Surpreendido pela alegria!!!!

Lucas 10:21   “Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.”

Estudamos a origem da nossa alegria: a nossa salvação, a razão mais importante da nossa alegria! Nossos nomes foram escritos no Livro do Cordeiro da Vida! Aleluia! Hoje vamos voltar nossa atenção para a segunda razão da alegria. O Espírito Santo abre nossos olhos  para vermos o maravilhoso denominador comum nos muitos versos da Palavra que falam sobre a alegria.As passagens abaixo contém o mesmo denominador comum,tente identificar nesses versos de diferentes situações o que eles tem em comum.

Mateus 13:44   “”O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. “

Mateus 28:8   “As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus. “

Lucas 1: 44 “Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria.

Lucas 2;10   “ Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo.”

Lucas 10:21  “ Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. “

Lucas 24:52   “E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém”.

Descobriu o elemento comum nessas passagens? Cada uma delas tem uma situação de coisas escondidas, mais precisamente , cada uma descreve a alegria da descoberta. Em Mateus 13:44, um homem descobre um tesouro escondido. Em Mateus 28:8, a mulher descobre o túmulo vazio. Em Lucas 1:44, de dentro da sua mãe, João Batista descobre o Messias. Em Lucas 2:10,os pastores descobrem as boas novas. Em Lucas 10:21, as crianças é que descobrem as verdades. Em Lucas 24:52,os discípulos descobrem e louvam a ressurreição do Senhor.

A segunda razão para chara é a descoberta: a alegria da descoberta! A alegria não vem de aleatória descoberta. Cada uma dessas passagens acima falam sobre a descoberta de um perfeito tesouro – Jesus Cristo, Ele mesmo. Volte as passagens acima, as localizações e circunstâncias são diferentes, mas existem 2 constantes: a descoberta de Jesus e a alegria da descoberta. Como então podemos definir chara? Chara é o supernatural resultado que flui da gloriosa descoberta de encontrar o nosso Senhor e Salvador em todas as circunstâncias. Observe esse verso tão temido:

Tiago 1:2  “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações ( provações).”

Tiago 1:3-4   “Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. “

Atos 16:16-40   “Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”. Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela! ” No mesmo instante o espírito a deixou. Percebendo que a sua esperança de lucro tinha se acabado, os donos da escrava agarraram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça principal, diante das autoridades. E, levando-os aos magistrados, disseram: “Estes homens são judeus e estão perturbando a nossa cidade, propagando costumes que a nós, romanos, não é permitido aceitar nem praticar”. A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados. Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado. Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram. O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido. Mas Paulo gritou: “Não faça isso! Estamos todos aqui! ” O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo? ” Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados. Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus. Quando amanheceu, os magistrados mandaram os seus soldados ao carcereiro com esta ordem: “Solte estes homens”. O carcereiro disse a Paulo: “Os magistrados deram ordens para que você e Silas sejam libertados. Agora podem sair. Vão em paz”. Mas Paulo disse aos soldados: “Sendo nós cidadãos romanos, eles nos açoitaram publicamente sem processo formal e nos lançaram na prisão. E agora querem livrar-se de nós secretamente? Não! Venham eles mesmos e nos libertem”. Os soldados relataram isso aos magistrados, os quais, ouvindo que Paulo e Silas eram romanos, ficaram atemorizados. Vieram para se desculpar diante deles e, conduzindo-os para fora da prisão, pediram-lhes que saíssem da cidade. Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas foram à casa de Lídia, onde se encontraram com os irmãos e os encorajaram. E então partiram. “

Responda as seguintes perguntas:

1-      Por que Paulo e Silas foram presos?____________________________________

2-      O que tinha Silas feito?_____________________________________________

3-      Qual foi a punição que Paulo e Silas receberam porque Paulo expulsou o demônio da garota escrava?________________________________________

4-      Como Paulo e Silas responderam à prisão?_____________________________________________________

5-      Quem testemunhava as orações e louvores de Paulo e Silas?_______________________________________

6-      Como Deus respondeu as orações de Paulo e Silas?_______________________________________________

7-      O que o carcereiro queria fazer com a sua vida?_________________________________________________

8-      Qual foi o resultado da prisão de Paulo e Silas?__________________________________________________

O que ocorreu não foi pouco comum na vida do Apóstolo Paulo. Da umidade, das paredes frias de outra prisão, Paulo exortava todos os cristãos a “ Alegrarem-se no Senhor sempre. Direi outra vez: Alegrem-se!” Filipenses 4:4. Através das suas dificuldades Paulo aprendeu algo que acredito que é o que Deus deseja que todos os cristãos aprendam: a presença, propósito e o poder de Deus é a melhor descoberta que podemos fazer nas dificuldades. Paulo não descobriu a força para deixar a circunstância, ele descobriu a  força para estar na circunstância. Porque Ele fez, o carcereiro e toda sua família tiveram um lugar reservado no Livro do Cordeiro da Vida.

Filipenses 3:8   “Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo .”

Como Paulo considerava todas as coisas comparando com a grandeza do conhecimento de Jesus Cristo?________________________________________

Por que a perda de tudo valeu a pena para Paulo? Porque em Cristo, Paulo descobriu que “ Conhecendo Ele” , seria superior  a qualquer perda que poderia sofrer. A alegria de Paulo na tribulação foi motivada pelo seu conhecimento do “melhor” da presença de Deus, propósito e poder que sem dúvida foi descoberto nas piores circunstâncias.

Observe alguém que encontrou nas circunstâncias terrenas , respostas celestes.

Atos 7:54-60   “Ouvindo isso, ficavam furiosos e rangiam os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus, e disse: “Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus”. Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, dizendo isso, adormeceu. “

Qual era a condição de Estevão?______________________________________

Temos aprendido que o fruto do Espírito é o supernatural resultado de estar cheio do Espírito.Todas as qualidades do fruto do Espírito Foram expressadas em Estevão. Considere somente o que aprendemos até agora, Estevão em frente aos seus acusadores, com o coração transbordando com Ágape (amor que vem de Deus) e a sua face iluminada com Chara (alegria). Qual era a fonte da sua alegria?

Atos 7:56   “e disse: Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus”.

Estevão viu a Cristo, não sentado, mas em pé, ele seria um dos primeiros a dar sua vida pela causa de Cristo. Certamente, naquele dia Estevão descobriu seu glorioso Senhor em caminhos que ele nunca tinha sonhado, e o resultado foi uma alegria que transcendia o túmulo! Sua alegria proveu a força não somente para viver por Cristo, mas também para morrer por Cristo. Paulo e Estevão são exemplos de alegria no sofrimento que tem sido seguido por milhares através dos séculos. Os mártires cristãos imitam a tenacidade de Paulo  e Estevão, e também sua alegria. Um exemplo dessa tenacidade e alegria foi Ignatius que sucedeu Pedro como bispo de Antioquia. Quando recebeu a sua sentença de morte, ele escreveu: Agora começo a ser um discípulo. Não me importo com nada, nem coisas visíveis, nem invisíveis desde que eu ganhe a Cristo. Não me importo com o fogo, não me importo com os animais selvagens (que na verdade tiraram a sua vida) ,não me importo de ter os  ossos quebrados e rasgados meus membros, não importa se o meu corpo for moído, não importa se vier toda a malícia do diabo,  se  ganhar a Cristo Jesus.” Você está disposto a olhar para Ele no meio das suas lutas?

Tem você já encontrado a Deus no meio das suas lutas? Se sim, quando e o qual foi sua maravilhosa descoberta?__________________________________

Se você respondeu a pergunta anterior, gaste algum tempo em meditação com Deus. Peça a Ele para te lembrar as vezes quando a alegria resultou da descoberta da Sua presença, Seu propósito e Seu poder te levando a um novo caminho.

Será que o nosso foco é em Cristo? Iremos vê-lo transfigurado na nossa frente ou estaremos olhando ainda para as circunstâncias? Aleluia! Olhe para Ele. Ele está aqui. Exatamente no meio das circunstâncias – apenas esperando para ser descoberto.

Concluindo: IMPORTANTE!!!!!!!PRESTEM ATENÇÃO!!!!! É VERDADE!!!!!!

Jeremias 29:13  “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. “

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 23rd, 2011.
Tags: ,