Pais feridos, crianças feridas.

Jeremias 32:17-19    “Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti. Mostras bondade até mil gerações, mas lanças os pecados dos pais sobre os seus filhos. Ó grande e poderoso Deus, cujo nome é o Senhor dos Exércitos, grandes são os teus propósitos e poderosos os teus feitos. Os teus olhos estão atentos aos atos dos homens; tu retribuis a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com os efeitos das suas obras.

Quando lidamos com pessoas difíceis, é fácil formar um  julgamento sobre eles com base em seus comportamentos ou atitudes.

Mas  já paramos para pensar o que tornou essa pessoa tão desagradável ou tola?

Quando a Bíblia diz que Deus ” lança os pecados dos pais sobre os seus filhos” (v. 18), está falando sobre os ciclos geracionais de pecado. A menos que alguém na linha de família faça uma escolha deliberada de alterar o comportamento pecaminoso e disfuncional, esse ciclo será passado de pai para filho por muitas gerações. Isto é realmente apenas uma confirmação do princípio da semeadura e da colheita. Passamos as normas de conduta e traços de caráter que recebemos de nossos pais. Se não estamos dispostos a mudar nossos hábitos e atitudes pecaminosas, eles vão muito provável encontrar o seu caminho na vida de nossos filhos.

O que é verdadeiro para o pecado também é verdade para o  ferir. Quando uma criança é machucada  emocionalmente  em casa, seu comportamento e caráter costuma  ser afetado negativamente. Com isso em mente, podemos trazer a nossa mente uma pessoa difícil que conhecemos, e pensar:  O que a  machucou?  Como foi moldada a sua vida?

Um coração de compaixão se origina de uma vontade de sentir empatia por  aqueles que foram feridos. Isto não desculpa o pecado de ninguém, mas  ajuda a abrir nossos corações para o individual.

E  nós? Temos feridas de infância que contribuíram para quem somos hoje? Como essas feridas têm afetado a nossa vida? Se  ainda não lidamos com elas, provavelmente passaremos semelhante dor para nossos filhos.

Com a ajuda de Deus,  podemos quebrar este ciclo e começar um novo ciclo que vai beneficiar as gerações futuras.

Dr. Charles Stanley

Share
Posted in reflexao by agnes at February 24th, 2012.