Cheio do Espírito Santo

  Vale a pena ler Atos 3,4.

Podemos nesses capítulos entender concretamente o que é ser cheio do Espírito Santo de Deus, a diferença do cristão que tem o título de cristão e o cristão verdadeiro. A condição fundamental é nascer de novo . O que é nascer de novo, se já nascemos, podemos nascer outra vez? Sim, nascemos do Espírito, quando nos arrependemos dos nossos pecados (que é estar fora da vontade de Deus) e aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, cremos que Ele que morreu em nosso lugar, ressuscitou no terceiro dia e está vivo a direita de Deus e intercede por nós, nesse momento o Espírito de Deus vem habitar em nós. Com o Espírito de Deus recebemos poder para enfrentar barreiras, limitações, vícios que nos impedem de sermos livres. Por nossa capacidade não conseguiríamos. O que não podemos fazer, o Espírito Santo pode, pode todas as coisas, não existe impossível para Deus.

 Um simples comportamento normal na vida cristã é orarmos quando necessitamos de ajuda, O que ocorre é que quanto mais oramos, mais Deus trabalha, mais Deus responde e nos mostra seu poder. Pessoas que pedem a Deus a sua ajuda tem mais da sua ajuda do que quem não pede.

Lucas 11:10 “Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e aquele que bate , a porta será aberta.”

Tiago 4:2 “…Não tem , porque não pedem.”

Tiago 4:8 “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vcs!”

 A proximidade, o poder, a provisão de Deus vem para aqueles que procuram e pedem por elas.

Então, porque não pedimos mais?

a- Uma das razões é que somos orgulhosos, e pensamos que podemos ter uma vida cristã por nossa conta. Em outras palavras, somos auto-suficientes.

b- Outra razão é que esperamos muito pouco de Deus.Não esperamos que Deus opere poderosamente, então não pedimos. Quando Ele não age poderosamente, ao invés de estarmos perturbados, nos contentamos em servir e orar para um pequeno Deus.

O que aprendemoms com a vida de Pedro e João em Atos 3,4?

1- Quando estamos cheios do Espírito Santo….Vemos como Jesus (Atos 3:1-10; 4: 7-13)

 a- Pedro e João eram homens especiais. Tinham testemunhado a ressurreição de Jesus e a promessa da vinda do Espírito Santo em Pentecostes. A transformação que ocorre no novo nascimento, quando o Espírito Santo vem habitar em nós é clara e inconfundível. Vemos as coisas de forma diferente.no momento em que nos arrependemos dos nossos pecados e recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. “No verso 4 diz que “Pedro e João olharam bem para ele”. Quando olharam para ele, o viram como uma oportunidade do nome de Deus ser glorificado.

 b- Necessitamos ser como Pedro. Necessitamos que o Espírito Santo nos encha até que possamos ver- realmente ver- as pessoas machucadas a nossa volta. Uma das marcas do Cristão cheio do Espírito é que ele ve o perdido, seu coração se quebra pela pessoa perdida, sem rumo e sofrendo e ele espera a ação de Deus- Ele pede a Deus que aja.

 2- Quando estamos cheios do Espírito Santo… temos a coragem e a ousadia de Jesus ( Atos 3:11-20)

 a- Quando estamos cheios do Espírito Santo , fazemos o que nunca poderíamos fazer por nós mesmos. Somos energizados e capacitados a fazer tudo o que Deus nos chama a fazer pela Sua força – dar as costas ao pecado, amar o próximo e a coragem para testemunhar sobre Jesus. Isso podemos ver em Pedro, uma completa transformação, do covarde Pedro que negou Jesus e do Pedro ousado e cheio do Espírito Santo. Convém lembrar que ele estava agora enfrentando os mesmos que haviam matado a Jesus, estava literalmente com a corda no pescoço.

 b- O que é a coragem e a ousadia?

  • Ousadia não é arrogância, não é justiça própria e não é apenas a necessidade que se precisa ter para se falar a multidão.
  • A ousadia do testemunho do cristão é originado de um tranquilo coração que confia no poder do evangelho e não se omite por causa das suas fraquezas e falta de preparo.
  • Ousadia é pedir a Deus para nos mostrar as portas que estào ligeiramente abertas e que podemos entrar.

    (Isso não significa que teremos uma personalidade diferente ou vamos falar com uma voz diferente. Significa que o Espírito Santo de Deus vai nos dar poder para com a nossa própria voz , nossa própria personalidade falarmos ou fazermos o que Deus quer que façamos.)

 3- Quando estamos cheios do Espírito Santo….falamos do Evangelho de Jesus.

 a- Pedro com ousadia comunicou o seguinte:

  • Jesus é o autor da vida, Deus em carne e o único justo;
  • Jesus foi rejeitado, crucificado e morto;
  • Deus ressuscitou Jesus da morte;
  • Devemos nos arrepender dos nossos pecados (pecado é estar for a da vontade de Deus), crer em Jesus e seremos salvos e nossos pecados esquecidos. Fé em Jesus é o unico caminho para ser salvo, para termos entrada nos céus.

O ajudar, compromisso no servir, e o sacrifício do cuidado pelos outros vai vir sempre acompanhado da mensagem de salvaçào do evangelho.

 4- Quando estamos cheios do Espírito Santo…pedimos a Jesus para fazer mais (Atos 4:29-32).

 a- Eles não oraram para se livrarem das circunstâncias, eles oraram por ousadia, mais poder, mais curas, mais sinais e maravihas.

b- Eles não se acomodaram pelo que já tinham conseguido.Eles clamavam para que Deus continuasse a usá-los. Eles nào disseram: “Bem , já fizemos a nossa parte, já falamos bastante, podemos parar.”Eles disseram o contrários:”Capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.”

 Concluindo:

-Estamos conformados e acomodados com o sofrimento que vemos a nossa volta?

-Não devemos nos conformar. Devemos clamar a Deus para vermos o seu poder em ação. O mesmo Espírito que trabalhava na igreja primitiva está aqui hoje.

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at December 2nd, 2010.
Tags: ,