Continuando o estudo sobre o Amor Ágape

 1 Pedro 4:8   “Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.”

Continuando o nosso estudo ….vimos que que Ágape é :  (1) paciente, (2) bondoso, (3) não é invejoso,(4) não se vangloria e (5) não é orgulhoso.

1 Coríntios 13:4-8   “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.”

A sexta característica de Ágape é que não é rude. A palavra do grego para rude é “aschemoneo”  que significa se comportar de “maneira feia” , ” indecente” ou ” imprópria” .

Estamos  muitas vezes cercadas de pessoas indelicadas e obscenas que não somente expõem sua vergonha, mas também fazem com que outros se sintam envergonhados em suas presenças. O Espírito de Deus é ofendido na presença de obscenidades.  Quando o Espírito Santo está trabalhando em nós, somos  sensibilizados para o que é indecente.

Podemos ter nos tornado tão espirituais que não somos mais tocados por obscenidades ou indecências? Não. O prejuízo de se ter contato com indecências vem da facilidade que a nossa mente tem para reproduzir eventos, palavras e imagens. Se experimentamos e reproduzimos esses fatos frequentemente, acabamos perdendo a sensibilidade, chegando a indecência  a parecer normal. Ágape nunca é obsceno. Se participamos de indecências ou obscenidades, aleijamos nossa habilidade para viver o amor Ágape.

Filipenses 4:8   “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

Deus nos dá permissão para desfrutarmos de muitas experiências, desde que essas experiências nos  levem a certos tipos de pensamentos . Quais são elas?______________________________________________________________________

– A sétima característica de Ágape é que não é egoísta. Quando começamos a estudar sobre o amor,  estudamos sobre o amor egoista, o meu EU vem primeiro.

2 Timóteo 3: 1,2   “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos.”

Ágape procura o melhor para o outro. O egoísmo é o oposto de Ágape. Se Deus tivesse procurado Seu próprio interesse, Ele teria poupado a vida de seu Filho precioso, e estaríamos irremediavelmente perdidos .

 – A oitava característica de Ágape é que não se irrita facilmente. Ágape não é egoísta e consequentemente  tem grande impacto sobre a  capacidade de ser lento para a cólera . Muito do que nos irrita é o resultado de como percebemos e somos afetados pessoalmente por uma situação.

 Como você é? (  ) não se irrita facilmente    (  ) se irrita rapidamente

 A sua raiva vem em decorrência da mágoa? (  )  sim    (  ) não

Salmos 145:8   “O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.”

O que esse Salmo nos diz a respeito da irritação de Deus?________________

Pegue essa última parte, “paciente  e transbordante de amor”.Não é possível sermos ricos em amor e rápidos em irritação.

O que essas passagens nos dizem a respeito da zanga?

Provérbios 15:1   “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.”

Que chave você encontra em Proverbios 15:1 para lidar com a zanga?_______

Provérbios 15:18   “O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão. “

Como a sua reação pode afetar uma situação estressante?_________________

Provérbios 16:32   “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.

Por que você pensa que alguém que tem domínio próprio é maior do que o conquistador do mundo?______________________________

Provérbios 19:11   “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas .”

Como a pessoa recebe glórias?_____________________________

Provérbios 21:19   “Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada. “

Como você pode fazer sua vida miserável e a dos outros também?_______________

Provérbios 22: 24-25    “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal.”

Por que as companhias com quem você anda são importantes?_______________

 –A nona característica de Ágape é não manter nenhum registro dos erros.

Salmos 103: 10-14   “Não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades.Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.”

Qual o exemplo que o próprio Deus dá a nós de Ágape?_____________________

Hebreus 10: 16-18  “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes”; e acrescenta: “Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais”.

Que palavra descreve melhor o tamanho do perdão e esquecimento de Deus com relação as nossas falhas?        

                                                    superior              excelente                adequada               pobre

Louvado é o Senhor que não mantém registro das nossas falhas!!!!

O que iria ajudá-lo a perdoar?

(   ) deixar Deus se encarregar da justiça ou vingança;

(   ) não ceder a auto-piedade;

(   ) focar no futuro, não mais no passado;

(   ) disciplinar meus pensamentos para o que é saudável e produtivo;

(   ) outro ___________________________________

– A décima característica de Ágape é que não se agrada com o mal, mas se alegra com a verdade.

Salmos 119: 29-32  “Desvia-me dos caminhos enganosos; por tua graça, ensina-me a tua lei. Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir as tuas ordenanças. Apego-me aos teus testemunhos, ó Senhor; não permitas que eu fique decepcionado. Corro pelo caminho que os teus mandamentos apontam, pois me deste maior entendimento.”

Como sua vida seria diferente se você abraçasse de todo o coração as palavras e atitudes desse Salmo?_______________________________

Davi experimentou a dor da exposição da verdade, mesmo que a verdade venha a ferir, liberdade e alegria vêm a seguir.

 – A décima primeira característica de Ágape é que sempre protege. A palavra grega para proteger é “stego”  significa “cobrir em silêncio”.

1 Coríntios 13:7   “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor não expõe a falha dos outros. Quando estamos em Ágape com relação a uma pessoa, não importa o quão bem conhecemos essa pessoa, nunca deveríamos expor suas faltas para outros. O retrato da palavra “cobrir” uma pessoa é colocar um manto de amor sobre ela para que a sua culpa não possa ser vista. Não é lindo?

1 Pedro 4:8   “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. “

Um rápido comentário de uma falta ou erro de alguém que nos contam, o que fazemos? A tendência natural é expor rapidamente para outros, ir ao telefone….Lembre-se : Isso não é Ágape.

 – A décima segunda característica de Ágape é que sempre confia. A palavra grega para confiar épisteuo”, significa basicamente “ ter fé em alguém”.

Nossa natureza inclina-se rapidamente a ser cética, especialmente quando alguém nos desaponta.Uma das mais dolorosas situações é restaurar uma pessoa que amamos como irmão ou irmã que caiu. Ele (a) vem e nos fala: Deus tem removido completamente aquela tentação de mim, você acredita? Você responde: Sim. Nunca mais você vai considerar que aquela situação vai se repetir, porque resolveu acreditar. Pode ter certeza, Deus está usando o amor Ágape por essa pessoa através de você.

 – A décima terceira característica de Ágape é que sempre espera. A palavra grega para esperança é “elpizo”, que significa “esperar desejando”. No contexto de Ágape, esperar em alguém significa crer…esperar o melhor de.

2 Coríntios 8:22-24   “Além disso, estamos enviando com eles o nosso irmão que muitas vezes e de muitas maneiras já nos provou que é muito dedicado, e agora ainda mais, por causa da grande confiança que ele tem em vocês. Quanto a Tito, ele é meu companheiro e cooperador entre vocês; quanto a nossos irmãos, eles são representantes das igrejas e uma honra para Cristo. Portanto, diante das demais igrejas, demonstrem a esses irmãos a prova do amor que vocês têm e a razão do orgulho que temos de vocês.”

(Paulo envia Tito para a Igreja de Corinto com a certeza de que Tito iria entender porque Paulo amava aquela Igreja. Paulo esperava o melhor deles e recebeu isso.)

 – A décima quarta característica de Ágape é que sempre persevera. A palavra grega para perseverar é “hupomeno” que significa “permanecer sobre”. Podemos dizer que Ágape não desiste. Você tem prazer em relacionamentos de muito tempo? Como é fácil desistir ou se desencorajar em um relacionamento…gaste um tempo pensando sobre isso…..vale a pena.

 – Finalmente, a décima quinta característica de Ágape, é que ele nunca falha. A palavra grega para falha é “ekpipto”, que significa “ser sem efeito, ser em vão”. Talvez, amadas, esta característica, mais do que qualquer outra, nos encoraje através do amor Ágape. Concentre-se  nessa verdade: Ágape nunca é sem efeito. Ágape nunca é em vão.

Se permitirmos que Deus revele seu amor Ágape através de nós, não importa como vai parecer, não importa o que vai acontecer – a palavra Ágape em nós como doadores, em outros como recebedores., ou ambos, nunca será em vão. Se Deus está nos chamando para amar uma pessoa muito difícil com Ágape, alegre-se, porque a nossa obediência nunca será em vão. Ágape sempre traz resultado!

 Vamos rever algumas verdades:

I Coríntios 13:4-8  “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se  vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.”

Estão pensando o que estou pensando? Temos amado nossos filhos o máximo que podemos, ainda assim nosso amor não tem sido sempre paciente! Não posso dizer que nosso amor não é egoísta. Queremos certamente coisas de nossos filhos e para nossos filhos ou não temos sempre tido confiado nas pessoas ….  Qual é o nosso problema?

Volte a origem de Ágape…

João 3: 16   “Porque Deus amou (Ágape) o mundo que deu seu único filho”.

Gálatas 5: 22  “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade,  fidelidade …”

Amadas, somos incapazes do amor Ágape! Não importa o quão duro vamos tentar, não podemos viver nesse tipo de amor. Não podemos amar a quem não nos ama. Não podemos amar a quem não é amável. Não podemos amar aqueles que nos ferem.

Ágape é amor divino. Ë somente originado do coração de Deus. Ágape é o amor de Deus expressado através de nós para os outros. É uma resposta mais do que um sentimento.

Como o Ágape  é trabalhado:

– Confrontando a situação e o que Deus requer de nós (Ágape) com relação a outra pessoa ;

– Admitindo  para Deus que somos incapazes de Ágape em relação a essa pessoa;

– Considerando como Deus responderia pessoalmente a essa pessoa de acordo com as Escrituras;

– Agindo em obediência e respondendo como Ele faria.

1 Coríntios 13:8   “  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.”

 A alegria a curto ou longo prazo é certa pela obediência a Deus sempre,a nossa obediência a Palavra vai causar uma reação em cadeia de sentimentos muito maior do que qualquer amor carnal poderia reunir. Nosso coração é suavizado em relação a pessoa. O relacionamento persevera. Ultimamente, somos abençoados por termos sido vasos através do qual o Deus Santo expressou seu amor para um de seus filhos. Nada se compara a Deus injetar Ágape através de nós.

Quando Deus nos convence que Ágape seria a chave para o perdão de alguém que nos machucou profundamente. Por onde começar? O que fazer?  Podemos começar a responder com atitudes externas de Ágape antes mesmo de  sequer imaginarmos  ter algum sentimento de Ágape em relação a essa pessoa. Essas atitudes externas podem ser: orar por boas coisas acontecerem para ela, expressar esperança nela, protege-la de alguma forma… Devagar e devagar o coração vai mudando com relação a essa pessoa que estávamos orando. Deus é fiel. Ele nos liberta do estrangulamento que Satanás quer nos manter. Tem você já experimentado os efeitos da transformação de Ágape em sua própria vida como doador ou recebedor?

Ágape começa com uma resposta em obediência e termina em sentimento. Esse é um dos mais difíceis pedidos que Deus pode nos fazer e é esse mesmo  pedido que pode  trazer o mais glorioso privilégio. Porém é impossível sem o coração transplantado.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 6th, 2011.
Tags: ,