Guiados pelo Espírito.

Gálatas 5:25-26    “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”

No último estudo vimos os 7 ministérios do Espírito Santo, a maioria deles ocorre quando nascemos de novo. Hoje iremos descobrir os 6 diferentes caminhos pelos quais o Espírito Santo se mostra .

Leia as Escrituras abaixo e vá determinando cada manifestação distinta do Espírito Santo.

João 16:12-15   “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”

O que o Espírito faz com as Palavras de Jesus?_________________________

Gálatas 5:18   “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.”

Romanos 8:14   “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”

Somos_________ pelo Espírito.

Romanos 8:16   “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Quais das suas necessidades o Espírito atende?

(  ) segurança   (  ) certeza da salvação   (  ) bençãos   (  )  habilidades e talentos

Romanos 8: 26   “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

Descreva um momento em que você tenha dependido do Espírito da forma acima._________________________

1Coríntios 12:1-11   “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”

Liste os caminhos descritos em que o Espírito Santo vai de encontro as necessidades da igreja e dos cristãos.

______________________________________________________________________________________________________________________________

Gálatas 5:22-23   “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”

O Espírito dá presentes, mas Gálatas 5:22-23, afirma que ele desenvolve ____________________na vida dos cristãos.

Eu oro para que você comece a compreender o quão ativo é o Espírito Santo de  Deus em sua vida vida pessoal!  Lembre , essas atividades são caminhos em que o Espírito Santo se  manifesta,  Ele mesmo, a Sua presença. Todas as vezes em que você entende a Palavra de Deus, é o Espírito Santo se manifestando a você como professor. Deus de alguma forma tem tocado seu coração para discernir direção? É o Espírito Santo  se manifestando. Quando  você está edificando  o corpo de Cristo através do serviço, o Espírito Santo é evidenciado como o Doador de dons. Em todo o tempo  em que você expressa amor por alguém , onde você nunca imaginaria ser tão tolerante, você esta testemunhando o fruto do Seu Espírito.Ele continuamente testemunha com seu espírito, Ele ora por você quando você não sabe como orar.

Descreva a última vez em que seu espírito estava desejando orar, mas não sabia como.__________________________

Como Deus respondeu  essa necessidade pessoal?_____________________

Quem você pensa que ora para Deus por uma resposta  específica para uma necessidade? O Espírito Santo,que está sempre ansioso para interceder pelos filhos de Deus.A Intercessão do Espírito Santo não nos dá licença para não orarmos. Ouvimos pessoas atualmente dizendo: “ Não tenho tempo para orar, o Espírito Santo intercede por mim.”Esse tipo de atitude não é o que Paulo descreve em

 Romanos 8:26-27  “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.”

O Espírito intervem na nossa fraqueza , mas não quando evitamos buscar a Deus em oração. 1 Tessalonicenses 5:17 nos fala para “orar continuamente”, mas quando o nosso estado humano está enfraquecido sem palavras e sem direção para orar, podemos nos confortar com gemidos inexprimíveis do Espírito Santo por nós. Que lindo! É verdade!

Através do nosso estudo sobre os ministérios e manifestações podemos aprender muito acerca da Sua personalidade, Sua criatividade,Sua concientização, Sua consistência, Sua proteção, Sua delicadeza e sua lealdade. Vamos gastar mais algum tempo na concientização dos 2 caminhos que podemos tomar  que podem afetar o Espírito Santo.

1 Tessalonicenses 5:19 nos fala para não extinguir o Espírito.

Podemos extinguir o Espírito Santo.A palavra grega para extinguir é shennumi que nesse contexto significa: amortecer, impedir, reprimir, prevenção para que o  Espírito Santo não exerça sua influência total. Muito simples, extinguir o Espírito é dizer “não” para Deus.

Como temos notado, o Espírito Santo nunca extingui Sua presença. Temos também notado que Deus tem um final esperado para quem Ele continuamente move.Ele deseja  que O reconheçamos como completamente soberano sobre toda decisão e direção em nossas vidas.

Jeremias 10:23   “ Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos.”

Deus detém os direitos das: (  ) nossas vidas  (  ) nossas famílias  (  ) da igreja

Quando resistimos a autoridade de Deus e dizemos “não” para sua liderança, estamos extinguindo o Espírito Santo. Na vida do cristão , o oposto de cheio do Espírito não é vazio do Espírito, mas o Espírito extinguido.

O segundo caminho de como podemos afetar o Espírito Santo, vemos em

 Efésios 4:30   “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”

Tem a ver com a sermos selados. O Espírito Santo pode ser entristecido. A palavra grega para entristecido é lupeo que significa: a afligir com tristeza, causar sofrimento, ofender. A Palavra nos fala que a terceira pessoa da Trindade é capaz de sentir dor. A palavra de Deus cita somente um agente causador de Sua dor, aqueles onde Ele habita e os mesmos que são sua fonte de alegria.

Como podemos entristecer o Espírito Santo?

Efésios 4:31   “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós”

Quais comportamentos ou atitudes  exige que sejam tiradas de nós?___________________________________________________________

O pecado na vida do cristão causa o entristecimento do Espírito Santo. Consequentemente, a dor do Espírito Santo não irá cessar até que seja tirado de nós o pecado. Como tiramos de nós o pecado? Através da confissão e arrependimento. Essas são familiares palavras para nós ainda que não a entendamos completamente a intenção.

Muitos de nós aprendemos que orando repetidamente as palavras: “ Perdoe meus pecados”. A Palavra arrependimento significa voltar e andar em outra direção, não podemos ,é claro, nos arrependermos de alguma coisa vaga e sem ser especificada.Para o Espírito estar liberto da tristeza e para que possa nos encher, todo pecado conhecido deve ser objeto de arrependimento. Orações de perdão sem nenhuma preocupação com o que causa a desaprovação de Deus são um desperdício de tempo.Não podemos confessar o que não iremos enfrentar. Devemos ser específicos.

2 Coríntios 7:10   “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.”

Para onde nos leva o verdadeiro arrependimento?_______________________

Se não temos nenhuma experiência de tristeza pelo pecado, não temos totalmente virado as costas para o pecado. A verdade é que apreciamos alguns pecados, nós os estimamos. Não queremos deixá-los, admitimos para Deus que temos compromisso com eles, nos falta a tristeza que nos daria força para deixá-los.

 Você se lembra de um pecado do passado? Qual foi o efeito na sua proximidade com Cristo?__________________________________________

 O que podemos fazer quando descobrimos que não nos entristecemos numa área que sabemos ser pecado? Peça a Deus para nos vivificar na tristeza que vai levar ao arrependimento. Amadas, Somos frequentemente escravos das memórias, mesmo as que prezamos. Não temos idéia de como aqueles pecados que guardamos nos prendem  , nos escravizam e nos tornam vulneráveis ao nosso inimigo. Deus deseja derramar suas bênçãos sobre cada cristão, mas retem a sua mão quando nos apegamos aos pecados do passado .

Não extinguir o Espírito Santo é dizer SIM para Deus. Não entristecer o Espírito Santo é dizer NÃO para o pecado.

Share
Posted in estudo by agnes at July 22nd, 2011.
Tags: