A alegria permanente!

Salmos 16:11   “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita. “

Vimos a alegria como resultado de termos nossos nomes escritos no livro da vida do Cordeiro. Vimos a alegria como resultado de descobrir a presença, o poder e o propósito de Deus em todas as circunstâncias. Vimos  a alegria de experimentar a completa restauração. Hoje o segredo da alegria é encontrado em :

João 15:1-17   “”Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros”.

1-      Por que o jardineiro poda os galhos? _______________________________

2-      Como os galhos são limpos?_____________________________________

3-      Como é que o galho dá frutos?___________________________________

4-      Qual é a chave da efetiva videira?____________________________________

5-      Como podemos glorificar o Pai?_____________________________________

6-      Como devemos responder ao amor de Cristo por nós? (v.9)_____________

7-      Como permanecemos em seu amor(v.10)?__________________________

8-      Por que Cristo nos falou para permanecermos Nele(v.11)?_________________

Mais uma vez descobrimos  que o fruto do Espírito se origina  do coração e personalidade de Deus: João 15:11   “Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. “

Chara (alegria),como ágape (amor) pertencem a Cristo. Ele é o possuidor e o doador do verdadeira alegria. Momentos de alegria são experimentados através de outras canais, mas a alegria interior flui somente de Cristo. Através desses versos, Cristo nos ensina como entrar em Seu reservatório de alegria para nosso  enchimento: PERMANEÇAM EM MIM!

A Palavra grega para permanecer é “ meno” , que significa: permanecer, habitar, viver. O que significa permanecer em Cristo? Veja o tipo de determinação requerida para uma pessoa permanecer com a outra.

Ruth 1:11-18  “Disse, porém, Noemi: “Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos? Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos, iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim! ” Elas então começaram a chorar bem alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela. Então Noemi a aconselhou: “Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! ” Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! ” Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais. “

Depois que Orfa deu o beijo de despedida em Naomi, o que Rute fez? (v.14)______

Que promessas Rute fez a Naomi?______________________________________

Rute quando escolheu ficar com Naomi não tinha a menor idéia sobre o futuro. Ela somente sabia que elas tinham que ficar juntas. Quando estamos em Cristo, nossas atitudes, nossa determinação devem ser como as de Rute. Permanecer em Cristo significa apegar-se a Ele, recusar ser movido debaixo de pressão, nunca permitir que alguma perda nos faça desistir. Devemos ser “crucificados” com Ele em Sua morte.

Gálatas 2:20   “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Devemos  habitar Nele aqui … até irmos morar com Ele.

A chave para permanecer ou estarmos em Cristo está em:

João 15: 3,7,10   “Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado”.  “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. “”Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. “

Leia cuidadosamente esses versos acima. A palavra de Deus nos impulsiona a permanecermos em Cristo. Quando Suas palavras permanecem em nós e  obedecemos ao que Ele manda com a firmeza de Rute, nós de verdade permanecemos Nele. Sua Palavra é nosso papel filme que nos adere a Sua presença.

Chara (alegria) pode ser perdida como pode ser ganha. Não tenha duvida, muitos de nós que estamos estudando esta lição já experimentamos a autêntica alegria em Cristo, mas no caminhar da vida, perdemos aquela alegria.  Existe alguém que não corre o risco de perder a alegria? Quanto tempo ou o quanto preciso conhecer mais de Deus para manter o Fruto do Espírito de alegria? A palavra de Deus responde essas questões.

I Reis 17-19 conta a história da vida de Elias. Deus permitiu que Elias tivesse um confronto com Acabe, um rei mau, e declarou a ele que haveria um grande período de seca. No fim da seca, Elias confronta o rei  Acabe e os profetas de Baal no Monte Carmelo. Essa aparente força no seu ministério, não evitou que ele tivesse medo de Jezabel ( mulher de Acabe, o rei),  fugisse para o deserto e caísse em suicida depressão. Entretanto, Deus o restaurou e o recomissionou para os seus últimos anos de ministério.

1 Reis 17:1-6   “Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”. Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias: “Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá”. E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá. Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.”

1- Como foi o relacionamento de Deus com Elias?

(  ) Ele permitiu que Elias vivesse em paz e conforto.  (  ) Ele providenciou o que Elias necessitava fisicamente.

(  ) Ele protegeu Elias do calor.   (  ) Ele deu a Elias muitos seguidores.

1 Reis 17: 7-16   “Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva. Então a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei  a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida”. E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: ” Enquanto ela ia indo buscar água, ele gritou: “Por favor, traga também um pedaço de pão”. “Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus”, ela respondeu, “não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. ” Elias, porém, lhe disse: “Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel:  A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ “. Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família. Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias. “

2- Elias deixou Israel e foi para Sarepta. Como Deus se revelou a Elias?__________________________

I Reis 17: 17-24   “Algum tempo depois o filho da mulher, dona da casa, ficou doente, foi piorando e finalmente parou de respirar. E a mulher reclamou a Elias: “Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho? ” “Dê-me o seu filho”, respondeu Elias. Ele o apanhou dos braços dela, levou-o para o quarto de cima onde estava hospedado, e o pôs em cima da cama. Então clamou ao Senhor: “Ó Senhor, meu Deus, trouxeste também desgraça sobre esta viúva, com quem estou hospedado, fazendo morrer o seu filho? ” Então ele se deitou sobre o menino três vezes e clamou ao Senhor: “Ó Senhor, meu Deus, faze voltar a vida a este menino! ” O Senhor ouviu o clamor de Elias, e a vida voltou ao menino, e ele viveu. Então Elias levou o menino para baixo, entregou-o à mãe e disse: “Veja, seu filho está vivo! ” Então a mulher disse a Elias: “Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade”.

3- Deus operou um grande milagre através de Elias. Como você se sentiria se estivesse no lugar dessa mãe?___________________________

I Reis 18 : 25-45   “Elias disse aos profetas de Baal: “Escolham um dos novilhos e preparem-no primeiro, visto que vocês são tantos. Clamem pelo nome do seu deus, mas não acendam o fogo”. Então pegaram o novilho que lhes foi dado e o prepararam. E clamaram pelo nome de Baal desde a manhã até o meio-dia. “Ó Baal, responde-nos! “, gritavam. E dançavam em volta do altar que haviam feito. Mas não houve nenhuma resposta; ninguém respondeu. Ao meio-dia Elias começou a zombar deles. “Gritem mais alto! “, dizia, “já que ele é um deus. Quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado. ” Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem. Passou o meio-dia, e eles continuaram profetizando em transe até a hora do sacrifício da tarde. Mas não houve resposta alguma; ninguém respondeu, ninguém deu atenção. Então Elias disse a todo o povo: “Aproximem-se de mim”. O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas. Depois apanhou doze pedras, uma para cada tribo dos descendentes de Jacó, a quem a palavra do Senhor tinha sido dirigida, e disse: “Seu nome será Israel”. Com as pedras construiu um altar em honra do nome do Senhor, e cavou ao redor do altar uma valeta com capacidade de duas medidas de semente. Depois arrumou a lenha, cortou o novilho em pedaços e o pôs sobre a lenha. Então lhes disse: “Encham de água quatro jarras grandes e derramem-na sobre o holocausto e sobre a lenha”. “Façam-no novamente”, disse, e eles o fizeram de novo. “Façam-no pela terceira vez”, ordenou, e eles o fizeram pela terceira vez. A água escorria do altar, chegando a encher a valeta. À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti”. Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta. Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! ” Então Elias ordenou-lhes: “Prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar! ” Eles os prenderam, e Elias os fez descer ao riacho de Quisom e lá os matou. E Elias disse a Acabe: “Vá comer e beber, pois já ouço o barulho de chuva pesada”. Então Acabe foi comer e beber, mas Elias subiu até o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos. “Vá e olhe na direção do mar”, disse ao seu servo. E ele foi e olhou. “Não há nada lá”, disse ele. Sete vezes Elias mandou: “Volte para ver”. Na sétima vez o servo disse: “Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar”. Então Elias disse: “Vá dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça”. Enquanto isso, nuvens escuras apareceram no céu, começou a ventar e começou a chover forte, e Acabe partiu de carro para Jezreel. “

4-      Elias confrontou os 450 profetas de Baal no Monte Carmelo. Qual parte da história em 1 Reis 18: 25-45 mais te intriga?

(  )A coragem de Elias.(  )A exibição dos profetas de Baal.(  )A simplicidade da oração de Elias.

(  )Persistente oração de Elias .           (  )outro ______________________

I Reis 19:3-5   “Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. ” Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”.

5-      Descreva a condição de Elias.________________________________________

I Reis 19:9-10   “Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias? ” Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

6-      Quando Deus perguntou a Elias por que ele estava na caverna, como Elias respondeu?____________________________________________________

I Reis 19: 11-13  “O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias? “

7-      Como Deus se revelou a Elias através de:

(  ) um grande e poderoso vento    (  ) um terremoto     (  ) do fogo     (  ) uma brisa suave

I Reis 19: 19-21   “Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima-segunda parelha. Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele. Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias.”Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe”, disse, “e então irei contigo. ” “Vá e volte”, respondeu Elias, “pelo que lhe fiz. ” E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar.

8-      Repare na receita de Deus para a depressão de Elias. O que Ele deu a Elias?_______

Poucas pessoas tiveram uma experiência tão grande com Deus como Elias e se viram de repente cheias de medo e depressão. Ele não estava vivendo em pecado, e perdeu sua alegria. Todos nós corremos o risco de perdermos nossa alegria e Deus tem abundância de alegria para nos contemplar. Baseado no que aprendemos com a vida de Elias, vamos considerar as circunstâncias e as categorias de alto risco que podemos entrar e que podem nos levar a perdermos nossa alegria.

PERDEMOS NOSSA ALEGRIA QUANDO….

  1. Quando servimos mais do que buscamos. Não vemos nenhuma evidência de que Elias estava se abastecendo. Você está servindo mais do que buscando?
  2. Quando nossa conversa “nosso achismo” ultrapassa nossa caminhada real com o Senhor. As coisas não começaram dessa forma no começo, até chegar a depressão que vimos. Sua boca e seu coração se separaram. Os primeiros 2 pontos são próximos. Raramente sabemos o exato momento que começamos a deixar de buscar ao Senhor. É certo que a falta de abastecimento é o falar que ultrapassa nossa caminhada.
  3. Quando nos tornamos buscadores de maravilhas. Elias tinha crescido acostumado a ver Deus no meio das maravilhas. Ele tinha visto Deus operar maravilhas em muitas circunstâncias e ele perdeu Deus como a sua alegria no meio do mundo. Ele procurou Deus no vento, no terremoto e no fogo, mas ele não O encontrou em nenhum desses lugares. Tenho a certeza que o mais intimo tempo que teremos com Deus será quando o percebermoas na suave brisa, onde vamos descobrir o verdadeiro chara (alegria).

Por favor, tenha cuidado, considerem esse ponto : estaremos em maior risco de perdermos a nossa alegria após uma importante experiência espiritual. Quando Deus miraculosamente traz a vida…quando Ele supernaturalmente intervem nas nossas necessidades…quando  experimentamos  reavivamento …quando  estivemos no Monte Carmelo firme contra nosso o inimigo,  estamos sentados em um perigoso lugar – maduros para uma queda. O batismo de Jesus foi seguido pela tentação. Ore para ter prazer nesses tempos maravilhosos, mas nunca mais do que o prazer de estar sozinho com o Senhor sentindo e usufruindo a Sua brisa suave.

4. Quando estamos exaustos.O que na terra teria feito Elias correr das suas circunstâncias ao invés de correr para seu Deus? Certamente Deus, que tinha operado tantos milagres na vida de Elias, teria resolvido o problema com Jezabel! Porém Elias estava exausto! Ele não tinha comido nem descansado. Note o cuidado de Deus por Elias. Deus criou nosso corpo. Ele sabe que não  funcionamos bem quando nosso corpo é negligenciado. Tem você negligenciado seu descanso? Em nossa cultura não costumamos negligenciar no comer; entretanto, negligenciamos comer para o benefício do nosso corpo.Apenas um pouco de comida para clarear a mente.

5. Quando nos sentimos sozinhos. Elias sentia como se só ele tivesse ficado firme em Deus. Todos os outro profetas de Deus estavam enfurnados nas cavernas! Como você está crescendo em Cristo, tenha cuidado com os sentimentos que nos tentam nos levando a acreditar que estamos sozinhos e que ninguém mais quer servir a Deus como você faz. Apenas porque alguém não compartilha nossa “causa” ou nossa pessoal “paixão” não somos diferentes.Quando em nossa visão de nós mesmos como a única pessoa espiritual que conhecemos, estamos perto de uma queda.

Tem você já permitido Deus restaurar sua alegria? (  ) sim  (  ) não

Quando permitimos que Deus nos treine para receber e obedecer a Sua Palavra, isso se torna o nosso ponto alto onde iremos conhecer a completa expressão da alegria.

Onde podemos encontrar a verdadeira alegria e prazer?_______________________

Se você perdeu sua alegria, ela está exatamente onde você deixou – em Sua presença. Lembre , Ele é a nossa alegria. Se você nunca perdeu a alegria, ore e continue na dependência Dele.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at October 10th, 2011.
Tags: ,