O preço da Paz

Efésios 2: 13-14    ” Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.
Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade.”

Podemos  observar pessoas  que em alguma terrível circunstância  experimentaram paz ou outras pessoas em boas circunstâncias, estavam sempre angustiadas e  não tinham paz. Sem dúvida, a Paz de Deus é espiritual, mental e emocional , ela é completa.Iremos estudar a Paz e a importância que ela tem no coração de Deus;  iremos então descobrir como essa paz é aplicada no coração dos que creem nesse Deus maravilhoso.

A Palavra grega para paz é eirene, que simplesmente significa “Paz de mente, tranquilidade”.

Através da Palavra de Deus vemos a evidência da importância dos nomes. Ele nomeia e renomeia para expressar o propósito ou o caráter da pessoa. As escrituras ensinam que Deus conhece as estrelas pelo nome.

Salmos 147:4   “Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome.”

Essa é a razão pela qual Deus escolheu o maior e  melhor dos nomes para descrever o caráter de Seu unico filho.

Complete o anúncio do nascimento em Isaías 9:6 ” Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, ____________  ___   ______.”
Complete a declaração sobre o propósito da sua vinda a terra em Mateus 10:34   “Não pensem que vim trazer ____ à terra; não vim trazer ____, mas ______.”
Obviamente, temos um problema descoberto. É Jesus o “Principe da Paz”( Isaías 9:6) ou Ele não é? Deus usa aparente contradições em Sua Palavra para nos forçar a ir mais fundo.

Mateus 10: 32-42   “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-áQuem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.”

 Interessante, quando olhamos para a palavra espada, que  é machaira, o dicionário grego lista não somente a definição da Palavra, que é faca, mas também o seu antonimo da palavra que é Eirene, Paz! Quando a Palavra se fez carne e habitou em nós, Ele veio trazer o oposto de Paz.

Em que passagens você tem lido , do seu entendimento ,  quem   Ele estava desejando dividir com a “espada”?_____________

Efésios 6:17  ” Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”

O que é a “espada”? ( A mesma palavra do grego machaira)____________

Através do ministério de Jesus na terra, Ele fez exatamente  o que  disse que faria. Sua Palavra dividiu a justiça da injustiça, o humilde do orgulhoso, o fiel do infiel, o genuíno do farisaísmo. Sua palavra penetra o coração, dividindo amigos e familias, santos e sinagogas. A questão da paz emerge na s Escrituras.

João 14:27   “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. “
Lucas 24:36   “Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês! ”
João 20:19   “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. ”
João 20:26   “E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.”

O que estas passagens têm em comum?__________

De repente, vemos o “Principe da Paz “como um farol na noite. . O que aconteceu? Vamos traçar o caminho da paz de Deus e iremos responder essa pergunta.

Colossenses 1:15-23   “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.”

Por que deveria Cristo ter a supremacia em todas as coisas?___________

Colossenses 1: 19-10   “Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. “

Que duas coisas “agradaram”a Deus?____________

Como Deus fez a paz?________________

Agora que fomos reconciliados para Deus, como Jesus nos apresenta a Deus? (v .22)____________

Como isso impacta seu pessoal senso de Paz?_________

Aleluia! Você consegue ver isso agora?

O que aconteceu para nos levar da espada da divisão para a paz da reconciliação? A CRUZ! Nós não experimentamos paz com Deus até a Jesus, a plenitude,  fazer a paz através da Sua morte!

Efésios 2: 11-22   ” Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.”

Escreva as primeiras 6 palavras do verso 14 __________________________

Efésios 2:18   “pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. “

Podemos compartilhar as boas novas resultado da nossa paz com Deus.O que significa ter acesso ao Pai para você?__________

Acesso a Deus. Pode- se imaginar? Esse privilégio tem se tornado um lugar comum  ou desejamos  de todo o coração apreciar toda a dimensão desse acesso?

Salmos 104  “Bendiga ao Senhor a minha alma! Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso! Estás vestido de majestade e esplendor! Envolto de luz como numa veste, ele estende os céus como uma tenda, e põe sobre as águas dos céus as vigas dos seus aposentos. Faz das nuvens a sua carruagem e cavalga nas asas do vento. Faz dos ventos seus mensageiros e dos clarões reluzentes seus servos. Ele firmou a terra sobre os seus fundamentos para que jamais se abale; com as torrentes do abismo a cobriste, como se fossem uma veste; as águas subiram acima dos montes. Diante das tuas ameaças as águas fugiram, puseram-se em fuga ao som do teu trovão; subiram pelos montes e escorreram pelos vales, para os lugares que tu lhes designaste. Estabeleceste um limite que não podem ultrapassar; jamais tornarão a cobrir a terra. Fazes jorrar as nascentes nos vales e correrem as águas entre os montes; delas bebem todos os animais selvagens, e os jumentos selvagens saciam a sua sede. As aves do céu fazem ninho junto às águas e entre os galhos põem-se a cantar. Dos seus aposentos celestes ele rega os montes; sacia-se a terra com o fruto das tuas obras! É ele que faz crescer o pasto para o gado, e as plantas que o homem cultiva, para da terra tirar o alimento:
o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor. As árvores do Senhor são bem regadas, os cedros do Líbano que ele plantou; nelas os pássaros fazem ninho, e nos pinheiros a cegonha tem o seu lar. Os montes elevados pertencem aos bodes selvagens, e os penhascos são um refúgio para os coelhos. Ele fez a lua para marcar estações; o sol sabe quando deve se pôr. Trazes trevas, e cai a noite, quando os animais da floresta vagueiam. Os leões rugem à procura da presa, buscando de Deus o alimento, mas ao nascer do sol eles se vão e voltam a deitar-se em suas tocas. Então o homem sai para o seu trabalho, para o seu labor até o entardecer. Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste. Eis o mar, imenso e vasto. Nele vivem inúmeras criaturas, seres vivos, pequenos e grandes. Nele passam os navios, e também o Leviatã, que formaste para com ele brincar. Todos eles esperam em ti para que lhes dês o alimento no tempo certo; tu lhes dás, e eles o recolhem, abres a tua mão, e saciam-se de coisas boas. Quando escondes o rosto, entram em pânico; quando lhes retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó. Quando sopras o teu fôlego, eles são criados, e renovas a face da terra. Perdure para sempre a glória do Senhor! Alegre-se o Senhor em seus feitos! Ele olha para a terra, e ela treme, toca os mCantarei ao Senhor toda a minha vida; louvarei ao meu Deus enquanto eu viver. Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria. Sejam os pecadores eliminados da terra e deixem de existir os ímpios. Bendiga ao Senhor a minha alma! Aleluia” .

Ainda que não nos sintamos merecedores, todas as criaturas  têm acesso ao Pai . Por que? Por causa de Cristo que se tornou nossa Paz no Calvário.

Nunca esqueci  de uma entrevista na televisão feita com os pais e com o  assassino do  filho deles. O assassino era seu melhor amigo. A arma era o alcool dentro do carro veloz. Temos ouvido muitas histórias sobre motoristas que bebem e suas vítimas. O que aconteceu nessa entrevista em particular? Os pais tinham perdoado o jovem motorista…. e se isso não fosse o bastante, eles o trataram com seu próprio filho.Esse jovem rapaz se sentou na mesa e na cadeira que era ocupada pelo filho do casal, ele dormia na cama do filho,  trabalhava com o pai da vítima ensinando em seminários de segurança .Recebeu sua herança . Ele falava sobre o amigo, que tinha sido responsável pela morte, de uma forma que só alguém íntimo poderia falar. Por que aqueles pais fizeram isso? Por que isso lhes dava paz.A entrevista foi maravilhosa. Tentei me colocar no lugar daqueles pais, mas não pude.Meus olhos se encheram de lágrimas. Pude então ouvir o Espírito Santo de Deus dizer em meu coração: Não se surpreenda porque você não consegue se colocar no lugar daqueles pais, você tem se colocado numa posição errada . Vocês , meus filhos, são os motoristas.”Deus era o pai, que não somente perdoou, mas também nos convidou  a sentar na Sua mesa e no no lugar que o meu Salvador deixou para mim. Como resultado , tenho Paz!

 

 

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at November 16th, 2011.
Tags: ,