A Paz esteja com você.

Provérbios 31: 10  “Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. “

Provérbios 21: 9 “É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta. “

Qual é a diferença nessas duas passagens? PAZ  !!!!!

Se você pudesse engarrafar e vender a paz, a tranqüilidade, a serenidade, sua riqueza estaria assegurada. Se entretanto, você tem paz , a riqueza realmente não é necessária. Todos necessitam de Paz. Vamos ver o que a Palavra de Deus diz sobre essa preciosa palavra que é uma das características de quem possui o Espírito Santo de Deus.

A vida sem Paz

Isaías 59:8 “Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz. “

Lemos nos jornais que pessoas são mortas, números….alguém. Mas , esse alguém é irmão de alguém, é filho de alguém, marido de alguém….Onde está a paz?

Emoções parecidas ocorrem quando vemos fotos de crianças desaparecidas, simplesmente roubadas de seus pais. Onde está a paz?

Vamos considerar a relação entre a paz e o sofrimento da alma.

Vamos ler os capítulos 1-3 de Jó.

Que tipo de homem era Jó? (1:1-5)_________________________________________

Que tipo de pai era  Jó?_________________________________

Em Jó 1:6 , quem estava diante de Deus fazendo pedido?

(  ) Jó     (  )  Satanás   (  ) os filhos de Jó

Onde ele tinha estado?(1:7)_________________________________

1 Pedro 5: 8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”

O que estava Satanás fazendo na terra? (1 Pedro 5:8) ___________

De acordo com Satanás, por que Jó era fiel a Deus?_____________

Que calamidades ocorreram com Jó 1:17-20?

(   ) perda dos servos de Jó   (  ) perda dos filhos de Jó   (  )morte da esposa de Jó

Qual foi a resposta de Jó?________________________________

Qual foi o segundo teste de Jó? (Jó 2) __________________

Qual foi a reação da esposa de Jó?(2:9)_______________

Como os amigos de Jó responderam as suas perdas? (2:11-13)

Releia Jó 3:1-26. Escreva em uma sentença os sentimentos de Jó.________________

Jó 3 :25-26 : “ Porque aquilo que _______ me sobreveio; e o que ________ me aconteceu. Nunca estive tranquilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação.”

Certamente, Deus nos mostra no meio da miséria de Jó, a nossa própria miséria, sempre vamos lembrar o homem que experimentou o pior….perdeu seu sustento, seus empregados, seus filhos e sua saúde. Depois disso tudo , sentado em silêncio, ele desejava a morte.Por que ele chegou a esse nível de desespero? Porque enterrado no meio de tudo  que ele perdeu, estava a maior de todas as perdas: sua paz. A vida é insuportável sem paz. As pessoas  desperdiçam suas vidas mais pela falta de paz do que pela falta de amor ou alegria.

Salmos 37:37 ” Há futuro para o homem de paz”.

Provérbios 14:30 “O coração em paz dá vida ao corpo.”

Em Jó 3:26, Jó descreve o que é a vida sem paz: “Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a ____________”.

A palavra inquietação significa comoção, agitação, excitação, raiva”.

A falta de paz pode se manifestar em muitos caminhos: noites sem dormir se virando de um lado para o outro, medo que se aloja no seu estômago, mente e corpo sempre em movimento, memórias que aprisionam repetidamente, conflitos sem fim, falta de esperança, e de forma geral, mas horrível, o senso de estar fora do controle.

As pessoas insatisfeitas não tem  paz. Triste é constatar que muita gente passa pela vida completamente sem paz, vivem e morrem em absoluta agonia. Um famoso ator que tem de tudo, dizia numa entrevista que o que ele buscava era Paz na mente.

O homem não pode criar paz em sua própria alma. Não é um embrulho  que um grande intelecto, talento ou sensibilidade pode adquirir. Wolfang Amadeus Mozart, o austríaco compositor do século XVII, era um músico realizado no cravo, violino e órgão e compositor de 5 obras frequentemente tocadas também nos dias de hoje. Com 14 anos escreveu sua 1ª ópera, confirmando ser um fenomenal profissional.Raramente  uma vida  realiza tanto, raramente alguém pode ter a certeza de um futuro tão seguro.Mas Mozart foi destroçado por uma turbulência interior que não só lhe roubaram a longevidade de sua vida, como também a qualidade desses dias. Morreu com 34 anos , foi enterrado numa sepultura não identificada, cercada por alguns amigos. Ele nunca descobriu o que continuamente procurava : a Paz. Ele foi somente um entre milhões , menos famosos,  mas que nunca conseguiram descobrir o que faz a vida valer a pena.

Descreva situações da sua vida que desafiam sua paz:________________

Há alguém que se delicia com a nossa falta de paz. Tem alguém que se aproveita do caos. Ele é o mesmo que incontáveis vezes implora a Deus para ter acesso a fatores externos de nossas vidas. Se Jó não é suficiente para te convencer, veja em

Lucas 22:31 “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. “

Qual era o desejo de Satanás?___________________________

Apocalipse 12:10 “Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite. “

Como é descrito Satanás em Apocalipse 12:10? _________________________

Romanos 14:17 “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.”

Romanos 15:13   “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. “

Satanás certamente vai querer roubar nossa alegria  minando  nossa paz. O fruto do Espírito é …paz  (Gálatas 5:22)

Ore pedindo a Deus a paz na área que está necessitando. Ore por insight e crescimento na Paz de Deus.

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at November 11th, 2011.
Tags: ,
  • DIRCE

    AMIGA ESTAMOS ESTUDANDO DETALHADAMENTE ESSE ASSUNTO. EU, ROBERTO E BIA ESTÁ SENDO UMA BENÇÃO DO SENHOR.
    OBRIGADA QUERIDA POR ESTAR NOS AJUDANDO A CRESCER ESPIRITUALMENTE.
    DEUS ABENÇOE SUA VIDA ABUNDANTEMENTE!!!
    BJINHOS EM SEU CORAÇÃO
    DIRCE E FAMÍLIA