Maturidade Espiritual

1 Coríntios 2:12   “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.”

Hoje vamos concluir a fundação do estudo sobre o fruto do Espírito. Vamos ler Gálatas 6.

Gálatas 6:1   “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.”

Que tipo de pessoa o apóstolo Paulo cita como instrumento da restauração de Deus?______________________________________________

O que significa a frase” você que é espiritual”? Paulo incluiu essa lição na sua carta a igreja de Corinto.

1 Coríntios 2:5-7 “Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória.”

1 Coríntios 3:3   “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?

Para quem é a “mensagem de sabedoria” (1 Coríntios 2:6)?___________________________

Quando Deus destinou essa sabedoria secreta para ser nossa (1 Coríntios 2:7) ?

(  )quando Cristo morreu na cruz (  ) antes dos séculos  (  ) quando cremos em Cristo para salvação

1 Coríntios 2:9-10   “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem. São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.”

O que o Espírito Santo precisa fazer para que o perfeito plano de Deus se cumpra em sua vida?________________________________________________________

1 Coríntios 2:12 -13  “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.”

Por que nós temos recebido o Espírito de Deus e não o espírito do mundo?

(  ) porque somos realmente boas pessoas; (  ) entendemos que Deus nos dá gratuitamente;

(  ) podemos ter poderes para viver a vida cristã.

Como o Espírito Santo fala?___________________________________________

1 Coríntios 2:14   “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Por que a pessoa que não tem o Espírito Santo é incapaz de entender as coisas espirituais?________________________________________________

1 Coríntios 2:15   “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”

Qual é esse maravilhoso paradoxo apresentado em 1 Coríntios 2:15?__________________

1 Corintios 2:16   “Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”

Como você sente a afirmação de que nós temos a mente de Cristo?____________________

1 Coríntios 3: 1   “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.”

O que  Paulo fala sobre a Igreja de Corinto?

(  )maduros  (  )fieis colaboradores  (  ) bebes espirituais  (  )companheiros sofredores

Qual foi a manifestação exterior de imaturidade interior?_____________________

O apóstolo Paulo apresenta 3 grupos distintos e toda pessoa se encaixa dentro de um desses grupos.

1 Coríntios 2:14   “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Em 1 Coríntios 2:14 Paulo introduz o primeiro tipo de pessoa “ o homem sem o Espírito”. A Palavra trata desse homem como “homem natural”. O homem natural é o homem que não foi redimido.

1.       O homem natural

Romanos 8:9  “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”

O homem ou a mulher que não foram salvos, não conseguem discernir as coisas espirituais de Deus. Aqueles que não conhecem a Cristo estão espiritualmente mortos, porque não possuem o Espírito de Deus.

Efésios 2:1   “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”.

Cristãos lutam com essa verdade. Não conseguimos entender porque amigos nossos não conseguem entender o que para nós é tão óbvio. Ficamos pasmos e dizemos: Você não vê isso? Não, eles não conseguem, é idiota para eles. Explicando de uma forma bem simples: te envio um e-mail, você precisa de um computador, laptop ou o que seja compatível para conseguir abrir e ler meu e-mail. Posso mandar e-mails todos os dias, mas o meu amigo não tem um computador para abrir, então ele não vai receber. Ele não tem o equipamento necessário para ver meus e-mails.Você não poderia compreender as coisas de Deus sem o Espírito de Deus  em você para receber e processar a informação. O homem natural  não entende a importância da vitória sobre o pecado. Eles caminham em sua própria natureza. Não precisamos nos surpreender com a depravação que nos ronda.

Não devemos ficar surpresos com a depravação que nos cerca. Acreditamos, muitas vezes, que as clínicas de aborto, escolas sem Deus, a pornografia, são obstáculos para renovar a nossa terra.

2 Crônicas 7:14   “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

Quem deve pagar o ônus pela recuperação e cura de uma nação?__________________

Deus já espera que a pessoa que não O conhece e não é redimido esteja inclinado ao pecado. O reavivamento não vai partir de pessoas que não conhecem o Senhor. Se as pessoas que se chamam de cristãos,  se humilharem,   buscarem a Deus, e voltarem  de seus maus caminhos, então a nação será curada, independente dos bares, casas de jogo, corrupção, gangs, lares destruídos…..

Vamos ao segundo tipo de homem morto espiritualmente, o complacente.

2.       O homem carnal

1 Corintios 3:1-3   “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis. Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?”

A que Paulo se refere  quando diz: vcs estão agindo como homens mundanos (andando segundo os homens)?_____________________________

Paulo fala do homem mundano ou homem carnal falando a cristãos. Paulo define exatamente quem são eles, meninos em Cristo. Agem como alguém, que não tem o Espírito de Cristo…agem como mundanos.

A verdade é que devemos ser cautelosos com a nossa tendência de julgar se alguém é salvo ou não. Aprendemos que somos muito apressados nas conclusões . Com o passar dos anos aprendemos com a nossa própria natureza pecadora. Após a misericórdia que Deus teve em salvar a nossa própria alma, deveríamos ter  muito temor em tentar julgar quem quer que seja com relação a salvação. Amadas, não somos juízes.

3.       Homem Espiritual

1 Coríntios 2:15  “Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo.”

A palavra grega para discernir é anakrino, que significa: julgar,  examinar cuidadosamente.

1 Coríntios 2:14   “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.”

Quais são as coisas que discernimos ou julgamos?  O homem espiritual julga coisas que vem do Espírito, não julga pessoas!

Gálatas 6:1   “Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.”

Somente a pessoa espiritual pode julgar a situação sem julgar o pecador. Deus avisa que quem é espiritual deve restaurar com cuidado  e ter o mesmo cuidado para não cair também. O homem espiritual está sempre ciente da fina linha que o separa do homem carnal que pode ocorrer numa hesitação de uma fração de segundos.

O homem espiritual é a pessoa onde a mente de Cristo é ativada. Ele ou ela tem prazer em se alimentar de Deus e não apenas do leite. Sua mente é aberta para onde “ olhos não podem ver, ouvidos não podem ouvir e a mente não pode conceber”. Ela vive e pensa além . Por que? Porque vive no Espírito!

Isso é o que queremos aprender a ser quando caminhamos nesse estudo. Mulher espiritual! A mulher que ” vive no Espírito” , que é “guiada pelo Espírito”. Cresce no Espírito e é “ cheia com o Espírito”.

Se você é um cristão novo, você gostaria de ouvir uma boa notícia? O fato de ser espiritual ou não, não tem a ver com o seu tempo de cristão. Se você entregou sua vida a Jesus , mesmo sendo um novo Cristão você já é espiritual como alguém que já conhece o Senhor a 30 anos.

Claro que a vontade de Deus para nós é que cresçamos em conhecimento no Senhor Jesus Cristo, sendo polido por esse conhecimento. Essa espiritualidade descansa na rendição do controle ao Espírito Santo. Por favor, por favor, entenda o mais importante ingrediente de rendição. Rendição é sempre o resultado de deliberada escolha para produzir….consciente entrega. A vida espiritual nunca vem naturalmente.

Você já reparou que você nunca  fez conscientemente a escolha de errar? Se deixarmos pelo nosso natureza, lamentavelmente, iremos pecar. Isso é o homem carnal. Ele faz apenas o que vem naturalmente de sua velha natureza. Se estamos indo viver como homem espiritual, será devido ao resultado de uma escolha consciente de entrega ao Espírito Santo de Deus.

A entrega deve ser uma escolha diária. Podemos ser espirituais um dia e não no outro. Podemos ser espirituais uma manhã e não à noite. Somos espirituais quando entregamos o controle para o Espírito Santo . Então perguntamos, como iremos saber se estamos no Espírito? A resposta é simples: pelo fruto do Espírito.

Gálatas 6:9-10   “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.”

Concluindo: para os que estão diligentemente completando  esse estudo e  só conseguem ver as  situações piorarem ao invés de melhorarem e isso vai levando vocês  a se sentirem   completamente exaustos. Sinto a dor de vocês. Tenho já estado assim também. Você está fazendo o que é certo, acreditando e ainda não vê qualquer mudança em seu marido, em seu adolescente ou em suas circunstâncias. O esforço é exaustivo. Por favor lembre-se de 2 coisas:

1-      Deus faz a parte dele quando obedecemos. Permita Deus fazer Seu trabalho em Seu próprio tempo. Ele irá fazer. Seu nome será honrado e Ele não mente. Continue esperando porque:

Isaías 40:31   “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

2-      Você tem todas as coisas que necessita dentro de você na  virtude do Espírito Santo. O Espírito Santo  tem toda a energia suficiente para agir de acordo com a vontade de Pai e a Palavra do Filho. Ele tem toda a força para te carregar através de qualquer situação. Você tem a vontade do Pai e a Palavra do Filho. Quando andamos no poder do Espírito, Ele carrega o peso.

 

 

 

 

 

 

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at August 1st, 2011.
Tags: ,