Vida por meio de Jesus

  João 5: 16-46

Mateus 16: 1-12

João 1:14 “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.”

 1 – Jesus, a Palavra, é através Dele que Deus se expressa e revela.

Colossenses 1:3-23 “ …por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da Palavra da verdade, o evangelho, que chegou até vocês…”

 Ele veio em carne para:

  • Soprar a luz da vida dentro do homem.
  • João 8:12 “Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca entrará em trevas, mas terá a luz da vida.”

    Salmos 56:13 “Pois me livraste da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.”

    • Nos redimir

    Mateus 20:28 “Como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

     Tito 2:11-14 “Porque a graça de Deus se manifesta salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar a impiedade e as paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entegou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado a pratica de boas obras.”

    Apocalipse 1:5-6 “e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A Ele sejam a glória e poder para todo o sempre! Amém.

  • Nos livrar do pecado
  • João 8: 36-37 “Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. Eu sei que vocãs sao descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para minha Palavra.”

    • Reconciliar o mundo com Ele

    Colossenses 1:19-20 “Pois foi do agrado de Deus que Nele habitasse toda a plenitude, e por meio Dele se reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.”

  • Satisfazer a justiça de Deus para o mundo
  • Romanos 3: 23-26 “Pois todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redençao que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.”

    Mostrar ao mundo seu favor

    Lucas 2:14 “Glória a Deus nas alturas, e paz na Terra aos homens, aos quais ele concede o seu favor.”

    • Derrotar a morte

    Hebreus 2: 14-15Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é , o Diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.”

  • Mostrar que Ele nos ama
  • João 15:9-10 “Assim como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.”

    João 17: 25-26 “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste. Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja.”

    Romanos 8:31-39 “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem erá contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele e de graça, todas as coisas?Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi cristo jesus que morreu; e mais, que re4ssuscitou e está a direita de Deus, e também intercede por nós….”

    Efésios 3:17-19 “para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.”

     2- Jesus, a Palavra, veio viver conosco.

    • Ele descortinou o véu do seu perfeito plano nos ensinando sobre Ele mesmo.

    Mateus 7: 28-29Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino,porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.”

    • Nós temos o exemplo de como viver a vida que agrada a Deus.

    Filipenses 2: 5-8 “Seja a attitude de voces a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo. Tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

    • Ele entende a tentação em que vivemos.

    Hebreus 4: 15 “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém sem pecado.”

     3 – Jesus provou sem dúvidas que Ele era o filho de Deus.

    Ele provou através:

    • Da santidade e divindade de seus ensinamentos.

    • Seus muitos milagres

    • Sua pureza e bondade

    • Sua transfiguração

    • Sua ressurreição

     4- O coração de Deus por nós é cheio de misericórdia e graça.

    João1:17 “ Pois a lei foi dada por intermédio de Moisés: a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.”

    A graça de Deus é maravilhosa porque:

    • Anula a dura rejeição e desdém. Ele esquece para aqueles que o recebem
    • Chorou por aqueles que não o receberam

    Mateus 23:37 “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos, debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.”

    • Nos amou primeiro

    Romanos 5:8 “Mas Deus demonstrou seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”

    • Apesar de nossas falhas, Ele nos adotou como filhos.

    Tito 3:5-7 “Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido a sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espirito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que , justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.”

     

     

    Share
    Posted in biblia, estudo by agnes at August 16th, 2010.
    Tags: ,