Ágape – o amor que cuida.

I Coríntios 13:7-8   Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá”.

Começamos a estudar o Amor Ágape, o tipo de amor que é a base do Fruto do Espírito. Deus graciosamente incluiu em Sua Palavra o lindo discurso descrevendo esse amor.

Coríntios 13   “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”

Não deixe o ranço do “ já conheço” pegar você. Podemos ter familiaridade com as palavras e não termos familiaridade com o significado e sentido. Creia em Deus que fielmente ensina alguma coisa nova sobre a caminhada em amor. Como lemos no capítulo, tenhamos  em mente que toda vez que se usa a palavra amor ou caridade em 1 Corintios 13 é a palavra que vem do grego Ágape.

Qual a sua primeira reação  com relação a esse capítulo? Como você se sente com esse tipo de amor, o  Agape? Circule os sentimentos que se aplicam a você.

Oprimida          –         cética         –          desafiada          –           irrealizável         –         confiante

Lembre-se,  Paulo estava no processo de dar específicas instruções sobre o propósito e a prática dos dons espirituais. Ele começou seu discurso de Ágape ilustrando o relacionamento com os dons do Espírito. As pessoas da Grécia apreciavam a eloquencia. Eles amavam a filosofia e ouviam tudo, ainda  mais se fossem presenteados com palavras bonitas . Na realidade, eles poderiam  considerar o discurso mais impressionante se eles tivessem entendido uma unica palavra.

 1 Corintios 2:1-2   “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.”

Paulo admite que ele não veio para eles com uma grande oratória, ele vinha com um único propósito. Não é de se admirar que as pessoas de Corinto abusasem do dom de linguas! Eles eram mais interessados na expressão linguística do que no significado. Paulo responde : Ainda que eu falasse a lingua dos homens, mas não tivesse amor gape) seria como o metal que soa ou como o sino que tine.Depois ele se refere aos dons espirituais de profecia, conhecimento e. v2   “E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”

As escrituras dizem que se esses 3 presentes  não expressam amor , deduz-se que eles sem amor, nada ___________.

Amadas, vocês já tem ouvido pessoas que dizem coisas lindas e perfeitas, mas suas personalidades são frias como o gelo? Talvez elas simplesmente usem os seus dons sem amor. O que é importante é irmos diante do Senhor e pedir a Ele para nos dar o supernatural amor pelas pessoas que estamos ensinando, atendendo, trabalhando ou no que estivermos fazendo, de outra forma tudo fica sem sentido e passageiro.

Paulo amplia sua expressão para um lado mais ainda  extremo dizendo:

v.3   “E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”

v. 4-8   “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.”

Agape é:                                                                          Agape não é:

   
   
   
   

Características de ÁGAPE:

1.       Aprendemos que Agape é paciente.

A palavra do grego  makrothumia  representa basicamente: “ a pessoa que é capaz de vingar-se antes de abster-se de fazer”.

Romanos 12: 17-21   “A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”

Marque C ou E:

_____1.  Devemos fazer todos os esforços para viver pacificamente com todos.

_____2. Quando fomos injustiçados, nunca devemos nos vingar porque Deus não se agrada da vingança.

_____3. Devemos tratar nossos inimigos como eles nos tratam.

____4. O mal é superado com o bem.

Que resposta Deus dá em Provérbios 25: 21-22 adicionando a Romanos 12:20?_____________

Provérbios 25:21-22   “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você.”

Romanos 12:20   “Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”.

2.       Aprendemos em 1 Coríntios 13 que Agape é bondoso. A palavra grega para bondoso é chresteuomai que significa: mostrar-se útil. Ágape se voluntaria para ajudar. Talvez a pobre Marta estivesse apenas procurando um pouco da bondade de Maria na cozinha enquanto Maria estava procurando uma coisa melhor!

3.     Aprendemos que Ágape não é invejoso. A palavra grega zeloo significa “ser zeloso” , e conota  o ciúme . Inveja sempre termina em alguma forma de ação. A mesma palavra é usada em Atos 7:9   “Os patriarcas, tendo inveja de José, venderam-no como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele”.

Nesse verso podemos ver que o ciúme e a inveja podem causar: (circule uma)

 Assassinato               competição            escravidão           luta

Podemos ver pelos jornais e descobrir que inveja pode matar,o amor Ágape nunca inveja.

4.       Aprendemos que o Ágape nunca se vangloria.   

1 Coríntios 1: 27-29   “   Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.”

Por que Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios?__________

1 Coríntios 1:31   “para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”.

Qual é a única fonte de glória?______________________

5.    Descobrimos que Ágape não é orgulhoso.

Quais as negativas consequências para o orgulho nas Escrituras?

2 Crônicas 26:16   “Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, ao seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso.”

Salmos 10:4   “Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos.”

Provérbios 11:2   “Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes”.

Daniel 5:20  “ Mas, quando o seu coração se tornou arrogante e endurecido por causa do orgulho, ele foi deposto de seu trono real e despojado da sua glória.”

Obadias 3   “ A arrogância do seu coração o tem enganado, você que vive nas cavidades das rochas e constrói sua morada no alto dos montes; você que diz a si mesmo: ‘Quem pode me derrubar? “

Jeremias 13:17   “Mas, se vocês não ouvirem, eu chorarei em segredo por causa do orgulho de vocês. Chorarei amargamente, e de lágrimas os meus olhos transbordarão, porque o rebanho do Senhor foi levado para o cativeiro.”

2 Crônicas 32:26   “ Então Ezequias humilhou-se reconhecendo o seu orgulho, como também o povo de Jerusalém; por isso a ira do Senhor não veio sobre eles durante o reinado de Ezequias.”

Provérbios 13:10   “O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.”

A última vez que você discutiu com alguém , o orgulho estava  envolvido? (  ) sim    (  ) não . Explique. _______________________________

Somos emocionais o bastante para discutir um problema sem que o orgulho não esteja envolvido. Lembre, discussão e confrontação em amor são ações diferentes.Na grande maioria das vezes a nossa discussão é somente para não termos o nosso orgulho ferido. O alívio inunda nossa alma quando descobrimos que não somos responsáveis pela vida espiritual de ninguém, nem do nosso marido, nem dos nossos filhos e netos. A culpa acaba atrapalhando a nossa  própria vida espiritual. Deus ama os nossos queridos mais do que nós.

Continuaremos o nosso estudo….

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at August 30th, 2011.
Tags: