Experimentando o amor de Deus

Experimentando o amor de Deus

Como ter intimidade com Deus?

Efésios 3: 17-19  “Para que Cristo habite pela fé  nos vossos corações. E oro para que, estando arraigados e fundados em amor, possais perfeitamente compreender com todos os santos qual seja a largura, o cumprimento , a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”

Romanos 5:5  “Ora a Esperança nao traz confusão, porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado”

 1 João 4: 8,16   “Aquele que não ama , não conhece a Deus” “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor. Quem está em amor, está em Deus, e Deus nele”.

 Para experimentar o Amor de Deus nós devemos:

 1-     Entender: que o Amor e a própria natureza de Deus (A grande dimensao  de seu amor)

–  Principios bíblicos

  • Deus é a fonte do verdadeiro amor ( 1 João 4:8)
  • Todo pensamento e ação de Deus é motivada por amor
  • Deus procura por pessoas e lugares para direcionar seu amor
  • Pensamentos e ações onde não se vê o  amor , é o lugar onde o pecado e Satanás estão trabalhando
  • O amor de Deus está presente em suas demonstrações de misericórdia.

2- Acredite : Deus quer nos mostrar seu amor  ( Quer que experimentemos esse amor!!!!)

experiência = maturidade / sabedoria=conhecimento

( Podemos saber intelectualmente, adquirirmos conhecimento, conhecermos bem a Palavra, mas ela só se torna viva quando experimentamos, vivemos, nos relacionamos com um Deus pessoal  , verdadeiro e real. Cresce em nós a certeza de que Deus é amor  e quer se relacionar conosco. Quem sou eu , para que o Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente, o Todo Poderoso, criador dos Céus e da Terra se importe comigo? Essa resposta enche o coração, quando nos é respondida, sentida e comprovada , de que ele se importa sim e nos quer de volta para Ele. Nesse momento tudo muda, começamos a crescer,  a maturidade espiritual  começa a avançar. Conhecimento + revelação, relacionamento pessoal com Deus= maturidade e crescimento espiritual.)

Ex . A historia de Sadraque, Mesaque e Abdnego. Deus não os tirou da fornalha, entrou na fornalha com eles, nem cheiro de fumaça ficaram. Precisa conhecer Deus para tomar a posição firme como os tres tomaram:” o Senhor pode nos livrar da tua mão ó rei, mas se Ele não fizer, ainda assim não nos encurvaremos a tua estátua!”

Ex.A historia de Noé. Deus esperou 120 anos anunciando o que aconteceria,que a Terra eria destruída, dando tempo para o arrependimento .A Palavra diz que Deus havia se  arrependido de ter criado o homem, por causa da dimensão da maldade desse homem.. Quanta dor!!!

 João 4:10   “Respondeu-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus, e quem é o que te pede: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”.

Nós experimentamos o amor de Deus observando:

  •  Seu sacrifício

João 3:16   “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

Romanos 5:8  “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Romanos 6:8   “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos”

  • Seu cuidado e generosidade

Mateus 6:30   “Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã e lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?”

Tiago 1:17  “Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”

  • Seu serviço  ( Deus nos serve todo dia sempre: abre portas, fecha portas, mostra caminhos…)

João 13:1   “Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que a sua hora de passar deste mundo já tinha chegado, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim “.

João 13: 4-5   “…levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois colocou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discipulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido”.

  • Sua atenção em todos os detalhes da nossa vida

Mateus 10: 29-31     ‘Nao se vendem dois passarinhos por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois, mais valeis vós do que muitos pardais”.

  • Sua apreciação    (Sua afirmação de quem somos)

 1 João 3:1   “ Vede quão grande amor nos concedeu o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. E somos mesmo seus filhos! O mundo não nos conhece, porque não o conheceu”.

  • Ele celebra conosco  (Deus sabe a intenção do nosso coração e diz :  bem feito meu servo!)

Mateus 25:23   “Disse-lhe o seu senhor; bem esta, bom e fiel servo, sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu senhor.”

  • Sua correção     (disciplina)

Hebreus 12:6   “…porque o Senhor corrige a quem ama, açoita a todo aquele que recebe por filho”.

3- Barreiras que nos impedem de experimentar o amor de Deus.

Emocionais paredes que impedem, bloqueiam o fluir de experimentar o amor de Deus

  • Dureza de coração;
  • Orgulho ;
  • Se sentir indigno, baixa auto estima;
  • Inexperiência ou má experiência;
  • Medo.

Joao 8: 31,32  “Disse Jesus aos Judeus que criam nele, se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis meus discipulos. Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

4- O amor de Deus nos muda.  O AMOR nunca falha!!!!!!!

O  amor de Deus:

  • Nos liberta de culpas e traz perdão
  • Nos cura
  • Nos restaura
  • Nos treina e corrige
  • Nos capacita
  • Nos libera
  • Nos capacita para sacrificios pessoais
  • Nos faz mais generosos
  • Nos ensina como tratar os outros
  • Suaviza e amacia nossos coracoes
  • Faz com que creiamos mais e mais
  • Nos motiva a obedecer a sua Palavra.

Ex –  A historia de Davi  e  Mefibosete em  2 Samuel 4-9  . Davi foi ungido pelo profeta Samuel,o que aconteceu depois disso? Uma trajetória de muito sofrimento. Davii  foi perseguido pelo rei Saul que queria matá-lo de toda forma . Saul e toda a sua linhagem foi morta pelos filisteus depois de muito tempo de sofrimento e lutas . Davi sobe ao trono. Restou somente um da linhagen de Saul que não havia morrido porque era deficiente, o que se imagina que qualquer rei naquela época faria? Mandaria matar, para não correr o risco de um dia ocorrer uma conspiração e esse neto de Saul vir a assumir o trono. Mas o que fez Davi? Redimiu a Mefibosete, enquanto ele ficava apavorado achando que estava perdido, Davi retorna todas as propriedades de seu avô e o convida a comer a sua mesa.

Davi é considerado “homem segundo o coração de Deus”. Deus, mesmo nós não merecendo, enviou Jesus para morrer em nosso lugar, pagar o preço e preço de morte para que tivéssemos vida e vida eterna e nos chama de filhos, Jesus nos levou de volta ao Pai com amor, nos redimiu!Nos deu tudo que havíamos perdido!!!

Share
Posted in biblia, Uncategorized by agnes at March 6th, 2010.
Tags: ,
  • George

    muito bom estudo!

    continue sendo um canal de benção na net

    obrigado

  • Rosana

    Gostei muito deste estudo.
    Estava orando outro dia e agradecia ao Senhor por estar experimentando o seu amor a ca dia na minha vida.E a palavra experimentar o amor de Deus ficou na minha mente.Entao comecei a procurar estudos q falavam sobre isso.E fui muito abençoada com este estudo q me mostrou q realme te eu tenho experimentado o amor de Deus
    Deus abençoe,e continue te capacitando,para a gloria de Deus.