A Paciência de Deus conosco.

2 Pedro 3:9   “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. “

Aprendemos no estudo anterior 2 palavras do grego para definir “Paciência” , que são hupomone e makrothumia. Hupomone significa “perseverar, permanecer”, se refere a qualidade de caráter que evita que nos entreguemos às circunstâncias, ou sucumbamos nos problemas. HUPOMONE é perseverar em relação a coisas ou circunstâncias.Essa revisão nos ajudará a fazermos a distinção entre hupomone, que é a bíblica perseverança e makrothumia que é a qualidade do fruto do Espírito. O resto desse estudo será concentrado em makrothumia.

Makrothumia significa “longo sofrimento”tolerância” , ” paciência antes da ação”. É a qualidade em que faz com que uma pessoa que tem todos os motivos para odiar e tem a oportunidade de se se vingar, mas não o faz. Makrothumia  é a paciência em relação a gente enquanto hupomone , perseverança, tem a ver com coisas ou circunstâncias. Essas duas palavras do grego são cruciais para o entendimento e para a obediência do cristão, eles descrevem diferentes qualidades.

2 Timóteo 3:10   “Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança”.

Colossenses 1: 10-12   “Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz.”

As duas palavras estão juntas, mas se pode ver uma diferença entre as duas. Nas duas passagens a palavra grega makrothumia é traduzida para o português para a palavra “paciência” e a palavra grega hupomone é traduzida para o português como “persistência”.Paulo dá ênfase as essas duas palavras, mostrando a importância de ser paciente com relação a pessoas e perseverante com relação a situações ou circunstâncias. Outra importante distinção entre hupomone e makrothumia: Hupomone é inspirado na esperança e makrothumia no fruto do espírito chamado “paciência”, que vem da misericórdia.Onde você descobrir a palavra makrothumia, você vai descobrir alguma forma de misericórdia. A palavra grega para a misericórdia presente em makrothumia é eleos que significa misericórdia, compaixão, pena, senso de bondade em geral. As escrituras usam eleos para descrever Deus. Agora você está prestes a ver porque esse tipo de ”paciência” é uma qualidade do Fruto do Espírito. Quando se trata de priorizar entre circunstâncias e pessoas, Deus está obviamente indo escolher as pessoas. Como respondemos as circunstâncias (hupomone) é importante, mas como respondemos para pessoas (makrothumia) é crucial.

Você não concorda que ser paciente com as circunstâncias é mais fácil do que com gente? Pense porque isto deve ser verdade: necessitamos responder com hupomone quando alguma circunstância ou situação está nos provocando. Necessitamos de makrothumia quando alguém está nos provocando. Com hupomone não temos ninguém para nos acusar! Quando se trata de lidar com pessoas, podemos nos sentir culpados e fragilizados e precisamos de toda ajuda que houver! Amém!

Hebreus 10:36   “Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu.”

Necessitamos de hupomone, ou seja, a esperança que inspira a perseverança, essa esperança nos capacita a orar. Em outras palavras, devemos ativamente pedir a Deus por persistência em nossas circunstâncias, mas makrothumia não é meramente resposta à oração. A paciência é liberada pelo Fruto do Espírito, de forma sobrenatural, é o resultado de ser cheio do Espírito Santo. Makrothumia é impossível exceto como expressão de Deus através de nós.Muitos de nós temos sofrido grande frustração quando tentamos praticar makrothumia por nossa própria força. Oro para que Deus use esse estudo para aprendermos e praticarmos, permitindo que o Espírito Santo expresse a paciência de Deus através de nós.

1 Pedro 3:20   “que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água.”

Que exemplo as Escrituras falam para expressar a makrothumia de Deus através das pessoas?______________________________________

Leia todo Genesis 6. O que Deus “vê” (v.5)?__________________________

Você pode imaginar a situação descrita em Gênesis 6? Se você é como eu, se arrepende mais pelos seus pensamentos do que propriamente pelas ações, minha luta é  maior com forças internas do que externas.Experimento dias quando minha mente é consumida com pensamentos que não são “ nobres, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” Filipenses 4:8 . Me tornei muito frustrada comigo mesma.O lugar da vitória pessoal é quando buscamos de forma consistente e levamos o nosso pensamento cativo a Cristo. Ainda que com muita luta, posso dizer alegremente que toda a inclinação de pensamentos do meu coração não tem sido todo  o tempo má. Se você nasceu de novo, nem o seu. Olhe o estado do mundo: as mentes das pessoas estão cheias de maldade todo o tempo.

Como Genesis 6;11 descreve os pensamentos das pessoas naquele tempo?_______

Como Deus respondeu as suas inclinações más?_______________________

A palavra grega para triste é nacham e incorpora a figura da respiração gemendo como quando se está chorando em tristeza. Imagine Deus expressando tal tristeza. Seria como se a tristeza de Deus assumisse uma forma física como fazemos quando choramos. A palavra de Deus nos fala que essa tristeza vai direto ao coração de Deus e o fere.

Gênesis 1: 27-31   “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou .” “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.”

Considerando Genesis 1: 27,31 , por que essas observações causaram tanta dor em Deus?__________________________________________________

Genesis 6:9   “Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. “

Como Noé é descrito em Gênesis 6:9?______________________________

Em contraste com a sua época, Noé era um homem justo. Algumas vezes usamos a sociedade depravada como uma desculpa para nossos surtos de injustiças. “ se eu não tivessa que trabalhar nesse miserável lugar…”; Se eu não tivesse que viver com esse homem terrível…”; “ se não tivéssemos que viver nessa horrível cidade…”; “ Se eu não tivesse vindo de uma família sem Deus…”; “ Se tudo aquilo não tivesse acontecido…”; “ Mas Noé…”

O que o exemplo de Noé nos ensina?________________________________

Por quanto tempo Deus lutou com essa geração má?_____________________

2 Pedro 2: 5   “Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.”

Além de construir a arca, que outra responsabilidade tinha Deus dado a Noé naqueles 120 anos? (2 Pedro 2:5)_________________________________

Pregou sem nenhuma conversão. Quantas vezes nos baseamos que o sucesso tem a ver com evidências visíveis.

Gênesis 8:15 até Gênesis 9:17   “Então Deus disse a Noé:”Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles.Faça que saiam também todos os animais que estão com você: as aves, os animais grandes e os animais pequenos que se movem rente ao chão. Faça-os sair para que se espalhem pela terra, sejam férteis e se multipliquem”.Então Noé saiu da arca com sua mulher e seus filhos e as mulheres deles,e com todos os animais grandes, todos os animais pequenos que se movem rente ao chão e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra.Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.”Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão”.Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra.Todos os animais da terra tremerão de medo diante de vocês: os animais selvagens, as aves do céu, as criaturas que se movem rente ao chão e os peixes do mar; eles estão entregues em suas mãos.Tudo o que vive e se move lhes servirá de alimento. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas.”Mas não comam carne com sangue, que é vida.A todo que derramar sangue, tanto homem como animal, pedirei contas; a cada um pedirei contas da vida do seu próximo.”Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado.”Mas vocês, sejam férteis e multipliquem-se; espalhem-se pela terra e proliferem nela”.Então disse Deus a Noé e a seus filhos, que estavam com ele:”Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes,e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os rebanhos domésticos e os animais selvagens, todos os que saíram da arca com vocês, todos os seres vivos da terra.Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra”.E Deus prosseguiu: “Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras:o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra.Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris,então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida.Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra”.Concluindo, disse Deus a Noé: “Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra”.

Os estudiosos chamam se “aliança de Noé”, o compromisso que o Senhor fez com Noé.Em termos simples, qual foi a promessa que Deus fez a Noé e qual foi o selo para essa aliança?______________________________________________

Por que Deus esperou Noé pregar 120 anos  a justiça? O que levou Deus a prometer nunca mais inundar a terra com água?

1 Pedro 3:20   “que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água.”

Nessa passagem acima temos a resposta: a makrothumia, ou a PACIÊNCIA de Deus! Agora, a resposta para a próxima questão é crucial .A promessa de Deus levou a paciência, mas o que o levou a ter paciência?

2 Pedro 3:9   “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.”

2 Pedro 3:15   “Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.”

Fui salva por causa da misericórdia que levou Deus a ser paciente.Você foi salvo por causa de misericórdia que levou Deus a ser paciente.A paciência de Deus significa salvação…para nós e para todos os que crêem.

Concluindo o nosso estudo…Uma sugestão para começar o seu dia:  ao amanhecer, olhe para fora quando acordar, leve suas necessidades  com a luz do dia começando a Deus, vendo o brilhar do sol nascendo e medite nessas verdades da palavra de Deus que estão embaixo. A mesma paciência que Deus tem anunciando ao alvorecer todas as manhãs de sua vida também ele tem para a sua salvação.

Genesis 8:22   “Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão”.

Lamentações 3: 22-23   “Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.”

Salmos 30:5   “Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria. “

Enquanto as três escrituras acima permanecem em seu coração, escreva uma oração a Deus, registre seus pensamentos em direção a Ele.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at March 16th, 2012.
Tags: ,