A erva daninha da avareza

A Erva Daninha da Avareza

Mateus 19: 16-30   “Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou : Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos. Quais? , perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra a teu pai  e tua mãe e amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? Jesus respondeu: Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres   , e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e sigame.Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.Então Jesus disse aos discípulos: Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. E lhes digo ainda: É mais fácil passar um  camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entra no Reino de Deus.Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: Neste caso, quem pode ser salvo? Jesus olhou para eles e respondeu: Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Então Pedro lhe respondeu: Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós? Jesus lhes disse: Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram, também se assentaram em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros.

 Lucas 12: 13- 21   “Alguém da multidão lhe disse: Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo. Respondeu Jesus: Homem, quem me designou juíz ou árbitro entre vocês? Então lhes disse: Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens. Então lhes contou esta parábola: A terra de certo homem rico produziu muito. Ele pensou consigo mesmo: O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita. Então disse: Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e contruir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. descanse, coma, beba e alegre-se.Contudo, Deus lhe disse: Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus.” 

1 Saiba quem é o verdadeiro proprietário.

  • “ Meu” é o termo associado ao proprietário.
  • A erva daninha da avareza é retirada quando reconhecemos que  tudo na  terra é do Senhor .

Salmos 24:1   “ Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”.

I Cronicas 29:11  “ Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe.”

2 – Aceite nossa função de administrar, cuidar.

I Coríntios 4:2   “ Além disso, requer-se nos dispenseiros que cada um se ache fiel.”

A fidelidade do bom  administrator se observa quando está::

  • De acordo com as direções do proprietário
  • De acordo com a visão, valores e princípios do proprietário
  • Com o objetivo de atender aos interesses do proprietário
  • Executada com  responsabilidade e prudencia
  • Executada com segurança e sem medo porque sabe que tem as bençãos do proprietário

3 –  Pratique os  princípios de investimentos de Deus.

  • Tenha seus olhos no que realmente tem importância, a eternidade.

Mateus 6:19-20   “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam, mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam e furtam.”

  • Seja um generoso doador.

Levíticos 27:30   “também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores são do Senhor; santas são ao Senhor.”

Mateus 23:23   “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dás o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, dazer essas coisas e não omitir aquelas.”

Lucas 6:38   “ Dai e ser-vos-á dado ; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes, também vos medirão de novo.”

II Tessalonicenses 3: 8-12   “ Nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por Nosso Senhor Jesus Cristo, que trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.”

II Coríntios 9:6   “E digo isto: Que o que semeia pouco pouco também ceifará; e  o que semeia em abundância também ceifará.”

  • Tenha um espirito alegre.

Hebreus 13:5   “sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque Ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”

  • Acredite, Deus cuida de nós.

Mateus 6: 31-33   “não andeis, pois inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com o que nos vestiremos? (Porque estas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

  • Trabalhe duro, com metas espirituais na mente.

II Coríntios 9:7   “Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.”

Efésios 4:28   “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.”

Share
Posted in estudo by agnes at March 3rd, 2010.
Tags: