O que é necessário para ser um verdadeiro adorador?

João 4: 23,24…” No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

Se Deus procura verdadeiro adorador, é porque existem falsos adoradores? Existe falsa adoração?

1- O verdadeiro adorador começa e termina com o coração.

Mateus 15: 8,9 “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim ( falso adorador). Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens”.

Jesus estava falando dos fariseus, conheciam as escrituras , cumpriam rituais, perfeitos aos olhos humanos. Quando a adoração se torna habitual, uma rotina ritualista, mera repetição, já se perdeu a adoração verdadeira.

Deus quer se conectar com o nosso coração porque:

  • É a nossa parte mais íntima e pessoal .

    I Coríntios 2:11 “Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus.”

  • Revela nossas paixões e prioridades.

    Lucas 12:34 “Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.”

  • É o centro controlador das nossas vidas.

    Provérbios 4:23 “Acima de tudo, guarda o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

  • Se Ele tem nosso coração, Ele nos tem.

    Mateus 26: 42 “E retirou-se outra vez para orar ( Jesus estava em agonia) : “meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a Tua vontade.”

2- O verdadeiro adorador precisa ter um coração aberto.

O coração fechado é aquele que:

  • Está escondendo alguma coisa ( não é honesto, é vulnerável)
  • É distante. ( O corpo está presente, mas o coração está longe)
  • É medroso e incrédulo.
  • É resistente, teimoso e quer andar no seu próprio caminho.

Quando Jesus fala que é necessário que os verdadeiros adoradores adorem o Pai em Espírito e em verdade , Ele não está dando uma opção, ele afirma que é imprescindível que seja dessa forma.

Salmos 139:23,24 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”

3- O verdadeiro adorador precisa ser humilde e ter o coração como de uma criança.

A adoração não pode ocorrer na presença do nosso orgulho.

A verdadeira adoração envolve estar além do nosso intelecto, em interação direta com o Pai Eterno que nos ama, tem prazer em estar conosco, nos criou e nos redimiu.

Tiago 4:6 Mas Ele nos concede graça maior. Por isso diz as Escrituras: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.’

Isaías 57:15 “Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é Santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.”

Lucas 18:17 “Digo-lhes : Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele.”

4- O verdadeiro adorador entrega seu coração e se submete.

O rei Saul recebeu uma ordem de Deus e decidiu seguir o seu “achismo”. Seguem as passagens bíblicas dando uma noção primeiramente da ordem de Deus e depois o que o rei decidi fazer.

I Samuel 15:3 “Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao Senhor para destruição tudo o que lhes pertence . Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos.”

I Samuel 15: 8,9 Capturou vivo Agague, rei dos amalequitas, e exterminou o seu povo. Mas Saul e o exército pouparam Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, os bezerros gordos e os cordeiros. Pouparam tudo o que era bom, mas tudo o que era desprezível e inútil destruíram por completo.”

I Samuel 15: 19-21 “Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova? Disse Saul: Mas eu obedeci ao Senhor! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas. Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor seu Deus, em Gilgal.”

I Samuel 15: 22,23 “Samuel, porém, respondeu: Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria.”

Já Davi entendeu a importância da adoração que é baseado em entrega, submissão e obediência a Deus!

Salmos 51: 17Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.”

5- O verdadeiro adorador é perdoado e tem um coração perdoador.

Quando vamos adorar ao Senhor, devemos estar conscientes do perdão que recebemos e estar pronto para a reconciliação com outros.

I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Mateus 6:12 “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.”

Mateus 5: 23,24 “Portanto, se você estiver apresentando a sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.”

Jesus ensina claramente como devemos nos conduzir, sem deixar dúvidas. Só nos resta obedecer se queremos ser um verdadeiros adoradores, não ficarmos tirando nossas próprias deduções.

Senhor ensina-nos o teu caminho, essa deve ser a nossa oração!

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at July 22nd, 2010.
Tags: ,
  • Dircinéa Aguiar

    Amei!!!Nós, pessoas de DEUS temos a obrigação de adorarmos nosso Pai em espírito e verdade.

    Nosso DEUS Pai necessita de verdadeiros adoradores.AMÉM!

  • Arao Fernando

    Amem
    Tremendo

  • Sergio Francisco da Costa

    eu gostei muito pois pessoas precisam saber como é ser um verdadeiro adorador