Vivendo livre das dívidas 2.

 Mateus 18: 24-35 “Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. O servo prostou-se e lhe implorou: tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo. O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida eu deixou ir. mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: Pague-me o que me deve! Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei. Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. Então o senhor chamou o servo e disse: servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter misericórdia do seu conservo como eu tive de você? Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão.”

 Negociando as dívidas em caminhos certos é essencial para uma vida feliz e saudável.

  • Dívidas com Deus
  • Dívidas com outros
  • Dívidas dos outros conosco

Nossas dívidas devem ser negociados rapidamente através de:

  • Refletir

  • Reconhecer

  • Arrepender

  • Receber

  • Restituir

  • Alegrar-se

            1 – Das nossas dívidas com Deus fomos perdoados! Quão grande é o perdão de Deus!!!

 Mateus 18:23  “Por isso, o reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.”

As nossas contas foram zeradas, através de Jesus, o Cristo, o filho de Deus que pagou a nossa dívida completamente. Impossível pagar a Deus. Na parábola, o valor que o servo devia ao senhor era imenso, impagável, uma verdadeira fortuna. O mesmo conosco, completamente impossível pagarmos a nossa dívida, estávamos condenados a morte eterna, mas Jesus veio e pagou o nosso preço, nos redimiu, nos reconciliou com o pai outra vez.

 1 Pedro 2: 24 “Ele mesmo (Jesus) levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para justiça; por suas feridas vocês foram curados.”

II Coríntios 5:21 “Deus tornou-se pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.”

Efésios 1:7 “Nele ( Jesus) temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus.”

2 – A relação do perdão de Deus por mim e o meu perdão para com os outros.

 Colossenses 3:13 “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor que é o elo perfeito.”

 O perdão de Deus foi completo e  não precisei fazer nada, ele pagou o preço total, só preciso receber , através da graça que é um favor que não mereço, mas Deus deu seu filho para morrer no meu lugar. Porém se eu acho que o perdão de Deus depende da minha performance, é claro, vou exigir o mesmo do outro que me deve.

                                   Como nós devemos perdoar os outros?

  • Lembrando da grande misericórdia e graça de Deus para conosco.

Efésios 4: 31,32 “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.”

  • Deixando livre quem lhe deve.

Lucas 23:24 “Jesus disse: Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.”

  • Reconciliando com quem lhe deve.

Gênesis 50: 16-21 “Então mandaram um recado a José, dizendo: Antes de morrer, teu pai nos ordenou que te disséssemos o seguinte: Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai. Quando recebeu o recado, José chorou. Depois vieram seus irmãos, prostaram-se diante dele e disseram: Aqui estamos. Somos teus escravos.”José, porém, lhes disse: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos. E assim os tranquilizou e lhes falou amavelmente.”

  • Recusando a ser “revisitado” por sentimentos de dor.

Provérbios 4:23 “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Filipenses 3:13 “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante…”

Pagando o mal com o bem – palavras ásperas pague abençoando.

I Pedro 3:9 “Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem benção por herança.”

Lucas 6:27,28 “ Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.”

Romanos 12:19 Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois esta escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o senhor. Ao contrário: se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.”

Lembre!!!! Importante!!!!

Mateus 18: 28    “Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia um denário. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: Pague-me o que me deve!

Mateus 18: 31   “Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.”

Preste atenção: Todos vêem o que estamos fazendo, não adianta se dizer  cristão e não fazer o que Cristo manda. Só seremos seus discípulos se fizermos o que Ele manda. Não podemos estar com amnésia do Evangelho, o Evangelho do perdão . Esquecemos que o Evangelho é perdão e reconciliação? Essas são as boas Novas! Ide por todo o mundo e anuncie esse evangelho a toda criatura foi a ultima ordem de Jesus.

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 26th, 2010.
Tags: ,