, não permita que bagunce sua mente. Você não pode impedir que o pássaro de voar, mas pode impedir que faça ninho.

II Coríntioas 10:4-5    “As armas comas quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.”

Romanos 12:1-2 “Portanto , irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação de sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

6 – Deixe Deus transformar,

Efésios 4: 22-24 Quanto a antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade

 Filipenses 4:9 “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram,, e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.”

 

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at October 15th, 2010.
Tags: ,