Carne X Espírito

Gálatas 5:17   “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”

Estamos concluindo  o  penúltimo  bloco de concreto na fundação do nosso estudo sobre o fruto do Espírito. Estamos ampliando nosso entendimento sobre  o Espírito Santo, o único que pode nos  fazer viver além de nós mesmos. Vamos Prestar atenção em Gálatas 5 e 6. Vamos observar o contraste entre viver na carne( natureza corrompida) e viver pelo Espírito.

Nas duas colunas abaixo, organize detalhadamente esses 2 capítulos no que diz respeito a carne e ao Espírito.

CARNE ESPÍRITO  
     
     
     
     
     
     
     
   

Gálatas 5:17   “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”

Amadas, um dos maiores motivos de falha em nossos vida diária é não darmos a devida atenção ao balanço entre o Espírito e a carne, fazendo com que trabalhem como colegas de trabalho. Isto é absolutamente impossível. Não há nada a fazer com a força X fraqueza.Isso não é possível. Não podem trabalhar juntos porque  estão em polos contrários.

O que você entende por “ viver na carne”?___________________________

O que você acredita ser “ viver no Espírito”?_________________________

Romanos 7: 7-25   “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.”

Leia em voz alta e sinta a emoção de Paulo, seu senso de frustração. Quando lemos com a nossa própria boca sabemos que estamos na mesma situação de Paulo.Graças a Deus que não vivemos em todos os momentos esse tipo de agonia, mas existem ocasiões em que a carne fala mais alto.

Romanos 7:8   “Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.”

Romanos 7;11 “Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.”

Amadas, como o pecado aproveita as brechas que damos….Basta decidirmos fazermos um voto ou uma resolução espiritual que a nossa carne começa a chamar nossa atenção para sairmos do nosso propósito. Não precisamos nem do Inimigo para fazer isso, a nossa carne já é suficiente para nos sabotar.Não podemos sempre dizer: “Foi o inimigo que me fez fazer isso”.

As Escrituras revelam que a humanidade redimida tem 3 inimigos.Identifique em cada passagem o inimigo:

 1João 2:15-17   “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”_______________

I Pedro 5:8   “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”___________

Gálatas 5:19   “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”_______________________________________________

O SISTEMA DO MUNDO É NOSSO INIMIGO.Necessitamos dar apenas uma olhada nos anuncios nas ruas para vermos o que mundo quer colocar a toda velocidade na nossa cabeça para nossa espiritual destruição.Satanás é nosso inimigo e ele lidera um exército de enorme proporção.Finalmente, nossa natureza  pecadora  ou o que nos referimos como nossa carne , é nosso inimigo também.

A sociedade ensina ”siga seu coração”. O que Jeremias 17:9  (Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”) tem a nos dizer?______________________________________________

Não podemos confiar no nosso coração. O mundo, o inimigo e a carne são inimigos muito fortes, não são?Você não tem um ligeiro sentimento de derrota?

1 João 4:4   “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.”

Amadas, você está entendendo a razão do nosso estudo? Maior é o que esta em nós do que o que está na mundo. Preste atenção, esse verso nos fala que Deus tem nos dado a vitória sobre esses 3 inimigos se seguirmos a Ele.

II Coríntios 2:14   “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.”

O Espírito Santo de Cristo , que habita em nós e exerce domínio sobre tudo ,  é maior do que “ele” que é o príncipe desse mundo e dá as regras para esse mundo.

João 12: 31   “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.”

Quem está em nós é a chave para vencer quem está no mundo, tudo que é do mundo e tudo que é da carne.

2 Pedro 1:3-4   “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.”

O que o Espírito Santo nos dá?_________________________________

Por que Ele tem dado tudo que necessitamos?

II Coríntios 9:8   “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra.”

Minha amada, se você nasceu de novo, você possui tudo que necessita para a vitória.Você está completamente preparada para toda boa obra. Você está capacitada para o sucesso. Através das próximas semanas , estudaremos mais sobre o único, o  “Eu Sou” que é capaz de nos guardar de tropeçar e pode nos apresentar sem mácula e com grande alegria nos levando  ao patamar de vitoria que já  nos foi dado em Jesus.”

Judas 24   “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória.”

Louvado seja o Senhor!

Share
Posted in estudo by agnes at July 25th, 2011.
Tags:
  • DIRCE

    MATURIDADE ESPIRITAL- GÁLATAS 6:9.1O
    TENHO FEITO DENTRO DO POSSÍVEL BEM A TODOS SEM PERDER O ÂNIMO E A FÉ.
    PORÉM, ÀS VEZES ME SINTO EXAUSTA. É REALMENTE EXAUSTIVO, MAS TENHO FÉ QUE O SENHOR NOSSO DEUS FARÁ EM SEU TEMPO O QUE TANTO PRECISAMOS ANTES DE PARTIRMOS ETERNAMENTE, NÃO TEMOS DÚVIDA, ELE NÃO MENTE E SEU NOME SERÁ HONRADO SEMPRE.
    AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES NO MOMENTO ESTÃO ENTREGUE EM SUAS MÃOS. ELE CARREGA O PESO COMO DIZ EM ISAIAS 40:31. ESPERO NO SENHOR MEU DEUS E MINHAS FORÇAS SE RENOVARÃO.
    GALÁTAS 5:17
    CARNE E ESPÍRITO
    VIVER NA CARNE: É SÓ DESEJAR COISAS MATERIAIS, COISAS DESSE MUNDO: É NA VERDADE VIVER EM PECADO.
    VIVER EM ESPÍRITO: É VIVER NA FÉ, ACREDITAR NO NOSSO PAI TODO PODEROSO E ACEITÁ-LO TOTALMENTE COMO NOSSO ÚNICO SALVADOR.
    DEUS ABENÇOE VC E SEUS ESTUDOS, QUE MUITO VEM ME AJUDANDO E TENHO CERTEZA A MUITAS OUTRAS PESSOAS.
    FIQUE NA PAZ