O amor Ágape em ação!

Vamos concluir hoje nosso estudo sobre a primeira qualidade do fruto do Espírito. Vamos relembrar as grandes verdades sobre o Amor Ágape:

  • Ágape é a capacidade do amor divino. Só Deus é capaz do amor Ágape.
  • Ágape é mais resposta em obediência do que sentimento.
  • Ágape é alimentado pelas necessidades mais do que por nossos desejos  ou  desejos de outros.
  • Ágape é expressado através de nós quando nos entregamos  ao Espírito Santo que nos capacita e nos habilita.

Romanos 5:8   “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. “

João 3:16Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

1 João 4:9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. “

Comparando essas 3 passagens acima, quais são os 2 fatores que esses versos têm em comum? Você irá descobrir uma característica que sempre permanece em Ágape._____________________________

Você descobriu os 2 fatores comuns nesses 3 versos? Primeiro, ambos se referem ao sacrifício de Jesus. Percebeu o segundo fator? “Deus demonstrou seu amor por nós”. Está é a forma pela qual Deus demonstrou seu amor por nós e por isso sabemos o que é amar : Jesus Cristo deu a sua vida por nós. Ágape sempre demonstra porque é mais uma resposta do que sentimento! Ágape sempre mostra. Ágape não pode deixar de ser expressado porque é essência. Quando se expressa, a alegria e a afeição vem!

Deus nos ordena amar como Ele nos amou. Hoje  vamos estudar 3 segmentos das Escrituras que nos instruem no que concerne a natureza de se demonstrar  Ágape.

Vamos ler João 17 e ter um vislumbre dentro de um momento especial entre o Pai e o Filho. Fico espantada por termos tido a permissão para ler essas preciosas palavras que foram trocadas antes do julgamento e da crucifixão de Cristo. Cristo tinha apenas entregue Seu discurso de despedida para os discípulos; depois Ele intercedeu por eles diante do Pai. Se você tem alguma dificuldade em crer no amor de Jesus por você,  a verdade de João 17 vai abrir os seus olho s espirituais.

Após ler João 17, nas passagens abaixo descreva especificamente como Cristo mostrou Seu amor.

João 17:6   “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra. “_________________________________________

João 17:8   “Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste. “_________________________________________

João 17:9   “Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. ___________

João 17:12   “Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura. “_____________

João 17:19   “Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade. “_______

João 17:22   “Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um.”__________

João 17:23   “eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. “____________________________________________

João 17:24   “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. “____________________________________

João 17:26   “Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”. ______________________________________________________________

Olhe! Um capítulo inteiro com uma única básica mensagem: Pai, EU OS AMO!!!! Note que Jesus mostra um amor muito parcial, Ele não estava se referindo ao mundo, Ele estava confessando precisamente o amor que tinha pelos seus. Cristo demonstra Seu precioso amor nos seguintes 9 caminhos:

  • Ele nos revela o Pai.
  • Ele nos dá a Palavra do Pai.
  • Ele ora por nós.
  • Ele nos protege.
  • Ele se santificou.
  • Ele nos deu a Sua glória.
  • Ele nos coloca Nele.
  • Ele fez o Pai conhecido a nós.
  • Ele deseja que estejamos com Ele e vejamos a Sua glória.

Seu   amor por nós está além da mais profunda compreensão. Sem dúvida vemos que a natureza de Ágape leva a demonstração.

João 13: 34-35 “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

Seremos conhecidos como os discípulos pelo o que?________________________________

Você tem visto e ouvido este novo mandamento de Cristo inúmeras vezes, mas esta pode ser a primeira vez que considere com um maior entendimento de Ágape.

Outros caminhos que demonstram Ágape:

1 João  3 :11-24 “Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas. Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia. Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.”

Como deve ser a demonstração de Ágape?______________________________________

Comos podemos saber que pertencemos a verdade e estarmos com o nosso coração em repouso na presença de Deus?_______________________________________________________

Complete o verso 20:  Porque Deus é______ do que o nosso _________ e sabe todas as coisas. “

Repita esse verso muitas vezes!!!! Você acredita na Palavra de Deus? Então você precisa acreditar que Deus é maior do que seu coração. Mesmo que o seu coração diga: “Não amo mais o meu marido”; “Nunca vou amar meu pai”; Eu nunca seria capaz de amar a Deus mais do que a mim mesmo, não há esperança”; “Estou preso pelo egoísmo”. Todas essas frases e mais… são caminhos onde nosso coração nos condena e  nos convence de que somos “somente humanos”. Deus é maior do que nosso coração!!!

1 João 4: 7-21 “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo. Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.”

Qual é o único lugar onde podemos receber Ágape? ___________________________________

Tenha a certeza de perceber bem essas palavras: “ Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”. Agora entendemos que este verso não está se referindo ao amor entre vizinhos que apoia causas beneficentes. Nesse verso vemos que se alguém está amando, no humano senso da palavra, não significa que nasceu de Deus. Esse verso não se refere a Eros ou Philos, e sim a Ágape. Podemos ler novamente as passagens acima substituindo amor por Ágape. Não faz mais sentido?

1 João 4:7 “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. “

Ninguém é capaz de ser um vaso do divino amor de Deus para o outro se não pertencer a Deus, porque Ágape é possível somente através de Deus.

1 João 4:13 “Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. “

1 João 3:24 “ Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu. “

Como sabemos que vivemos em Deus e Ele vive em nós?_________________________________

Recordando o que temos aprendido, qual é a relação entre o Espírito Santo e Ágape?______________

Romanos 5:5 “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. “

Como Deus tem equipado nossos corações para possuirmos Ágape?___________________________

1 João 4:21   “Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Qual é a ordem que Deus nos deu?______________________________________________________

Vamos concluir nosso estudo de Ágape lendo uma última passagem da Biblia.

Mateus 22: 36-40  “ Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? “, perguntou ele a Pedro.”

Tão crucial é Ágape para Deus, que é Sua ordem para seus filhos. Primeiro Deus diz: “Me Ágape”. Você percebe que mesmo o amor a Deus é completamente divino e supernatural? Conforme você pede , sendo seu desejo mais profundo, Deus irá lhe suprir com esse amor divino.

Porque Ele nos amou primeiro, somos livres para amá-Lo e amar outros com o mesmo tipo de amor, o Ágape. O calvário fez isso possível. Amados, temos sido enganados. O verdadeiro amor não é cego. Quando somos vasos de Ágape, nossos olhos espirituais estarão abertos como nunca antes, porque somente o verdadeiro amor pode realmente ver, direto dentro do coração de Deus.

1 Coríntios 13:13 “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. “

Gostaria de terminar com uma última atividade. Tenham em mente que Ágape é sempre demonstrado, “porque Deus demonstrou Seu amor”. Como você demonstra seu amor? Temos vários caminhos para expressar Ágape, que sempre se demontra. O amor nunca falha quando é demonstrado.

No espaço abaixo escreva o nome de 10 pessoas que você mais ama: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Eles sabem sem dúvida que você os ama?   (   ) sim      (   ) não

Lembre-se, Deus nos falou que nos ama e mostrou seu amor por nós. Como eles sabem que você os ama? Em outras palavras, em que caminhos você está demonstrando Ágape?_______________________________________________________________________________

Tem alguém que Deus está te chamando para amar  e você está resistindo?   (   ) sim   (   ) não

É seu coração o problema?   (   ) sim    (   ) não

1 João 3: 20 “…Porque ______é maior do que o nosso _________ e sabe todas as coisas. “

Você está convencido ou com medo de que não funcione?   (   ) sim    (   ) não

1 Coríntios 13: 8 “O _______ nunca _______.”

O amor nunca falha! Que maravilhosa frase! Porém o que é mais maravilhoso é a realidade do amor : maior do que profecia , que é grande porque revela a mente e o propósito de Deus;  maior do que a fé que pode remover montanhas; maior do que qualquer sacrifício filantrópico; maior do que os dons extraordinários espirituais  e toda eloquencia; este amor é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

 

Beth Moore

 

 

 

 

 

 


Share
Posted in biblia, estudo, Uncategorized by agnes at September 12th, 2011.
Tags: ,
  • DIRCE

    SEU TRABALHO” MEUS ESTUDOS”.
    TEM MUITO ME AJUDADO NA CONTINUIDADE NO MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL.
    NÃO FIQUEI PARADA NO TEMPO E NO ESPAÇO, PELO MOTIVO DE NÃO TER AQUI ENCONTRADO:UM GRUPO DE ESTUDO. TENHO IDO A LUTA E ACOMPANHADO SEU RICO TRABALHO AMIGA. OBRIGADA!!!
    DEUS, CONTINUE ABENÇOANDO VC E TODA SUA FAMÍLIA.
    HOJE ESTUDEI:-DEUS ATENDE TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES
    -DEUS SUPRE NOSSAS NECESSIDADES
    -O AMOR ÁGAPE EM AÇÃO
    FIQUE NA PAZ DO SENHOR
    DIRCE

  • http://www.facebook.com/eduardo.deds Eduardo César

    Você me ajudou muito! Sua abordagem é bem bacana, porque você tira vários aspectos interessantes sobre o mesmo tema. Obrigado 😀

  • Joilson Nonato Santos

    É de fato muito enriquecedor o conteúdo deste site, abraços e permaneçamos firmes nesta mesma afiação, buscando conhecer mais de DEUS.