A Ternura do Salvador

Mateus 19:14  “Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.

Iremos entrar dentro do coração de Cristo – um coração que foi herdado do pai. Não é nenhuma coincidência, mas o Filho que foi alimentado com amor e ternura também sabe como administrar amor e ternura. Ele nos convida através da Sua Palavra  a contemplarmos o chrestotes (ternura) de Cristo  com crianças, com Israel e com cada pessoa individualmente.

1ª Parte: A Ternura de Cristo com as crianças.

1. Mateus 18:1-9   ” Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus? “Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.” Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo. Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar. “Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem! Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno.E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno”.

-Que pergunta provocou Cristo a chamar uma criança?__________

-Como Cristo ilustrou o “ser maior no reino”?_______________

Mateus 18:5   “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo. ”
Marcos 9:36-37 “E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços, disse-lhes: “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou”.

-Que informação adicional Marcos 9:36 nos dá a respeito de Cristo e a criança?________

Cristo deve ter tocado suavemente a criança. Ele podia facilmente ter curado pensando somente, mas frequentemente Ele escolhia tocar. Por exemplo, Ele tocou no homem cego para que visse.

Mateus 20: 32-34   “Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: “O que vocês querem que eu lhes faça? “Responderam eles: “Senhor, queremos que se abram os nossos olhos”.Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram. “

Jesus tocou na criança morta para que vivesse. Demonstrou ágape (amor): “Ele tomou-a pela mão.”

Marcos 5:41   “Tomou-a pela mão e lhe disse: “Talita cumi! “, que significa: “Menina, eu lhe ordeno, levante-se! “.

-É possível se levar outra pessoa ao pecado? (   ) sim   (   ) não

Mateus 18:6   “Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar. “

-O que Jesus diz sobre a pessoa que leva um pequenino a pecar?_________

Amadas, temos responsabilidade por todo pecado que cometemos, mas as Escrituras falam que podemos nos enfraquecer em alguma área de pecado por causa da influência de outras pessoas.

Mateus 18:7-9   “Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno.E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno”.

O que Jesus está avisando? Para nos livrarmos da coisas que estão nos levando a pecar antes que elas façam alguém tropeçar!

2. Mateus 19:13-15   “Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam. Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. Depois de lhes impor as mãos, partiu dali. “

– Por que as crianças foram trazidas a Cristo? (escolha duas)

(   )  Para que Jesus as abençoasse.      (   )   Para que Jesus impusesse Sua mão sobre elas

(   )   Para que Jesus as curasse     (   )   Para que Jesus orasse por elas.

– Quem repreendia aqueles que traziam as crianças?_________________

-O que você acha sobre a forma como Jesus respondeu aos discípulos?

(   ) Ele estava cansado depois de um longo dia.     (   ) Ele viu uma oportunidade para ensiná-los sobre o reino.   (   ) Ele amava as crianças e desejou as abençoar.

Podemos ver : A  ternura de Cristo  pelas crianças,  Ele não achou perda de tempo estar com as crianças e  finalmente que Ele as considerava como o que teria de  mais próximo para exemplificar do céu na terra!

2ª Parte – A Ternura do Coração de Cristo por Israel.

Mateus 23: 37-39   “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.Eis que a casa de vocês ficará deserta.Pois eu lhes digo que vocês não me verão desde agora, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor”.

Jesus responde ao Seu povo com ternura , mesmo tendo o coração ferido. Como vc imagina a imagem de Jesus com “asas “?____________________

Salmos 91:1-4   “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.”

-Escolha a palavra que melhor define o propósito das asas :

(   ) proteção  (   ) prêmio  (   ) conforto  (   ) correção

Jesus queria desesperadamente proteger Israel de dores futuras, perseguição e separação. Ele tinha para eles o seguro e aquecido lugar ao Seu lado, mas eles recusaram Sua ternura e seu alimento Espiritual. Por sua vez, perderam Sua proteção. Jesus nos oferece o mesmo para nos manter perto e nos livrar do mal. Como  é triste quando nós, também, frequentemente recusamos.

3ª Parte – A Ternura do Coração de Deus para cada pessoa individualmente.

Não amaríamos saber de todos os detalhes  dos 40 dias de viagem de Cristo nessa Terra entre Sua ressurreição  e ascensão? Deve ter sido um período de tempo designado para prioridades! Podemos imaginar a intenção que tinha de preparar  esse grupo de pessoas para Sua ausência?

1 Coríntios 15:1-8   “Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.”

– Para quem Jesus apareceu durante aqueles 40 dias?____________________________

40 dias, menos de 6 semanas! Aqueles 40 dias devem ter voado. Era a última chance de Jesus olhar aquelas pessoas  e dizer, “Estou vivo”. Procure nas Escrituras comigo e veja a ternura do coração de Cristo e como Ele escolheu as várias pessoas a quem iria aparecer.

1. João 20: 1-18   No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! “Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho. Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu. ( Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos. )Os discípulos voltaram para casa. Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés.Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que você está chorando? ” “Levaram embora o meu Senhor”, respondeu ela, “e não sei onde o puseram”. Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando? ” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei”. Jesus lhe disse: “Maria! ” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni! ” ( que significa Mestre ). Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” E contou o que ele lhe dissera. “

– O que Maria viu quando olhou para o túmulo?__________

– Quem primeiro perguntou a ela por que estava chorando?___________

– Quem perguntou a ela pela segunda vez por que estava chorando?_______

( No grego, a tradução para chorando do verso 15 é  pranto, tristeza.)

– Quem ela pensou que Cristo era?________________________

Podemos até ouví-lo dizer, “Não, meu Pai é o jardineiro, eu sou a videira.”

– Como Cristo se identificou para ela? (   )Ele perguntou: “Você não me reconhece?”

(   ) Ele a chamou pelo nome.(   ) Ele mostrou as marcas dos pregos nas mãos.

– O que ela disse aos discípulos depois de ter contado o que tinha acontecido?______________

Pense  algumas das razões do porquê Cristo ter permitido a Maria ser a primeira pessoa a vê-Lo com Senhor ressurreto. O que as Escrituras falam sobre Maria Magdalena:

Marcos 16:9   “Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios. “

Marcos 15: 40-41   “Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José. Na Galiléia elas tinham seguido e servido a Jesus. Muitas outras mulheres que tinham subido com ele para Jerusalém também estavam ali. “

Marcos 15: 46-47   “Então José comprou um lençol de linho, baixou o corpo da cruz, envolveu-o no lençol e o colocou num sepulcro cavado na rocha. Depois, fez rolar uma pedra sobre a entrada do sepulcro.Maria Madalena e Maria, mãe de José, viram onde ele fora colocado. “

O coração de Maria Madalena estava partido. Ela devia a Jesus sua vida e sua sanidade mental. Ela tinha experiencia do maligno e tinha experimentado a libertação. Depois de estar livre do pecado, Maria devotou sua inteira existência para o seu Libertador. Ela não podia suportar a dor de vê-Lo morrer, e não o deixou até que a pedra rolou fechando o lugar.De repente , Ele tinha ido. Ao contrário de outros, Maria não lamentou ter perdido oportunidades,nem o reino aparentemente perdido.Sua tristeza era simples. Ela perdeu Jesus. Então , porque Ele apareceu para ela primeiro? A resposta  pode ser porque o Senhor de Maria e nosso é compassivo, bondoso , misericordioso!

2.João 20:24-31   “Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor! ” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”.Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro.Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. “

Não sabemos onde Tomé estava quando apareceu para os discípulos. Sabemos somente que ele havia perdido a aparição de Jesus. Sua frase para os discipulos ficou marcada .

-O Que Tomé necessitava antes de acreditar?   (   )  um testemunho ocular   (   ) ele próprio ver a Jesus.

– Como Jesus apareceu para Tomé?____________________________________

-Quais foram as palavras de Jesus para Tomé?___________________________

– Como Tomé respondeu?   (   ) Ele tocou Jesus para ter certeza   (   ) Ele disse: “Senhor meu e Deus meu!”

Logo que Jesus entrou , imediatamente confrontou Tomé com a verdade. Obviamente, essa aparição foi feita especialmente por um homem. Vamos lembrar quem era esse homem.

João 11: 14-16   “Então lhes disse claramente: “Lázaro morreu,e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele”.Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: “Vamos também para morrermos com ele”.

-O que Tomé estava pronto a fazer por Jesus?______________

Que mistura estranha de lealdade e pessimismo.Estranhamente, Tomé não duvidou que Jesus morreria, ele duvidou da mais importante parte de todas – que Ele ressuscitaria da morte e viveria outra vez! Jesus tinha vivido e ministrado para esses homens por perto de 3 anos.

João 17: 6-19   “”Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra. Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti. Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste. Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles. Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura. “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou. Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade. “

Ele confessou Seu profundo amor por eles ao Pai. Por que Jesus queria se revelar a Tomé? Por causa da Sua bondade!

3. 1 Coríntios 15:7   “Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; “

Jesus apareceu a Tiago. De acordo com o verso 5, esse Tiago não era um dos 12 que tinham visto a jesus. Esse Tiago era o que foi mencionado em Mateus 13:55.

Mateus 13: 55   “Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?

Quem Ele era?________

João 7:1-5   Depois disso Jesus percorreu a Galiléia, mantendo-se deliberadamente longe da Judéia, porque ali os judeus procuravam tirar-lhe a vida.Mas, ao se aproximar a festa judaica dos tabernáculos,os irmãos de Jesus lhe disseram: “Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz.Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo”.Pois nem os seus irmãos criam nele. “

O que João 7:1-5  fala sobre os irmãos de Jesus?

(   )  Eles não acreditavam em Jesus   (   ) Eles temiam pela segurança de Jesus

(   )   Eles esperavam que Jesus se mostrasse como o Messias.

As Escrituras mencionam os meio irmãos de jesus na mesma ordem: Tiago, José, Simão e Judas. A Bíblia normalmente lista os nomes de filhos pela ordem de nascimento. Tiago deve ter sido o filho de Maria que nasceu depois de Jesus. se Jesus era como  a maioria dos irmãos, Tiago seria seu orgulho e alegria. Jesus provavelmente ensinava Tiago a brincar, pescar, subir em árvores e como apostar corrida. Jesus  certamente o livrara de acidentes e a noite entravam debaixo do mesmo cobertor. O jovem cresceu  e se separaram pela descrença. Jesus foi esquecido por todos os Seus irmãos, mas podemos perguntar se a perda de Tiago doeu mais. “Depois Ele apareceu a Tiago”. Como deve ter sido a conversa? Podemos imaginar lágrimas e o encontro: “Meu irmão, meu SENHOR!” Onde  esse íntimo encontro levou?  Leia e veja você mesmo.

Atos 1: 12-14   “Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro. Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. “

Por que Jesus apareceu para Seus irmãos? Por causa de sua bondade e amor por eles.

Você tem membros de sua família perdidos? A experiência de Jesus com seus irmãos mostra que Ele conhece como você se sente. Sua compaixão e bondade é para você também. Jesus apareceu para aqueles que mais necessitavam Dele: o enlutado, o duvidoso e o escarnecedor. Por causa de Sua bondade, eles creram. Consideramos vários exemplos da bondade do coração de Jesus.

– Desses exemplos que citamos da bondade de Jesus, qual  o que faz lembrar a maneira com que Ele lidou com você no passado e por que?______________________________________

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at June 10th, 2012.
Tags: ,