Eternidade garantida

2 Corintios 1:21-22   “Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.”

Vamos estudar os sete ministérios do Espírito Santo.

Antes, vamos ver uma breve explicação sobre cada ministério. Vamos nas Escrituras e vamos anotando a atividade do Espírito Santo  em cada uma das passagens:

João 16:7-11 “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.Do pecado, porque não crêem em mim;Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.”

Do que o Espírito Santo nos convence?_______________________

Tito 3:5 “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.”

O que o Espírito Santo nos faz?____________________________

I Coríntios 12:13 “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”

1 Coríntios 6:19-20 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Quem ou o que é o templo do Espírito Santo de Deus?_________________

Efésios 4:30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”

A Palavra nos fala que nosso comportamento pode ___________o Espírito.

Efésios 5:18 “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.”

Que ordem essa palavra contém?________________________

MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO

1- Condenar ou reprovar.

Convencer, pode ser em última análise, uma boa ou má notícia. Antes de virmos para Cristo, o Espírito nos concientizou do nosso estado com más notícias. Depois o Espírito apontou para o Salvador, boa notícia de fato! O Espírito Santo convence seus filhos por diferentes razões: restaurar a nossa comunhão com o Pai e  para  darmos frutos espirituais.

Ao estudarmos o ministério e as manifestações do Espírito Santo poderíamos chegar a conclusão preocupante de que essas razões são nossa responsabilidade.

– Tem você já tentado convencer uma pessoa perdida do seu pecado por não crer?_________________

– Tem você  já tentado convencer uma pessoa cristã do seu caminho errado?____________

Ore a Deus, convencer não é o seu trabalho. Essa responsabilidade é reservada para Deus.Não importa o quão poderoso nós apresentemos nosso testemunho ou argumentos.Se o Espírito Santo não tiver atraído a pessoa para Cristo, nossos esforços serão inúteis. Certamente que somos usados como vasos através dos quais o Espírito estende o convite, mas nós não temos poder para trazermos o resultado. Nós temos somente uma única fonte de resultado verdadeiro que é a oração intercessória. Nós podemos orar diligentemente para o Espírito Santo intervir na vida de uma pessoa e essa pessoa irá responder favoravelmente.

2- Regenerar.

A palavra grega para regeneração é paliggenesia, que é composta de palim que significa “outra vez’ e “começo” ou “iniciando”.

Regeneração refere-se ao novo nascimento espiritual .Esse termo é definido perfeitamente por Cristo em :

João 3:1-8 “E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”

Qual é a ordem que Jesus dá em João 3:7?______________________

Amadas, você é agradecida ao Senhor por ter tido a oportunidade de começar outra vez? Qual a diferença mais nitida que você  sente como uma pessoa renascida em Cristo?________________________

3- Batismo.

A palavra grega para batismo é baptizo que significa mergulhar, imergir, submergir, saturar…

1 Corintios 12:13   ” Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”

A palavra baptizo era frequentemente usada para descrever o procedimento de se tingir uma roupa, resultando numa nova cor. Certamente fomos mergulhadas no preciosa sangue do nosso Salvador e emergimos brancas como a neve. Existe divergências sobre o exato momento do batismo do Espírito Santo e isso divide   denominações e indivíduos. Muitos dos seguidores que são carismáticos em suas praticas dos dons do Espírito tem ensinado que o batismo do Espírito Santo ocorre com o presente das linguas.

Leia cuidadosamente:

I Corintios 12: 13,30   “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”  “Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?”

Verso 13 diz que todos nós fomos batizados no mesmo Espírito , já o verso 30 que nem todos falarão em linguas. Não importa como você sente os dons do Espírito, o batismo do Espírito Santo e o falar em linguas, não são a mesma coisa. Se você nasceu de novo, você foi batizada com o Espírito Santo.

4-O Espírito Santo vive em nós.

Colossenses 1:25-27   “Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus;O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.”

Qual o mistério que Deus tem escolhido para ser conhecido?_____________

Antes do Pentecostes em Atos 2, o Espírito Santo não habitava os corações de todos os filhos de Deus. Menos de 100 pessoas são lembradas em todo o Velho Testamento por terem sido cheias e terem sido cobertas pelo poder do Espírito Santo. Além disso o Espírito Santo vinha e ia como Ele desejava. As Escrituras lembram que o Espírito Santo não somente ungiu Saul, mas também saiu dele.

Salmos 51:10-12 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.”

O arrependimento , as palavras suplicantes de Davi depois do seu pecado com Beteseba.

Que específico pedido Davi fez com relação ao Espírito de Deus?___________

Davi sabia que o Espírito de Deus era um presente . Ele conhecia a experiência de Saul que havia perdido o poder da presença do Espírito.

João 14:16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.”

Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

Como é a presença do Espirito Santo hoje para os que crêem?____________

É exatamente por isso que o dia do Pentecostes é único, especial  dia de celebração! No momento em que nascemos de novo, temos a maravilhosa garantia da morada do Espírito Santo em nós com a promessa de que Ele permanecerá sempre!

5-Selar.

Todo o que crê é selado. A palavra grega para selar é sphragizo, que tem o duplo significado em Efésios 4:30  “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Primeiro significado, fazer e encerrar rápido, colocando um selo de vedação , em cartas ou livros de forma que não possam ser lidos. Segundo significado,  definir um selo ou marca sobre uma coisa como um sinal de sua autenticidade ou aprovação.

O selo do Espírito Santo é para proteção e identificação. Somos identificados como co-herdeiros com Cristo, e somos protegidos da entrada de qualquer outra entidade.

Entenda esse crucial preceito bíblico. Porque você foi selado pelo Espírito Santo de Deus, você não pode ser morada de nenhuma outra força.É completamente impossível  que uma pessoa que realmente nasceu de novo seja possessa por demônios. Somos selados.Podemos estar sobre opressão, e a Bíblia contém prescrição para tais ocasiões, mas não podemos estar possessos.

6- Encher o cristão.

A marca que diferencia o enchimento do Espírito Santo de outro ministério é a Sua performance. Regeneração, batismo e o selo  ocorre no momento em que recebemos a Jesus como Salvador e Senhor. Como também o Espírito Santo vem repousar sobre nós. O Espírito Santo está sempre pronto e é capaz de ungir e encher aquele que crê, mas Ele não irá concordar de não estar no controle daquele em que Ele faz morada.

Efésios 5:18 diz: “…enchei-vos do Espírito”

Somos cheios com o Espírito Santo quando nos rendemos e somos controlados por Ele. As consequências de sermos controladas pelo Espírito são maravilhosas.Temos muito que aprender sobre a unção e enchimento do Espírito durante o restante do nosso estudo.

7-  Limitação.

Estudiosos estão divididos quanto ao trabalho em  2 Tessalonicenses 2:6-12.O sétimo ministério do Espírito Santo deve ser mais difícil de ser entendido.

2 tessalonicenses 2:6-12   “E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam na mentira. Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.”

Alguns entendem que Paulo falou sobre o governo humano restringir o mal. Acredito que essa passagem fala claramente  sobre o Espírito Santo. Descreve o Espírito Santo restringindo como parte de Seu ministério.O Espírito não irá permitir que Satanás espalhe o seu mal sem limites nesse presente século.O certo é que podemos olhar e ver coisas boas e a evidência de um trabalho limitador. O fato é que Satanás não pode parar o crescimento da igreja e nem a propagação da Palavra , isso é evidência da sua limitação.Biblias abertas nas mãos das pessoas onde o cristianismo é proibido é o testemunho da função limitadora do Espírito.Certamente que vivemos em um mundo negro e destruído pelo pecado, mas pare e pense, como seria se o mundo se Satanás estivesse com total liberdade aqui na terra? Escreva como deveria ser a vida aqui na terra._____________________________________________________________________

Temos que agradecer a Deus pelo poder limitador do Espírito.

Vamos resumir o que aprendemos dos 7 ministérios de Espírito Santo.

Liste os 7 ministérios de memória.

1._____________________

2._____________________

3._____________________

4.______________________

5.______________________

6.______________________

7.______________________

Beth Moore

Share
Posted in estudo by agnes at July 15th, 2011.
Tags: