Nada se consegue sem trabalho.

Tito 3:8   “Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens. “

Concluindo nosso estudo sobre Cherostotes (gentileza, ternura) e Agathosune (bondade) que são características do Fruto do Espírito.

Tito 3:1-8   “Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom,não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.”

– Qual é a natureza de uma pessoa que ainda não conhece o Senhor?

(   ) desobediente   (   ) amoroso   (   ) cheio de sabedoria   (   ) invejoso e malicioso   (   ) enganado  (   ) escravo de todos os tipos de paixões   (   ) tolo   (   ) odiado e odiando uns aos outros

– O que ocorre quando conhecemos a bondade e o amor de Deus ?

(   ) Respondemos ao seu amor mudando nosso comportamento

(   ) Ele nos salva por causa da Sua misericórdia.

(  ) Somos transformados a Sua semelhança.

– Quem Deus generosamente coloca em nós?_____________________

– Por causa da bondade de Deus e de seu amor por nós, o que devemos nos empenhar em fazer para os outros (v.8)?___________

Repare na carta de Paulo a Tito, ele , na realidade, define a palavra bom. Preencha os espaços em branco do verso 8.

“ Tais coisas ( que são boas) são ______________  e _____________ aos homens. “

Agathosune não impede a clareza do que é correto na hora de fazer o bem aos outros. A pessoa pode ser bondosa e zelosa pela verdade e estar corrigindo, repreendendo e mesmo castigando.”

Importante observar:  O que é bom,  benéfico, nem sempre é divertido, fácil ou agradável. O propósito da bondade como qualidade do Fruto do Espírito é fazer e trazer o que é de melhor para a pessoa e não o que é mais popular. Agathosune significa caminhar para o bem.

2 Timóteo 3:16-17   ” Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. “

-Quais os 4 métodos que a Palavra de Deus usa para nos preparar para a boa obra?

1._______________    2.________________   3._______________   4.________________

A Palavra de Deus sempre nos fala o que queremos ouvir?A Palavra de Deus é sempre agradável? Nossos ouvidos estão sempre abertos para ouvir? Certamente que não. Alguma vez você achou que a Palavra de Deus fosse um engano? Alguma vez Ela te prejudicou? Claro que não.

A Palavra de Deus tem sempre o propósito de trazer o bem. Como Deus, Sua Palavra prioriza a BONDADE sobre a ALEGRIA porque Deus sabe que a bondade no final traz alegria.

Através da característica de agathosune (bondade), como Fruto do Espírito, ocorre o mesmo:  o bem do reino, ou o que podemos chamar de lucro do reino. Agathosune traz sempre o bem. Algumas vezes podem ser agradáveis e benéficas; outras vezes dolorosas e ainda benéficas.A ênfase no benefício final sempre irá suplantar a importância da dor ou do prazer.

A Palavra é repleta de exemplos de ser abençoado   como também de prazer. Muitos dos sermões de Jesus, todos os Seus milagres, Suas curas, ou quando ressuscitou mortos são exemplos de ações agradáveis e abençoadoras.Para entendermos a sexta qualidade do fruto do Espírito devemos considerar exemplos quando houve o bem e a benção mas foi necessário um processo dolorido.

Leia cada um dos exemplos abaixo e descreva o benefício final vindo da dor nas circunstâncias.

Mateus 21:12-13  “Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas,e lhes disse: “Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’”. _____________________________________________

2 Coríntios 12:7-10   “Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. “____________________________________________________________________________

Atos 8:1-4   “E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grande lamentação.Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão.Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. ” ___________________________________________________________________

Atos 18:5-6   “Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo. Opondo-se eles e lançando maldições, Paulo sacudiu a roupa e lhes disse: “Caia sobre a cabeça de vocês o seu próprio sangue! Estou livre da minha responsabilidade. De agora em diante irei para os gentios”.___________________________________________________________________________

Mateus 27:50-51   “Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram.” _____________________

Fazer o bem nem sempre é fácil. Podemos ter que exortar uma pessoa querida ou mesmo repreender ou confrontar. Nesses momentos precisamos ter cuidado para não darmos lugar a Satanás. Não tem desculpa para a lingua afiada e  atitudes de justiça própria em nome de estar fazendo boa obra. Lembre: o amor, a alegria, a paz, a paciência e a gentileza precedem a bondade! Deus tem muitas boas razões para frequentemente ligar gentileza e bondade em Sua Palavra. Gentileza  leva a proteção da bondade equivocada. Veja, Cherostotes ou Gentileza, tem a ver com disposição de um espírito ansioso para abençoar.

1 Tessalonicenses 2:6-8   “Embora, como apóstolos de Cristo, pudéssemos ter sido um peso, tornamo-nos bondosos entre vocês, como uma mãe que cuida dos próprios filhos. Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós. “

– Como  as ações de Paulo demonstram Cherostotes ( ternura)?__________________________________________

Ás vezes não estamos dispostos a receber ou a responder com Gentileza ou ternura. As pessoas no tempo de Jesus demonstraram essa realidade podemos ver quando Jesus diz:

Mateus 23:37  “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram .”

As vezes a dor da confrontação se faz necessária para trazer um bem maior. A dualidade entre gentileza e confrontação necessita ser bem esclarecida. Se você é mãe, certamente você tem carinho pelo seu filho. Sua disposição como mãe é a ternura, mas algumas vezes seu filho não responde como deveria a uma orientação em amor. Nessas ocasiões, você deve exercer a disciplina sobre seu filho, ainda que cause  algum sofrimento. Palavras firmes, repreensão ou até mesmo uma palmada podem ser necessárias. O que faz uma mãe  não se exceder com o seu filho rebelde? Sua ternura, seu coração terno em amor! Consegue ver agora? A disposição terna do coração garante a dispensação correta da bondade!

A partir desse conceito, podemos ver a razão porque Deus somente confia o fruto o Espírito àqueles cheios do Espírito. Devemos ser submissos a Deus para sermos vasos de bondade até mesmo na confrontação. Egoísmo não pode estar envolvido porque deve estar crucificado para que o Espírito tenha liberdade em nós;  a bondade não é uma questão pessoal, nem uma plataforma pessoal, nem um ganho pessoal. Nunca será o meio usado para nos beneficiarmos, nem firmarmos nossas opiniões. Lembre: as boas obras são nomeadas, mas nunca assumidas! Amadas, oro para que aprendamos hoje que agathosune, ou o zelo pelo bem, tem a ver com confiança. Não podemos ser confiáveis por Deus para sermos vasos de boas obras até que a Palavra de Deus faça em nós a boa obra. Se não podemos aceitar o ensinamento, a repreensão, a correção e o treinamento da Palavra de Deus em nossas vidas, então não poderemos também sermos vasos para ensinar, repreender, corrigir, e treinar em outras vidas. Deus , nos ajude a entender a diferença.

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at June 25th, 2012.
Tags: ,