Somos especiais, escolhidos e unicos!

I Pedro 2:9Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

 Deuteronômio 14:2 “ Porque és povo santo ao Senhor teu Deus, e o Senhor te escolheu para lhe seres o seu próprio povo, acima de todos os povos que há sobre a face da terra.”

 1- Fomos escolhidos porque Deus nos ama, confia em nós e para a honra e glória de Seu nome.

 Deuteronômio 7: 6-8 “Porque tu és povo santo ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, a fim de seres o seu próprio povo, acima de todos os povos que há sobre a terra. O Senhor não tomou prazer em vós nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que todos os outros povos, pois éreis menos em número do que qualquer povo; mas, porque o Senhor vos amou, e porque quis guardar o juramento que fizera a vossos pais, foi que vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.”

Jesus veio para os seus, o povo judeu, mas o seu povo não o recebeu, mas a todos que o receberam como Senhor e Salvador deu-lhes o poder de serem chamados filhos, escolhidos, únicos de Deus, NÓS!!!!

 I Tessalonicenses 1:4 “Conhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição.”

 Deus amou todo o mundo que deu Jesus para pagar a nossa dívida, para nos resgatar. Ele não tinha pecado algum, mas se fez pecado, se entregou, morreu na cruz em nosso lugar para que tivéssemos vida aqui, agora e na eternidade, vida em abundância, em plenitude. Só nos compete receber. Temos somente, enquanto estamos vivendo aqui na Terra, de tomarmos posição e fazermos a escolha: se recebemos o sacrifício de Jesus ou não; se nos tornamos seu povo, embaixadores do seu Reino ou não.

 Salmos 1: 1-2 “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.”

 Podemos ver nesse Salmo uma celebração, vibração, chamando de “bem aventurado”, em outras traduções “abençoado” o tipo de pessoa que fez a escolha certa num mundo cheio de atrações, distrações e propaganda de prazer. Pecado seria estar fora da vontade de Deus, errar o alvo para o qual foi criado.

Podemos ver 2 visões, 2 escolhas e 2 destinos. Só tem a verdadeira alegria quem realmente conhece e tem relacionamento com o Senhor, quem não o conhece só de ouvir falar, mas os que seus olhos já experimentaram e vivem diariamente crescendo e esperimentando o amor de Deus.

Qual é a primeira marca da pessoa que faz parte do povo de Deus? É o prazer na Palavra

É na Palavra que Deus se revela, e se faz conhecer. Como se relacionar com quem não conhecemos ? Jesus diz na sua Palavra que seremos seus discípulos se fizermos o que Ele ensinava. Como faremos se não conhecemos?

Uma senhora estava com uma receita nova de um bolo e estava feliz em executá-lo, sua filha a ajudava. Só que na ausência de alguns ingredientes, ao invés de adquirí-los no mercado, resolveu por sua própria conta, substituir por outros ítens que achava serem similares. O que ocorreu? Um desastre essa nova receita.

Deus na sua Palavra diz que não se impressiona com sacrifícios, mas que obedeçamos a sua Palavra. Precisamos conhecer exatamente como Deus ensina que devemos pensar, sentir e agir para não errarmos o caminho e pagarmos o preço de estar fora do seu propósito e da sua vontade .

Fomos escolhidos, eleitos para darmos fruto e revelarmos a grandeza de Deus!

2- Fomos escolhidos para sermos diferentes.

 João 15:18-19 “ Se o mundo vos odeia, sabei que, primeirop doque a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.”

 Jeremias 1:5 “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.”

 l Pedro 1:15 “ mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento.”

 Salmos 1:3,4 “ …Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.” “Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.”

 Poderosa imagem nesse Salmo, mostra onde a pessoa de Deus é plantada, não está em qualquer lugar por obra do destino, por sorte ou azar, está onde o Criador a plantou com cuidado,carinho e na expectativa de que demos fruto no tempo certo.

Interessante notar que a pessoa de Deus plantada onde o Senhor a colocou nào depende da chuva (fatores externos) para ser nutrida, foi colocada perto do rio onde recebe todos os nutrientes necessários para todas as situações, será próspera e glorificará o Senhor.

Os que não são do Senhor são como a palha que o vento leva, não resistem.

 Fomos escolhidos para:

  • Darmos diferente exemplo  .
  • Romanos 12:2 “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimentais qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

    l Timóteo 4:12 Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé,, na pureza.”

    •   Darmos diferentes respostas .

    Mateus 27:12-14 “Mas ao ser acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Perguntou-lhe então Pilatos: Não ouves quantas coisas testificam contra ti? E Jesus não lhe respondeu a uma pergunta sequer; de modo que o governador muito se admirava.”

    Colossenses 3:12-15 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; asim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vinculo da perfeição. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”

    • Honrarmos a quem Deus honra.

    Exodo 20:12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

    Hebreus 13:17 “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”

    Deuteronômio 3:28 “mas dá ordens a Josué, anima-o, e fortalece-o, porque ele passará adinte deste povo, e o levará a possuir a terra que tu verás.”

    • Fazermos parte de uma diferente família.

    • Hebreus 11: 39-40  “E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós , não fossem aperfeiçoados.”

     Os que são de Deus, eleitos , escolhidos, muitos foram apedrejados, assassinados por esse evangelho, possuem algo muito melhor preparado por Deus para os seus filhos, fazemos parte da família de Deus! Temos uma especial família!

    • Sermos o corpo  de Cristo,  embaixadores do Reino de Deus a Igreja.

    Atos 2: 44-47 “Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.”

    I Coríntios 1:9,10 “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus.”

     Mesmo nós não sendo justos, a Palavra diz que todos pecaram, não há um justo e estávamos fora da graça de Deus. Jesus veio em carne, o unigênito de Deus,habitou entre nós, pagou a nossa dívida na cruz, fomos perdoados e nos deu o seu Santo Espírito para todos que crêm em seu nome. Nosso corpo é templo do Espírito Santo de Deus. A Palavra nos ensina que não há necessidade de que ninguém nos ensine porque o Espírito de Deus faz isso em nós. Somos únicos, escolhidos, abençoados, filhos de Deus e Ele cuida de nós em todos os tempos e situações.

    Fomos escolhidos porque recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, fomos justificados e cobertos pelo sangue de Jesus na cruz.

    Share
    Posted in estudo by agnes at September 6th, 2010.
    Tags: ,