Colocar nossas vidas nas mãos de Deus

 Mateus 6: 25-34   “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo,quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja a sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham, nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no fogo , não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: Que vamos comer? Ou que vamos beber? Ou que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.”

 1 – A preocupação é uma destrutiva escolha.

Provérbios 12: 25 “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima”.

Mateus 6:25 “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?

Mateus 6:28 “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.”

Mateus 6:31  “Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que vamos comer? ou “Que vamos beber? ou “Que vamos vestir?”

Mateus 6:34 “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pos o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.”

Mateus 7:3 “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?

Mateus 10:19 “Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizê-lo. Naquela hora lhes será dado o que dizer.”

Atos 11:12 “O Espírito me disse que não hesitasse em ir com eles. Estes seis irmãos também foram comigo, e entramos na casa de um certo homem.”

Filipenses 4:6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.”

I Pedro 3:14 “Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados.”

 Pessoas se preocupam por que?

  • Elas inconscientemente acreditam que : preocupação = controle
  • Elas são influenciadas pelas preocupações de outros .
  • Elas são supersticiosas
  • Realmente não conhecem a Deus

Mateus 6:26 Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

Mateus 6:30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo,não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?”

Mateus 6:32 “Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.”

Consequências da preocupação:

-Preocupação causa doença;

-Preocupação pode encurtar nossa vida;

-Preocupação divide nossa atenção;

-Preocupação acaba com a nossa energia;

-Preocupação nos impede de responsáveis ações;

-Preocupação leva a relacionamentos conflitantes;

-Preocupação nos cansa;

-Preocupação nos leva a fazer pobres decisões;

           -Preocupação nos leva a viver reagindo ao invés de produzindo

           -Preocupação nos faz e aos outros miseráveis

 2- Preocupação é um péssimo exercício

Mateus 6:27 “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja a sua vida?

 3- Para termos qualidade de vida devemos colocar nossas vidas nas Mãos de Deus.

  • Fazer Jesus e Seu Reino a prioridade em nossas vidas.

Salmos 91:4 “Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade Dele será o seu escudo protetor.”

Gênesis 39:6 “Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com a sua própria comida.”

Mateus 6:33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

Honestamente identificar e admitir suas preocupações e hábitos decorrentes.

Salmos 40:12 “Pois incontáveis problemas me cercam, as minhas culpas me alcançaram e já não consigo ver. Mais numerosos são que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração perdeu o ânimo.”

  • Decida entregar suas preocupações para Deus

    Salmos 55:22 “Entregue suas preocupações ao Senhor, e Ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha cair.”

Salmos 120:1 “Eu clamo ao Senhor na minha angústia e Ele me responde.”

Salmos 142:2 “Derramo diante Dele o meu lamento; a Ele apresento a minha angústia.”

Filipenses 4: 6,7 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

I Pedro 5:6,7 “ Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no devido tempo.Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.”

  • Creia que Deus pode cuidar de toda sua vida – coisas que você pode controlar e coisas que você não pode controlar

Provérbios 3: 5,6 “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.”

  • Viva com responsabilidade e obediência

Êxodus 34:11 “Obedeça às ordens que hoje lhe dou. Expulsarei de diante de você os amorreus, os cananeus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuzeus.”

  • Receba diariamente a graça de Deus

Mateus 6:11,34 “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia.”“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as sua próprias preocupações. Basta cada dia oseu próprio mal.”

  • Desenvolver uma atitude de gratidão.

Filipenses 4:6,7 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

  • Renove sua mente para crer no amor de Deus

Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

Isaías 26:3 “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia.”

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 4th, 2010.
Tags: ,
  • Marcos Paulo

    Obrigado por esse texto, me abriu os olhos quando precisei.

    “Entregar suas preocupações para Deus”.. Isso que eu vou fazer.

  • vitor augusto

    coloco em tuas mao meu deus a minha felicidade e que o senho possa trazer devolta a pessoa que eu mais amo no mundo traz traz traz devolta meu pai

  • Gabriel

    Muito obrigado pelo texto 😉

  • Joao

    Meu Pai, sabes a minha vontade, se a sua vontade for a mesma me mostre um sinal. Resolve este problema que tenho, quero entregar meu caminho nas Tuas mãos, não entendo a situação que estou passando. Se for para ficarmos juntos me mostre meu Pai.

  • cristina

    querido jesus coloco minha vida nas tuas mão peço-te que me aumentes a fe não quero desanimar ter medo no futuro sei que tens um bom emprego aguardado para o meu marido Nuno amem

  • diogo

    Obrigado por esse texto vai me ajudar bastante a colocar a minha vida nas mão de deus