Lidando com pessoas difíceis…

Exodo 3:19 “Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force. “

Deus manda Moisés livrar o povo de Israel do cativeiro no Egito. Deus conhecia a personalidade de Faraó, Deus conhecia Faraó e sabia que ele não deixaria o povo ir.

O que fazer, quando precisamos lidar com pessoas difíceis?

1º – Identifique rapidamente.

Como elas são?

– Reclamam dos outros, não assumem sua responsabilidade nas situações, são vítimas sempre;

– Culpam e envergonham os outros para seu benefício;

– Manipulam as pessoas com ameaças e emocionalmente;

-São imprevisíveis e destrutivos

-Retiram e retêm o que puderem;

– São irresponsáveis;

– Pedem mais do que doam;

-Julgam a situação pelo seu prisma;

-Justificam suas más atitudes e comportamentos;

– São duros, teimosos e irracionais.

2º – Responda sabiamente.

Como?

Humildemente, confesse seus pecados ao Senhor. Não podemos confessar os pecados dos outros, somente os nossos.

1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Tiago 4:6-7 “Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. “

Responda no Espírito. A Bíblia apresenta princípios e leis que nos ensinam a responder sabiamente.

Provérbios 15:1A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. “

Mateus 5: 43-44 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”

Romanos 12: 20-21Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. “

Provérbios 26:4Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele.”

Segure sua língua.

Tiago 3:5-6 “Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. “

Construa limites saudáveis e crie um espaço seguro.

Mateus 5:39 “Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. “

Atos 9: 23-25 “Decorridos muitos dias, os judeus decidiram de comum acordo matá-lo, mas Saulo ficou sabendo do plano deles. Dia e noite eles vigiavam as portas da cidade a fim de matá-lo. Mas os seus discípulos o levaram de noite e o fizeram descer num cesto, através de uma abertura na muralha. “

Veja o que não é visto.

Efésios 6: 10-13 “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. “

Cresça

Tiago 1:2-4 “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

Recuse retaliação, ressentimento e vingança.

Romanos 12:19Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.”

Hebreus 12:15 “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.”

Peça a Deus discernimento.

Mateus 7:5Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. “

Incline-se sobre os recursos de Deus.

João 4:10 “Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.
2 Coríntios 7:6 “Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito,
Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. “

Deixe Deus ser Deus.

Salmos 46:10 “”Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. “

3º- Aprenda de outros exemplos negativos.

1 Coríntios 10:11  “Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.

A Palavra esta cheia de alertas: – Perigo! Todas as suas histórias e todos os seus ensinamentos, nos alertam para não repetirmos os mesmos erros. Nossa posição na história é um paralelos : dos que viveram no começo e nós que estamos vivendo no final. Temos que estar atentos porque somos tão capazes de estragar tudo como eles foram.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at February 17th, 2012.
Tags: ,
  • DIRCE

    ESTUDOS ELABORADOS E APRESENTADOS: UMA BENÇÃO DE DEUS. AMÉM?
    AMO CONSULTÁ-LOS.
    TE GOSTO DEMAIS AMIGA,
    A PAZ,
    DIRCE

  • Régia Macêdo

    Muito legal esse estudo. Me ajudou bastante.
    Deus abençoe!!