Como entender a Bíblia?

1 Coríntios 02:12 ao 03:03   “Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo.  Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições,porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? “

“Eu não consigo entender a Bíblia.” Isso é um comentário que ouvimos muitas vezes, até de cristãos. Podemos entender quando alguém que não conhece a  Cristo seja incapaz de compreender conceitos bíblicos, mas por que aqueles que o conhecem não conseguem entender as verdades da Palavra de Deus? Algumas pessoas pensam que uma educação em um  seminário seria a resposta, mas conhecemos vários pastores formados e professores que realmente não entendem a Palavra de Deus. Eles sabem os fatos, mas esses fatos não promoviam nenhum impacto com relação as Escrituras ou com o Senhor.

A chave não é educação, mas obediência. Como agirmos com relação ao  que lemos irá fazer com que  o Livro Sagrado  “ganhe vida”, e vamos começar a ouvir e entender a voz de Deus. No entanto, se nós não temos obedecido o que Ele já  nos revelou , por que Ele nos dará Suas verdades mais profundas?”O segredo do Senhor é para aqueles que o temem” (Sl25:14), e aqueles que o temem são os que obedecem seus mandamentos, que já está prometido “um bom entendimento” (Sl 111:10).

Viver uma vida carnal de desobediência  faz com que tenhamos  nuvens nos nossos olhos, diminuindo a nossa capacidade de ouvir, e nevoeiros em nosso pensamento. Embora tenhamos pleno acesso a mente de Cristo, nosso apego às nossas próprias maneira pecaminosa, nos impede de aproveitar os ricos tesouros de sabedoria que se encontram em Sua Palavra.

Ao lermos as Escrituras todos os dias, observando  as instruções de Deus, com confiança no Espírito Santo, nos comprometemos a fazer o que Ele nos disser.Quando  obedecemos a Sua voz, Ele vai revelar verdades mais profundas, e nossa compreensão irá crescendo gradativamente. Em breve o  tempo na Palavra se torna um momento de grande  prazer em vez de um dever.

Dr. Charles Stanley

Share
Posted in reflexao by agnes at May 4th, 2012.
Tags: