Vivendo nos limites de Deus.

Mateus 5:17-20 “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da lei a menor letra o o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus, mas todo aquele que praticar estes mandamento será chamado grande no Reino dos céus. Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.” ( O próprio Jesus ensinando.)

 Os 10 mandamentos:

 Êxodo 19: 3-5 “Logo Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus. E o Senhor o chamou do monte, dizendo: Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas : Vocês viram o que fiz no Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim. Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha….”

 Êxodo 20 “E Deus falou todas estas palavras: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.

1-Não terás outros deuses diante de mim.

2-Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.

3-Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.

4- Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e nele farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servos, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.

5- Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.

6- Não matarás.

7- Não adulterarás.

8- Não furtarás.

9- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10- Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem os seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

 Êxodo 32:15,16 “Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos os lados, frente e verso. As tábuas tinham sido feitas por Deus; o que nelas estavam gravadas fora escrito por Deus.”

Os 10 mandamentos são importantes na Bíblia. Muitos que se dizem cristãos , é claro, já ouviram falar de Jesus , mas não conhecem os 10 mandamentos, ou só sabem alguns deles. São importantes princípios. Os judeus eram escravos no Egito, foram libertos. Deus falou no Monte Sinai para Moisés o que Ele queria e o que Ele esperava de seu povo. Veio diretamente de Deus. Representa os valores de Deus para os homens.

     1- Revelam a natureza e a vontade de Deus.

Os 10 mandamentos nos ensinam:

-Quais são os valores de Deus.

-O que Deus ama e odeia.

-O que Deus quer de nós.

-O que Deus quer para nós.

Êxodo 31:18 “Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no Monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”

Esses mandamentos são:

  • Ordens ( Não é sugestão.)
  • Imutáveis ( Deus não muda, suas leis não mudam)
  • Confiáveis, perfeitos

Manual de instrução para se viver melhor!

     2- Deus coloca limites para vivermos.

    Limites são positivos , não negativos! Os 4 primeiros mandamentos tratam sobre o nosso do relacionamento com Deus; os outros 6 mandamentos tratam do relacionamento com as pessoas.

Claros limites nos trazem:

  • Proteção. Ex. sinais de trânsito, regras no futebol. Limites para nossa própria proteção.
  • Segurança . O que é apropriado ou não. Saber como agir. Dá paz. Vivemos num mundo de insegurança.

Salmos 119:165  “Os que amam a tua lei desfrutam paz, e nada há que os faça tropeçar”.

  • Foco. Limites nos mostram a direção.
  • Liberdade. Limites nos dão liberdade. Ex. O adolescente pensa muitas vezes que é livre, mas está preso, induzido, aprisionado em cadeias, não é a verdadeira liberdade.
    Jesus não mudou as leis!

     Encontramos tres tipos de leis  no Velho Testamento: leis civis (justiça) lei religiosa ou cerimonial, e as leis morais.

3- Perdemos quando desobedecemos e ganhamos quando obedecemos.

 Jesus explicando ainda melhor a Lei, a importância em serem obedecidas em espírito e em verdade, não basta somente a atitude ou o comportamento exterior, mas sobretudo a intenção verdadeira do coração.

Mateus 5: 21,22Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: Não matarás, e quem matar será sujeito a julgamento. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, quem disser a seu irmão: “Raca”(idiota), será levado ao tribunal. E qualquer que disser: “Louco”, corre o risco de ir para o fogo do inferno.”

Mateus 5: 27-28 “Vocês ouviram o que foi dito: Não adulterarás. Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.”

A meta de Deus é nossa:

  • Liberação. Éramos escravos, Jesus nos liberou da escravidão, Jesus morreu por nós, somos livres.
  • Educação . Nascemos de novo, precisamos aprender a verdade, processo educacional. “Conhecereis a verdade e ela vos libertará.”
  • Dedicação . Quanto mais conhecemos quem é o nosso Deus, mais queremos  viver para Ele
  • Restauração. Todas as partes de nossa vida vão se consertar.
  • Ocupação. O quanto nos ocupamos com o seu reino, com a eternidade, o que fazemos com o nosso tempo. Nossa vida tem propósito! Fomos criados para darmos frutos!

    Salmos 19:7-11 “A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.”

 4-Nos mostra que necessitamos de um Salvador.

Quando nós conhecemos as leis de Deus e nos propomos a viver de acordo com elas, nós rapidamente vemos:

  • Quanto maravilhosamente Santo Deus é. Náo há ninguém como nosso Deus!

I João 1:5 “Esta é a mensagem que Dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; Nele não há treva alguma.”

  • O quanto espiritualmente sujos nós realmente somos.

Salmos 51: 4-5 “Contra ti, contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.”

Romanos 7:7 “Que diremos então? A lei é pecado? De maneira alguma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois , na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás”.

  • Quão incapazes somos em obedecer as leis de Deus sem sua ajuda.

Gálatas 3: 10-13 “Já os que se apoiam na prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da lei. É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela Lei, pois o justo viverá pela fé. A Lei não é baseada na fé; ao contrário, quem praticar estas coisas por elas viverá. Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, poios está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.”

Hebreus 10:16 “esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente…”

Apóstolo Paulo, tremendo homem de Deus escreve na carta a Igreja em Roma:

Romanos 7: 21-25Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto de mim. No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? ( Pergunta e a resposta ) Graças a Deus por Jesus Cristo, Nosso Senhor! …”

 O Espirito de rebelião está dentro de nós. Sabemos a lei, não há caminho, nós necessitamos de um Salvador.

Muitos vão a igreja, levantam as mãos, se sentem até felizes por algum tempo , mas realmente conhecem Cristo?

Jesus não irá nos perguntar de que igreja nós fomos, e tenha certeza, esse encontro com o Senhor é inevitável, já temos esse encontro agendado.

Romanos 14:12 Assim , cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”

O sangue de Jesus derramado na cruz do calvário é quem nos justifica diante de Deus, esse sangue pagou a nossa dívida.

A hora é agora, ore ao Senhor entregando a sua vida da seguinte forma:

-Jesus necessito de ti. Me arrependo de como tenho vivido, eu creio que o Senhor enviou o seu Filho para morrer na cruz do calvário e ao terceiro dia ressuscitou e está a direita do Pai intercedendo por nós. Senhor, entra na minha vida.

 João 13:17 “Agora que sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.”

 

 

 

 

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 24th, 2010.
Tags: ,