Caminhar com Deus, o que é?

 Gênesis 5:24 “Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.”

 Vemos a importância da caminhada com Deus :

  •  Nas palavras de Deus para Abraão

 Gênesis 17:1 “Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.”

  •  Na ligação que Deus faz entre andar com Ele e as bençãos que Dele recebemos.

 Salmos 1:1 “Bem- aventurado o homem que não anda segunda o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos escarnecedores.”

Salmos 128:1 “Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.”

 Para caminhar com Deus devemos aprender a:

 1- Andar em Santidade.

 Quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, o Espírito Santo vem habitar em nós, somos moradia do Espírito Santo de Deus.Comparando com a época de Moisés onde os sacerdotes que serviam no Tabernáculo foram ungidos pelo próprio Moisés para o serviço , somos também ungidos , selados, separados , pertencemos a Deus e devemos caminhar com Ele para que possamos dar frutos e cumprirmos o propósito para o qual fomos criados.”

1 Pedro 1: 15-16 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porque está escrito : Sereis santos, porque Eu sou santo.”

Hebreus 12:14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ningué, verá o Senhor.”

Salmos 96:9 “ Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele., todos os habitantes da terra.”

Para andar em santidade devemos:

  • Aceitar, receber o dom(presente) da justiça de Deus – Todos os nossos pecados foram perdoados. Foram jogados no fundo do mar e deles o Senhor não mais se lembra.
  • Permitir que Deus nos mostre impuras áreas.
  • Nos focar no caráter interior, não em regras exteriores.
  • Renovar nossos pensamentos.
  • Evitar coisas e situações que podem nos contaminar – corpo e espírito.
  • Conhecer quem somos em Cristo. – O milagre de ser livre, perdoado, filha de Deus, Embaixadora de Cristo e co-herdeira em Cristo.  Precisamos estar atentos: Moisés tirou o povo do Egito, eram livres, mas ainda pensavam como escravos. Jesus nos livrou da escravidão, do jugo pesado, somos livres para vivermos plenamente tudo o que Deus tem para nós.

 Tiago 1:22 “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

 2- Andar em Fé

 Fé X Sentimentos – Os nossos sentimentos nos enganam, não podemos viver por eles. Quando conhecemos o Deus que tudo pode, a nossa certeza e esperança está em Deus, não nas situações que estamos vendo. Só confiamos em quem conhecemos.

 Caminhar em fé significa:

  • Viver em obediência. Ex. Qdo somos magoados, queremos pagar na mesma moeda, mas o que diz a Palavra em Mateus 5:4,5? Quando obedecemos, demontramos que confiamos inteiramente no Deus que servimos e que O amamos.

Mateus 5: 4-5   “Bem aventuradosos que choram, porque eles serão consolados. Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.”

  • Viver na certeza e esperança em todos os momentos de nossa vida. Como vivemos? Em certeza ou medo?
  • Viver uma vida em persistência.

Romanos 4:18-21 “O qual, em esperança creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe for a dito: Assim será a tua descendência; e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer.”

 Não interessam as circunstâncias naturais, o nosso Deus pode TUDO. Não há impossível para Ele. Como vemos o exemplo citado acima na vida de Abrão,  onde todas as promessas se cumpriram, independente de ser impossível aos olhos humanos, um casal com mais de cem anos gerar filhos.

 3- Andar em amor.

 Colossenses 3: 12-15 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossoscorações; e sede agradecidos.”

 Caminhar em amor é:

reconhecer que erramos e podemos ter prejudicado alguém= pedir perdão;

-perdoar;

-ser amigo;

-servir;

-dar suporte em momentos de dificuldade, o verdadeiro amor se reconhece nos momentos difíceis.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at January 2nd, 2011.
Tags: ,
  • priscila

    seguir conforme a vontade de Deus sempre. amei a Deus sobre todas as coisas. amem