Jogando fora o joio

Por que Deus nos fez?Por que estamos na terra?

No fez para sua honra e para sua glória, para darmos frutos!

Mas que tipo de frutos?

Fruto segundo o mundo? Um bom emprego, boa casa, dinheiro ,poder… ou fruto segundo o coração de Deus, que é refletir a própria natureza de Deus?

Estaremos falando sobre essa planta improdutiva que impede a planta produtiva de se desenvolver : o joio.

 Marcos 4:18,19 “Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a Palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a Palavra, tornando-a infrutífera. “

Lucas 8: 14 “As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem.”

Semente = Palavra de Deus

Solo = Coração do homem, produz planta produtiva, saudável.

Joio= Tipo de planta , não produtiva que sufoca a planta e retira o alimento e a água até a planta secar. Podem ser espinhos , ervas daninhas.

 Quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas, a “semente de Jesus”, o Espírito Santo de Deus vem habitar em nós. Porém….alguma coisa vem e rouba essa semente, sufoca, pressiona….Essas coisas, muitas vezes , não parecem más, são normais, mas acabam sufocando a Palavra lançada e a vida se torna infrutífera.

Podemos ver vidas começando a dar frutos, mostrando ser uma vida com promessas de produzir muito fruto. Alguma coisa acontece….Alguma coisa ocorre em suas vidas que não as reconhecemos mais. Ficou sufocada a atuação de Deus na vida delas.

 Espirituais joios são:

 1- Reais.

l Coríntios 10:12 “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia.”

Não importa o tempo , nem o quanto conhece da Palavra. CUIDADO!!!!

 Por que?

  • Vivemos num mundo pecaminoso

Gênesis 3: 17-18 “E ao homem declarou: Visto que você deu ouvidos à sua mulhere comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.”

  •  Existe um real inimigo plantando as sementes de joio.

Mateus 13: 38-39 O campo é o mundo, e a boa semente são os Filhos do Reino. O joio são os filhos do maligno, e o inimigo que o semeia é o Diabo. A colheita é o fim desta era e os encarregados da colheita são anjos.

2 – Sutis.

    Permitimos um pequeno joio crescer aqui e acolá e pensamos: não tem importância, todo mundo faz, os tempos mudaram…. e permitimos concessões pequenas que vão tomando sutilmente o lugar da Palavra de Deus. Más atitudes começam com pequenos joios tolerados!!!

     São elas:

    – Uma pequena atitude que defendemos ;

    – Um pequeno hábito ou comportamento que justificamos;

    – Uma simples conversa que iniciamos e damos crédito ( fofocas);

    – O relaxamento de certos compromissos que toleramos.

     CUIDADO!!!

    Mateus 6:1 “Tenham o cuidado de não praticar suas öbras de justiça”diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai Celestial.”

    Mateus 16:6 “ Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus.”

    Romanos 12:17 “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procure fazer o que é correto aos olhos de todos.”

    l Coríntios 3:10 “Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.”

    CUIDADO!!!!!

 3 – Agressivos.

Mateus 5: 29-30  “Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a for a. É melhor perder uma parte do seucorpo do que ir todo ele para o inferno.”

 O joio entra no coração como um cancer que cresce rapidamente.O ensino de Jesus é para sermos radicais quando percebermos o joio, certas atitudes, certas concessões…Radical ensino de Jesus , porque ele sabia o quão destruidor são nas nossas vidas!!!

Gálatas 5:7 “Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo a verdade?

Gálatas 5:9 “Um pouco de fermento leveda toda a massa.” ( O legalismo tomava conta da Igreja dos Gálatas).

 4 – Precisam ter resposta rápida.

 Para responder ao joio espiritual devemos:

  • Identificar rapidamente;
  • Rejeitar completamente;
  • Lutar firmemente;
  • Permanecer lutando;
  • Alimentar e aguar a boa planta regularmente.

Precisamos estar atentos para não darmos  lugar ao joio. A nossa oração deve ser: Sonda-nos Senhor,ensina-nos os Teus caminhos para que não venhamos a entristecer o Teu coração!!!

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 8th, 2010.
Tags: ,