Colocando limites e construindo fronteiras.

Voce está cansado demais?

Jesus disse: Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.

Pare!!!!!

Colocando limites e construindo fronteiras, o que preciso saber?

1-Reconhecer quais são os limites saudáveis .

Genesis 2: 2-3Havendo Deus acabado no último dia a obra que fizera, descansou nesse dia de toda obra que tinha feito. E abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou, porque nele descansou de toda obra de criação que fizera”.

Deus se cansa ou está simplesmente nos ensinando como deveríamos agir?

Deus estabeleceu princípios, necessitamos descansar, e Deus nos deu o exemplo.

Precisamos de limites e fronteiras em nossa saúde , em nossas emoções, em nossas finanças, em nossos compromissos, em nossos relacionamentos, em nossa agenda…

Valores que precisamos lembrar :

-O processo está sobre o produto.

Em João 15, Jesus ensina que Ele é a videira verdadeira e nós os ramos. O mundo diz que o fim justifica os meios, mas o nosso caráter é moldado como o de Cristo no processo, no desenrolar, no caminhar…o processo mostra se vamos ser aprovados.

 -Investir está sobre o gastar.

Muitas pessoas gastam suas vidas, mas não investem nelas.

-Guardar está sobre gastar.

As vezes é mais prudente guardar, nem sempre o que vejo ou o que quero é realmente o que necessito. Ex .Compras .Deixar uma margem de sobra no orçamento, um limite evita stress.

-Efetividade está sobre a atividade.

Muitas vezes não é pelo muito fazer , mas a sabedoria do que fazer, no tempo próprio e na forma certa vem de Deus.

2- Descobrindo as prioridades.

Salmos 139 : 23,24Sonda-me , ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”.

Lucas 9:25Que aproveita ao homem ganhar o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?”

O que realmente é prioridade  para o Senhor?Como posso cumprir ?

-Organizando-se.

Efésios 5:15,16Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo porque os dias são ma

Organizando em torno das prioridades, dos propósitos que Deus tem para nossa vida.A pessoa prudente se preocupa em organizar tempo, energia…, a imprudente segue de qualquer forma, sem se importar , mas cedo ou mais tarde estará limitada pela sua falta de zelo e cuidado. A saúde (pressão arterial, problemas cardíacos, úlceras e gastrites,,,,)as relações familiares, suas emoções, suas finanças… são afetadas por falta de organização.

-Disciplinando-se.

Tiago 1:14Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscencia”.

Organizar-se é uma coisa , manter essa organização, exige disciplina.

-Sendo flexivel.

Marcos 6: 31-34   “Ele lhes disse: Vinde vós á parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. Então foram sós num barco para um lugar solitário. A multidão viu-os partir, e muitos o reconheceram, e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram antes deles. Jesus descendo do barco, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não tem pastor. Então passou a ensinar-lhes muitas coisas”

Na nossa vida devocional, financeira, fisica, emocional, o que é importante priorizar agora? O que é mais importante ?

Versículos abençoadores que devemos lembrar diariamente:

Provérbios 3:5,6 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas”.

Mateus 6:33Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Filipenses 4: 6,7Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.”

1 Pedro 5:6,7 Humilhai-vos, portanto, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. Lan;ai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.”

Mateus 6: 11,35O pão nosso de cada dia nos dai hoje.”Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.”

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at December 22nd, 2010.
Tags: ,