Vivendo livre das Dívidas 1

Mateus 6: 12   Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”

 Negociar nossas dívidas no caminho certo e essencial para a saúde e felicidade na vida.

 Três tipos de dívida que nós devemos aprender a negociar no caminho certo:

  •  As dívidas que temos com Deus

Isaías 53: 6 “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.”

I João 1:8 “ Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.”

  • As dívidas que temos com outros

Efésios 4: 26-31 “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.”

Provérbios 18:21 “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”.

latas 5:15 “Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros , cuidado para não se destruir em mutuamente.”
  •  As dívidas que os outros tem conosco.

Mateus 18:21 “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete.”

 Nossas dívidas devem ser negociadas com rapidez.

 Degraus que nós devemos subir em oração para experimentar a vida livre de dívidas e culpas.

  •  Refletir

Salmos 139:23 “Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.”

Lamentações 3:40 “Examinemos e coloquemos a prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.”

I Coríntios 11:31 “Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo.”

Salmos 66:18 “Se eu acalentasse o pecado no coração; o Senhor não me ouviria.”

  • Reconhecer

Isaías 6:1-8 “No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: “Santo, Santo, Santo e o Senhor dos Exércitos, a terra inteira esta cheia da sua glória.”Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça. Então gritei: ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Logo um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela tocou a minha boca e disse: “Veja, isto tocou os seus lábios; por isso , a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado.” Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem ira por nós? E eu respondi: Eis-me aqui . Envia-me!

  • Se arrepender

II Coríntios 7:10 “A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva a salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.”

I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”

  • Receber

Salmos 32:5 “ Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.”

  • Restituir

Números 5:7 “Confessará o pecado que cometeu, fará restituição total, acrescentará um quinto a esse valor e entregará tudo isso a quem ele prejudicou.”

Lucas 19: 8,9 “Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha , Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também e filho de Abraão.”

  • Alegrar-se

    Colossenses 2: 13-14 “Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz.”

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 30th, 2010.
Tags: ,