Onde você está?

Gênesis 3:7-13   “Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? “E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”.E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? “Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez? ” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”.

Depois de não ouvir a Deus, Adão e Eva se encontraram em uma situação terrível.

A Primeira reação : foi se cobrirem ao invés de “confessarem”. Folhas de figueira nunca poderiam esconder a raiz do problema do pecado, e ainda hoje,continuamos a tentar este caminho (v. 7). Em vez de reconhecer e confessar o pecado, muitas vezes tentamos uma correção da superfície rápida da situação.
A Segunda reação: era evitar Deus. Eles sabiam que eram culpados de desobedecer, mas em vez de vir a Ele para restabelecer seu relacionamento, eles se esconderam com medo (v. 8). Podemos fazer a mesma coisa quando o pecado quebra nossa comunhão com o Senhor. Alguma vez você já  se encontrou evitando a oração e o tempo nas Escrituras porque você estava lutando com o pecado e se sentindo culpado?
A terceira reação: foi tentar evitar a responsabilidade pessoal e culpar os outros (vv. 12-13), deslocando a culpa para outra pessoa. Somos  responsáveis diante de Deus por nossas ações, independentemente das circunstâncias ou quem mais está envolvido.
Apesar do pecado de Adão e Eva e suas formas de lidar com evasivas, o Senhor veio a eles (v. 9). Nosso pecado nunca é grande o suficiente para mantê-lo longe; nosso Pai ainda nos chama e pergunta: “Onde você está?” Ele sabe o que temos feito e porquê, mas Ele nos questiona para que possamos vir a perceber exatamente o  que estamos fazendo.
Nunca deixe a culpa ou vergonha mantê-lo afastado  de Deus. Ele procura continuamente aqueles que fizeram uma bagunça de sua vida e fala com eles através da Sua Palavra, do Seu Espírito e do Seu povo. Perdão e uma relação restaurada aguardam todos os que estão dispostos a ouvir e responder com  confissão e arrependimento.

Dr. Charles Stanley

Share
Posted in reflexao by agnes at August 3rd, 2011.
Tags: