Caminhar com Deus? O que é?

 Como estamos caminhando? Comunicamos quem somos pela nossa caminhada, não física, mas espiritualmente.

 Vemos a importância da caminhada espiritual :

                        -Nas palavras de Deus para Abraão

Gênesis 17:1 “Quando Abraão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus todo poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.”

            -Na ligação que Deus faz entre andar com ele e as bençãos que Dele recebemos.

Salmos 1:1 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores.”

Salmos 128:1 “Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos.”

 O verdadeiro adorador deve aprender :

 1- Andar em Santidade.

Quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, um milagre ocorre, o Espírito Santo vem habitar em nós. O Espírito Santo seria como a unção vista em Êxodo 30: 22-33 onde vemos como Moisés foi orientado por Deus para ungir os que iriam servir no Tabernáculo , somos também ungidos pelo Espírito Santo de Deus , selados, separados , pertencemos a Deus e devemos caminhar com Ele para que possamos dar frutos e cumprirmos o propósito para o qual fomos criados.”

1 Pedro 1: 15-16 “Mas, assim como é santo Aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo.”

Hebreus 12:14 “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.”

Salmos 96:9 “Adorem o Senhor no esplendor da sua santidade; tremam diante Dele todos os habitantes da Terra.”

 Para andar em santidade devemos:

  • Aceitar, receber o dom(presente) da justiça de Deus – Todos os nossos pecados foram perdoados, foram jogados no fundo do mar e deles o Senhor não mais se lembra.
  • Permitir que Deus nos mostre impuras áreas.
  • Nos focar no caráter interior, não em regras exteriores.
  • Renovar nossos pensamentos.
  • Evitar coisas e situações que podem nos contaminar – corpo e espírito.
  • Conhecer quem somos em Cristo. – O milagre de ser livre, perdoado, filho de Deus, Embaixador de Cristo e co-herdeiro em Cristo.

 Precisamos estar atentos: Moisés tirou o povo do Egito, eram livres, mas ainda pensavam como escravos. Jesus nos livrou da escravidão, do jugo pesado, somos livres para vivermos plenamente tudo o que Deus tem para nós.

 Tiago 1:22 “Sejam praticantes da Palavra e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmo.”

 2- Andar em Fé

 Fé X Sentimentos – Os nossos sentimentos nos enganam, não podemos viver por eles já que conhecemos o Deus que tudo pode, a nossa certeza e esperança está em Deus, não nas situações que estamos vendo.

 Caminhar em fé significa:

  • Viver em obediência. Ex. Qdo somos magoados,feridos, o que sente? Natural inclinação: queremos pagar na mesma moeda, mas o que diz a Palavra ? Quando obedecemos, estamos caminhando em fé demontrando que confiamos inteiramente no Deus que servimos e que O amamos.
  • Viver na certeza e esperança em todos os momentos de nossa vida.

            Como estamos vivendos? Em certeza ou ansiedade,preocupação e medo?

Jeremias 29:11 “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperare não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”

  • Viver uma vida em persistência.

Romanos 4:18-21 “Abrão contra toda a esperança, em esperança creu, tornando-se assim o pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: Assim será a sua descendência. Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vigor. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação a promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.Em consequência, isso lhe foi creditado como justiça.”

Há momentos que podemos dizer que não há esperança naturalmente falando. Abraão já era velho e sua esposa Sara também para terem filhos. Impossível de ocorrer. Para Deus não há impossíveis!

 Fé X Conhecimento, Informação  e perplexidade –

Marcos 6: 45-52 ‘Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaída, enquanto ele despedia a multidão. Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.Ao anoitecer, o barco estava no meio do mar, e Jesus se achava sozinho em terra. Ele viu os discípulos remando com dificuldade, porque o vento soprava contra eles. Alta madrugada, jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar; e estava já a ponto de passar por eles. Quando o viram andando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma. Então gritaram, pois todos o tinham visto e ficaram aterrorizados.Mas Jesus imediatamente lhes disse: Coragem! Sou eu! Não tenham medo! Então subiu no barco para junto deles, e o vento se acalmou; e eles ficaram atônitos, pois não tinham entendido o milagre dos pães. O coração deles estava endurecido.”

 

Nossa vida é um ministério, onde estivermos agora, pode ser : o casamento, a família, cuidando dos filhos, trabalhando, estudando, viajando, tudo é o seu ministério, onde Deus nos pôs agora!

Como Deus prepara os seus filhos para o Ministério? Da mesma forma como ele estava preparando os discípulos, como vemos em Marcos 6: 45-52. Não nos prepara para sermos somente testemunhas, mas participantes. Não somente para recebermos, aprendermos , mas para sermos verdadeiros seguidores transformados.

Como Jesus fez isso com os discípulos? Permitindo situações para transformarem seu coração. Se somos filhos de Deus estamos na escola de discípulo, para a verdadeira transformação que excede o conhecimento e a informação e estarmos preparados para o serviço.

Os discípulos foram confrontados nas suas necessidades básicas, podiam morrer a qualquer momento e isso era real dentro da lógica humana, poderia realmente acontecer. Somos também confrontados em nossas necessidades básicas , no nosso orgulho, em situações de dor, auto confiança, frustração…

Nas situações difíceis vemos a Glória e a majestade de Deus, seu divino poder e compaixão, muito além do que podemos racionalmente compreender .

Quando Jesus entra no barco, o vento se acalma. Os discípulos ficam atônitos, isso é algo que eles não podiam entender e alcançar, estavam pasmos!Ficar atônito, perplexo, admirado é uma função do cérebro, fé é investimento do coração.

Conhecimento é o oposto da fé! Não andam juntos. Os discípulo estavam atônitos porque não tinham fé. Estavam com seus corações endurecidos, não tinha entendido ainda nem o milagre dos pães, jesus estava intencionalmente mostrando quem Ele era.

Estamos aprendendo a lição ou estamos com o coração endurecido? Jesus faz conosco o mesmo que fez com os discípulos. Por causa de seus corações duros não reconheceram nem a Jesus, pensaram ser um fantasma.

Recebemos o maravilhoso presente da graça de Deus, mas nos contentamos em brincar com a caixa, o embrulho, nos contentamos com pouco, muito pouco.Enxergamos o problema, a dificuldade, a frustração, estamos vendo fantasmas? Jesus, o todo poderoso, o que tudo pode, o Senhor dos senhores, o rei do universo está nos vendo, sabendo de tudo, querendo mostrar além do milho que a galinha cisca e só olha para baixo e estamos com o coração duro como os discípulos? Não conseguimos ver?

Jesus quer se revelar , quer nos transformar completamente. Estamos resistente as mudanças? Vamos ficar caminhando em volta do mesmo monte?

Viver por fé é viver na certeza de quem Deus é, está muito além da capacidade humana. Olhos não viram, nem ouvidos jamais ouviram o que Deus tem preparado para seus filhos! Deus é muito mais do que podemos pensar ou imaginar. O nosso Deus é o dono da vida e de tudo! Tudo Ele pode! Nada é impossível para Ele!

 3- Andar em amor.

 Colossenses 3: 12-15 “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo.”

 Caminhar em amor é:

  •  reconhecer que erramos e podemos ter prejudicado alguém, pedir perdão
  • perdoar;
  • ser amigo;
  • servir;
  • dar suporte em momentos de dificuldade, o verdadeiro amor se reconhece nos momentos difíceis.

 

Se amamos a Deus , se queremos andar com Ele, vamos andar em santidade, fé e amor!

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 15th, 2010.
Tags: ,