A praga da preocupação!

Marcos 4:7 “ Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.”

Marcos 4:18-19 “Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a Palavra: mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios, por outras coisas sufocam a Palavra, tornando-a infrutífera.”

Gênesis 1:28 “Deus os abençoou e disse: Sejam fértéis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra.”

 Sejam frutíferos era a ordem de Deus, tenham uma vida produtiva, fomos criados com propósito. Quando recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, o Espírito Santo de Deus vem habitar em nós , Ele é o Espírito da verdade, o Espírito que ministra nos nossos corações. Como consequência pode-se ver o fruto do Espírito nos que são de Deus, chamados pelo Seu nome.

Na Parábola do semeador, o fazendeiro é Deus, a semente é a Palavra e o solo é a condição do coração do homem.. Vamos nos deter na preocupação que sufoca a Palavra, impede que tenhamos a vida abundante que Deus nos prometeu , sendo inaceitável para o cristão.

 Ser frutífero segundo Deus = relacionamento com Deus.

O que é ter uma vida frutífera? Qual a consequência de se ter o Espírito Santo de Deus em nós?

Gálatas 5: 22-26 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivermos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.”

A preocupação bloqueia a vida para que dê frutos. Não constrói nada, gera stress e afeta todo o corpo.Preocupação é inaceitável para o cristão!

 1- Reconheça a preocupação como uma armadilha.

 Preocupação é:

  • destrutiva
  • obstrutiva ( obstrui a visão real das coisas, impede as promessas de Deus)
  • causadora de más decisões
  • inútil ( se preocupa com o que talvez nunca ocorra.

Mateus 6: 24-34 “Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja a sua vida? Porque vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: Que vamos comer? Ou que vamos beber? Ou Que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas peróprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.”                

2- Enfrente a preocupação agressivamente.

 Filipenses 4:6,7 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

 O fazendeiro reconhece a “praga”quando vai atacar sua plantação e a ataca imediatamente com produto específico. A Palavra de Deus nos dá a resposta para a preocupação , se obedecermos, a paz de Deus, que excede todo o entendimento guardará o nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus.

Jesus esteve em profundo stress antes de ser crucificado. A vontade do Pai é soberana sempre, a entrega precisa ser incondicional.

 Paz X Ansiedade

 Isaías 26:3 “Tu Senhor, guardarás em perfeita PAZ aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia.”

 Pontos fundamentais para lembrar:

  • Fale a Deus suas necessidades, preocupações e problemas.
  • Liberte-se do desejo de controlar todas as coisas, somente Deus pode.
  • Incondicionalmente entregue TUDO para a autoridade e vontade de Deus.
  • Esteja firme confiando no caráter de Deus e nas Suas promessas.
  • Assuma sua responsabilidade pessoal em obedecer a Palavra de Deus.

 CRER EM DEUS É A SOLUÇÃO PARA A PREOCUPAÇÃO!

Não tem problema tão pequeno que Deus não se importe, nem tão grande que não possa resolver.

 3- Construa sua própria resistência contra a preocupação.

 Filipenses 4: 8-9 “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas ( fixem seus pensamentos). Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.”

 O que prefere a Paz de Deus ou o Deus da Paz? Ambas , é claro!

 Paulo escrevendo aos Filipenses nos ensina a fixar nossos pensamentos, não nossas emoções, no que é verdadeiro, honrável, puro, amável e de boa fama. Já , agora!!!!Não depois, é tempo de vida abundante hoje!!!A obediência é a prova de que confiamos em Deus.!!!

 Para resistirmos a preocupação precisamos:

  •  Conhecer nossa posição em Cristo

Mateus 6:33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

  •  Ajuste suas expectativas sobre a vida.
    • Provérbios 3: 5,6 “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie no seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

    •  Renove suas atitudes regularmente.
    • Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

     Colossenses3:15” Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.”

  •  Foque no crescimento do caráter semelhante ao de Cristo.
  • Tiago 1:2-4 “ Meus irmãos, considrem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova de sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vpcês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

    •  Esteja junto com o povo de Deus.

     Hebreus 10:25 “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêes que se aproxima o Dia.”

     A perfeita igreja não existe, mas ainda é o melhor lugar para abençoarmos e sermos abençoadoss.

     ATENÇÃO : Gálatas 5:1 “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.”

    Share
    Posted in biblia, estudo by agnes at June 14th, 2010.
    Tags: ,