Como vc se vê?

 Como é a sua auto-imagem? Auto-imagem é a forma como nos vemos . É importante porque afeta nossas relações com os outros, e ainda impacta a nossa relação com Deus. Ela determina, de forma significativa, o curso de nossas vidas.

Dois extremos perigosos existem quando se trata de auto-imagem.

O primeiro é um ego super-inflado – o que comumente chamamos de orgulho. A pessoa cheio de orgulho espera que o mundo gire em torno de suas necessidades e desejos. Tende a ser demasiado exigente, auto-focado, mesquinho, e facilmente irritadiço com a criatura “inferior” ao seu lado. Seu lema de vida é: “Tudo gira em torno de mim!” Passa a vida com altivez e arrogância no  espírito. Você sente o “ar de superioridade” quando está ao seu redor.

Mas o orgulho geralmente atinge pessoas de maneiras mais sutis. Orgulho pode nos convencer a pensar fantasias sobre nós mesmos e nossas habilidades. Ele pode levar uma pessoa a ser enganada por desejos irreais, sonhos e expectativas. Pode estar cega para a realidade de suas falhas, fraquezas e áreas necessárias de crescimento. Pode alimentar um monte de pensamentos e padrões de hábitos insalubres. Ele pode levar a escolhas e decisões imprudentes.

A outra armadilha perigosa da auto-imagem é um sentimento assustador de inferioridade. Muitas pessoas vivem sob o chicote de um feitor interno de pensamento negativo, auto-ódio e vergonha. Eles marcham pela vida com muito pouca confiança. Medo e insegurança roubam-lhes a paz e a produtividade. Embora possam trabalhar duro para realizar com perfeição o que desejam,  e se apresentam aos outros de uma forma segura e confiante, por baixo de tudo, na verdade é atormentado pela ansiedade, esperando a inevitável exposição de sua incapacidade e incompetência.

Como podemos evitar as armadilhas perigosas da auto-imagem? A libertação do orgulho e a cura da inferioridade vêm de um relacionamento correto com Deus. A libertação acontece quando chegamos a saber mais sobre quem Deus é, e quem somos Nele, através de um relacionamento pessoal com Jesus Cristo e no estudo da Sua Palavra.

A auto-imagem saudável também exige , com a ajuda de Deus, que nos avaliemos honestamente  – para permitir que Deus nos mostre a medida certa da realidade dos nossos dons, pontos fortes de caráter e capacidades. Trata-se de convidar o Senhor para  nos mostrar as  áreas necessárias de crescimento em nossas vidas. Ele vem quando abrimos nossas vidas para o Seu amor , assim como para sua disciplina amorosa. O Senhor quer pintar um retrato realista em nossos corações de Sua percepção de nós. Sua percepção nos traz segurança e confiança, desafiando-nos com ternura, enquanto fazemos mudanças necessárias no nosso pensamento, atitudes e ações.

A auto-imagem saudável acontece quando percebemos que Deus nos ama do jeito que somos, mas Ele nos ama demais para nos deixar do jeito que somos!

Share
Posted in reflexao by agnes at April 8th, 2011.
Tags: