Está vazio

Está  Vazio

   Eu estava no aeroporto de Congonhas/SP. Era uma segunda-feira, um dia após o prêmio Internacional de Fórmula 1. Havia uma multidão no Aeroporto. Fiquei cerca de 15 min em uma fila para conseguir comprar uma ‘garrafa d’água’ para saciar minha sede. A pessoa que me atendia, atordoada com o intenso movimento, nem se apercebeu de ter me entregado uma garrafa vazia. Obviamente interpelei: ‘Moça a garrafa está vazia!”. Ela, confusa, disse: “mas está lacrada…” e completou: “ela não deveria  estar vazia”.

 Uma garrafa d’água sem água quando se está sedento é uma mentira altamente angustiante. Ainda bem que as demais garrafas não sofriam do mesmo mal! Muito mais trágico que uma ‘garrafa d’água’ vazia, contudo, é um ser humano vazio! Vazio de amor, de sentido, de vida, de alegria…

 Há uma crise de vazio espiritual no mundo e nas igrejas. Nosso tempo é marcado por aqueles que, ao invés de se buscarem viver segundo o caráter de Cristo, buscam o enquadramento na cultura gospel. Um estudioso da espiritualidade escreveu que: A nova geração de cristãos não procura mais a salvação da alma, mas um corpo sarado; não buscam a justificação, mas aceitação; não acreditam em renúncia, mas na auto-realização; não se interessam a amar, mas a fazer sexo; não tem mais fome e sede de justiça, mas um desejo insaciável de consumir… A grande preocupação não é mais com a santidade, a retidão, o caráter, a vida eterna, mas com o controle da celulite, com os níveis de colesterol, com a taxa de gordura, com a grife da roupa ou o sucesso profissional. O resultado são igrejas cheias de cristãos sem maturidade espiritual, melindrosos, insatisfeitos e descompromissados.

 A saúde espiritual dos evangélicos não vai nada bem. O não compromisso, a superficialidade e a falta de fundamento bíblico e teológico caracterizam a espiritualidade de hoje. Apesar de proliferar os encontros de adoração, as correntes de oração, empenho no serviço para o Reino e a aplicação nos estudos bíblicos, o resultado continua sendo vidas vazias de Deus. O muito saber e muito fazer não têm garantido uma espiritualidade genuína de paixão pelo Senhor Jesus e de renovação integral. Uma das grandes armadilhas em que as igrejas brasileiras têm caído é a opção por um evangelho light. Um cristianismo sem consistência doutrinária, que não aborda questões como pecado, cruz e a identificação com Cristo. Outro contratempo é a opção pelos extremos: de um lado, a salvação pessoal e espiritual, do outro, a preocupação com as necessidades humanas.

 O escritor Larry Crabb escreveu que “Os evangélicos estão cansados de meia hora de arremedo de adoração nas manhãs de domingo, seguido de quarenta minutos de palestra motivadora disfarçada de sermão. Cada vez mais pessoas famintas estão fazendo retiros silenciosos, conscientes de um anseio por Deus e desejando sinceramente encontrá-lo”.

Qual o antídoto para esta crise de vazio espiritual?

 Somente uma espiritualidade mais viva, um relacionamento mais íntimo e profundo com Deus pode nos tirar da superfície de uma religiosidade pragmática e nos levar para as profundezas da espiritualidade cristã autêntica.

 Para nos livrar de um cristianismo voltado para as nossas necessidades, precisamos reconhecer que o prazer mais profundo que somos capazes de experimentar é um encontro real com Deus. “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”. (Salmos 16.11)

O caminho para uma espiritualidade madura e honesta começa com a decisão de sermos vazios de nós mesmos e cheios de Cristo. A infusão do Espírito renova nossos pensamentos, sentimentos e vontades para uma vida de conhecimento de Cristo, de justiça e santidade. Estes requisitos são básicos para o cumprimento de nossa missão.

Se nos esvaziarmos de nós mesmos, do nosso orgulho e da nossa auto-suficiência, e nos achegarmos a Deus desejosos de uma vida cristã autêntica, certamente Ele nos tornará cheios do seu Espírito e seremos, assim, livres da crise que acomete àqueles que estando vazios querem se passar por cheios!

 Rev. Ézio Martins de Lima           

I Presbiteriana Independente Central de Brasília- DF

 

Share
Posted in reflexao by agnes at March 9th, 2010.
Tags: ,