Minha alegria e minha coroa!

Estamos concluindo o estudo sobre a alegria, a segunda qualidade do Fruto do Espírito.  Temos absoluta  certeza de que não conseguimos abranger todas as áreas desse assunto , mas  oramos para que esse estudo seja então  um desafio para que entremos na maravilha do Espírito de Deus. Estamos apenas arranhando a superfície das maravilhas que o Senhor já nos deu e só precisamos receber tudo que o Senhor tem já preparado para o seu povo. A  Palavra diz que “ o meu povo sofre por falta de conhecimento”.

 Antes de continuarmos com a 5ª característica da alegria, chara, vamos relembrar as 4 primeiras razões para vivermos esse fruto do Espírito.

1ª – Alegria da Salvação

2ª – Alegria na Tribulação

3ª – Alegria na Restauração

4ª – Alegria da presença de Deus

Lendo as passagens abaixo vamos descobrir da onde vem a 5ª razão para a nossa alegria.

Romanos 15: 30-32   Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor. Orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judéia e que o meu serviço em Jerusalém seja aceitável aos santos, de forma que, pela vontade de Deus, eu os visite com alegria e juntamente com vocês.”

1- Por que Paulo  desejou ser resgatado dos descrentes da Judéia?____________

Romanos 16: 19   “Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau. “

2- Por que Paulo estava alegre?__________________________________________

2 Coríntios 2:3  “Escrevi como escrevi para que, quando eu for, não seja entristecido por aqueles que deveriam alegrar-me. Estava confiante em que todos vocês compartilhariam da minha alegria. “

3- O que Paulo desejava fazer quando chegasse  em Corinto?____________________

2 Corintios 7:4   “Tenho grande confiança em vocês, e de vocês tenho muito orgulho. Sinto-me bastante encorajado; minha alegria transborda em todas as tribulações. “

4- Qual era a base da coragem e confiança de Paulo?_____________________

2  Coríntios 7:7   “e não apenas com a vinda dele, mas também com a consolação que vocês lhe ministraram. Ele nos falou da saudade, da tristeza e da preocupação de vocês por mim, de modo que a minha alegria se tornou ainda maior.”

5- Que notícias aumentaram a alegria de Paulo?_________________________

Filipenses 1: 25-26   “Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé, a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa. “

6- Por que Paulo desejou permanecer com os cristãos em Filipos?___________

Filipenses  4:1   “Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! “

7- O que Paulo chama de sua alegria e coroa?____________________________

Qual é o denominador comum nessas passagens que podemos perceber?___________

Relacione a passagem bíblica com a fonte da alegria de Paulo.

1 Tessalonicenses 1:6  “Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos. “
1 Tessalonicenses 2:19-20 “Como podemos ser suficientemente gratos a Deus por vocês, por toda a alegria que temos diante dele por causa de vocês?”
1 Tessalonicenses 3:9 “Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa.”
2 Timóteo 1:4 “…Apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo. “
Filemon 7 “Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês?De fato, vocês são a nossa glória e a nossa alegria.”

 

Agradeço a Deus por estar compartilhando essas preciosidades da Palavra com cada um de vocês. Somos veículos da alegria para o outro! Depois que nascemos de novo, Deus não nos deixou aqui na terra para sermos solitários, Ele quer que sejamos veículo de alegria para o outro.

Palavras não expressam toda  a alegria de compartilhar a Palavra de Deus. O nosso estudo é para membros do corpo de Cristo. Nossos dons não são para nós, são para  os outros. Seus dons não são para vocês, são para o corpo de Cristo. É inexplicável a alegria de compartilharmos a Palavra de Deus e observarmos o brilho do entendimento iluminando as faces. Cada um de vocês são a razão da nossa alegria, vocês nos desafiam a ir cada vez mais ir mais profundo na palavra de Deus.

Nesse  estudo podemos compartilhar de momentos muito prazeirosos. Um orando pelo outro, nos encoranjando  mutuamente durante essa caminhada de crescimento. Nos sentimos acolhidos e como é bom toda a semana nos vermos e   compartilharmos da Palavra de Deus: a alegria de fazer parte do corpo de Cristo, cantar louvores a esse Deus maravilhoso com a Leila….

Amadas, você entende? Deus ordena esse caminho! Deus não nos fez sozinhos. Ele nos deu um ao outro para alegria e prazer.

Você tem prazer no corpo de Cristo? (  ) sim   (  ) não

Se sim, o  que lhe dá mais prazer?____________________________________

Se não, honestamente, o que você pensa que esta causando essa falta de alegria ?_______

Se você não tem prazer no corpo de Cristo e não sabe o por quê, peça a Deus para te revelar. Minha amiga, esse mundo é muito doloroso para suportarmos sem o prazer e a alegria da comunhão do povo de Deus.

Hebreus 10: 24-25   “E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. “

Quando foi a última vez que tivemos o prazer e alegria em estarmos com o Corpo de Cristo? Pode ser que  estejamos  muito ocupados, inclusive fazendo coisas até dentro da casa de Deus ou coisas úteis também, mas que estão nos impedindo de estar com outros adultos compartilhando. Podemos servir fielmente num departamento pré-escolar, mas ainda permanecermos conectados ao Corpo de Cristo. Peça a Deus para lhe dar a direção. Ele não quer que estejamos desconectados do Corpo.

Exatamente agora, pare e pense sobre a seguinte pergunta: onde seria perigoso ou desvantajoso estar desconectado de outros cristãos?

Talvez  sejamos  pessoas que têm prazer em termos toda a amizade que pudermos encontrar! Olhando a nossa volta…podemos  encontrar alguém terrivelmente sozinho e  bem perto de nós. Observando cuidadosamente! Essas pessoas usam muitas mascaras. Alguns são quietos e alguns podem ter uma voz irritante…, mas eles tem um problema sério: eles se sentem deslocados do corpo de Cristo. Peçamos a Deus para sermos  sensíveis a esses que estão solitários no corpo de Cristo. Peçamos a Ele para que nos dê um supernatural amor por eles,  e com um passo de fé possamos atraí-los.

Queridas amigas, como seria chato e medíocre se nossas vidas fossem somente cercadas de certos tipos de pesssoas  já estereotipadas  com quem nos sentimos confortáveis. Como é bom fazer amigos e nos relacionarmos com pessoas de diferentes cores, diferentes opiniões econômicas, backgrounds diferentes e de diferentes denominações! Vá em frente!Viva um pouco! O corpo de Cristo vem de formas e tamanhos diferentes. Arrisque! Eles irão se tornar sua alegria!

Salmos 51: 12-13   “Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. “

Como nossa alegria pode impactar os outros?_________________________

A alegria não somente vem do Corpo Cristo, mas também aumenta a alegria do corpo de Cristo. Nossa alegria nos faz ganhadores de almas. Amadas, o mundo está procurando a verdadeira Chara (alegria). Eles querem a “felicidade’ e buscam  uma resposta em  fatores externos, mas que não satisfazem.As pessoas estão procurando pela alegria verdadeira que vem de dentro. Se você tem isso,  você pode estar certo de que as pessoas vão perguntar a você como elas podem ter também. Irão perguntar a razão da esperança que observam em você, esteja preparada com a resposta.

I Pedro 3:15   “Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. “

Tenha a alegria de estar no corpo de Cristo! Descubra um específico caminho e seja criativo, ore a Deus pelo privilégio da amizade!

Recapitulando os últimos estudos:

– A alegria é o resultado de termos os nossos nomes escritos no”  Livro da vida” do Cordeiro.

– A alegria é o resultado da descoberta da pessoa, do poder e dos planos de Deus em nossas circunstâncias.

– Alegria é o resultado da restauração.

– Alegria é o resultado de permanecer em Cristo.

– Alegria é o resultado do relacionamento nos caminhos de Deus com as pessoas de Deus.

Esse estudo tem aberto seus olhos? Esperamos que sim! Oramos para que o mundo veja a diferença em nós  por causa de tudo que temos aprendido. Devemos ser as pessoas que não somente conhecem a Cristo, mas as que têm prazer em Cristo.

Amadas,Sigamos  em frente com toda a alegria que é fruto do Espírito Santo de Deus!

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at October 20th, 2011.
Tags: ,