As Bem Aventuranças – Humildade.

 Através desse estudo iremos aprender como aplicar as Bem Aventuranças na nossa vida. E , se permitirmos essas qualidades serem formadas em nós, levaremos uma vida verdadeiramente abençoada.

Quando pensamos em avançar na vida, o mundo nos fala para ir ao topo. O mundo diz: O caminho é subir! Suba a escada do sucesso! Vá para as estrelas!

Fazer metas é muito bom, mas se nós não tivermos cuidado, podemos encontrar a morte espiritual nesse processo de perseguir o sucesso.

Nas 8 bem aventuranças, Jesus fala radicalmente sobre Seu diferente caminho de pensar e viver . Ele promete que teremos felicidades e bençãos!!!

Alguns aspectos:

· Foi o sermão plataforma de Cristo, se assim podemos chamar, comparando ao que fazem os candidatos a cargos eletivos quando se lançam em campanha.

· Foi um grito de alerta para a vida moral e social de um povo que, diante da letargia de 400 anos sem profecia, estava perdendo seus princípios e valores.

· Foi uma advertência sobre a supremacia dos aspectos espirituais, que devem ornar a vida do homem, em contraposição aos apelos materiais que o sufocam.

· Foi finalmente, a revelação da presença de alguém especial entre os homens, o Filho de Deus, o Messias esperado,para prover salvação que o pai dos céus, desde o princípio dos tempos prepara para a sua criatura..

 Mateus 5:1-3 Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e Ele começou a ensiná-los dizendo: Bem-aventurado os pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus.”

   “Para subir é preciso descer”.

 Jesus fala sobre atitudes, sobre favores de Deus, como ser abençoado e qual é o caminho.

Os pobres de espírito são aqueles que reconhecem de coração ser “pobres” no sentido de não poderem realizar nenhum bem sem assistência divina e que não tem nenhum poder em si mesmos que os ajude a fazer o que Deus requer deles.

 O reino dos céus, não é lugar para :

· Orgulho – rejeitar a exaltação

· O que vive de aparência

· O que quer a aceitação e aprovação dos homens

· A exibição de talentos

· Achar que é o melhor e é superior aos outros

· Acumulação

 João 2:15,16 “Tendo feito um chicote de cordas, lançou a todos fora do templo, bem como os bois e as ovelhas; espalhou o dinheiro dos cambistas, derrubou as mesas e disse aos que vendiam pombas: Tirai daqui estas coisas! Como ousais transformar a casa do meu Pai em mercado!

 Como é o orgulhoso:

· A pessoa é o centro do universo, tudo gira em torno dela

· É auto suficiente

· Se basta para sua segurança

· Dona de verdade

· Se auto promove

 Provérbios 16:5 “Abominação para o Senhor todo altivo de coração. Certamente não ficarão sem castigo”.

Lucas 14:11 “Pois qualquer que a si se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

Tiago 4:4-6 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade com Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou pensais que em vão diz a Escritura que o Espírito que Ele fez habitar em nós tem intenso ciume?Antes, Ele nos dá uma graça maior. Portanto, diz a Escritura: Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes”.

Lucas 13:13-14 “Então Ele põs as mãos sobre ela, e logo ela se endireitou, e glorificava a Deus. Tomando a palavra o chefe da sinagoga,indignado porque Jesus curava no sábado, disse a multidao: Seis dias há em que é mister trabalhar. Nestes vinde para serdes curados, e nâo no sabado”.

O orgulhoso pensa que controla sua vida.

Mateus 16:26 “O que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?

Em João 13 vemos que Jesus lava os pés dos discípulos e nos ensina a fazermos o mesmo.

João 13: 13-14 “Vós me chamais de Senhor e Mestre, e dizeis bem, pois eu o sou.Ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros”.

A chave para abrir a Porta dos céus é a da humilhação.

João Batista fez muitos discípulos e dizia que : “É importante que Ele cresça e eu diminua”.Ele cumpriu oa vontade de Deus que era preparar o caminho do Senhor.

E na nossa vida, o que importa?

Lucas 13:17 “.Dizendo Ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que Jesus fazia”.

Mateus 16:25 “ Pois aquele que quisere salvar a sua vida, perde-la-á, mas quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á”.

Com orgulho não se abre a porta dos céus!!!!

Quando temos acesso ao reino de Deus, temos acesso a tudo.

Em II Reis 5: 14 vemos a história de Naamã que era um homem de grande importância no reino, pegou lepra e estava num estado deseperador. O Profeta Eliseu mandou que mergulhasse 7 vezes no rio Jordão. O milagre foi a água do rio?

Ele precisou se humilhar e obedecer para que a cura viesse!

Marcos 5: 23-24 “e lhe implorou insistentemente: minha flinch está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva. Jesus foi com ele.”

Filipenses 2 :5-11 “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas evasion-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, Humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda lingua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a Glória de Deus Pai.”

Jesus humilhou-se em obediéncia e Deus o exaltou!

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at February 2nd, 2011.
Tags: ,