Sua Bondade.

Efésios 2:10   “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Estamos estudando sobre o Cherostotes de Deus que é sua afeição, ternura e gentileza. Essa característica faz parte do caráter de Deus,sendo característica também de quem possui o  Seu Espírito.  Para entendermos melhor a Bondade precisamos compará-la e contrastá-la com a Gentileza.

Gálatas 5:22   “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade ( firmeza de animo, corajoso), benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. “

Palavra do grego para Bondade é Agathosune. Significa “ benevolente” e “ o bom em ação”. Agathosune é mais do que cherostotes que é ternura, gentileza….. É o próprio caráter energizado, sendo expressado pela ação. Existe mais atividade em Agathosune do que em Cherostotes. A pessoa mostra sua Agathosune, seu zelo pela bondade e verdade, mesmo repreendendo, corrigindo ou castigando. Podemos ver obvias diferenças nessas 2 palavras, mas as Escrituras provam que elas compartilham uma forte relação.

Mateus 10:16   “  Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. “

Vimos a qualidade da Gentileza associada a”inocência da pomba”. Hoje começaremos a ver uma larga parte da bondade sendo astuta como as serpentes.

As qualidades da Gentileza e da Bondade se diferem em seu emprego em confiar, mas elas se emparelham para nos fazer astutos e inocentes. Iremos considerar  cuidadosamente partes das Escrituras que enfatizam ambas.

Efésios 2:1-10 “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;não por obras, para que ninguém se glorie.Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. “

-Estávamos mortos em nossas transgressões e pecados…

(   ) Quando estávamos satisfazendo as vontades da nossa natureza pecadora e seguindo esses desejos e pensamentos.

(   ) Quando seguíamos os caminhos do mundo e o príncipe do poder do ar.

(   ) Quando éramos por natureza objetos da ira.

- Quem que age nos que vivem na desobediência?_____________________________

- O que significa ser desobediente? (v.3)___________ os desejos da nossa carne, seguindo  os seus ___________e____________.

- Quando Deus nos deu vida?_________________________________________

- Por que Deus nos deu vida com Cristo?______________________________________

- Qual é a nossa posição hoje em Cristo? (v.6)  (   ) Perdoados de nossos pecados e destinados ao Céu.

(   ) escolhidos e aceitos pelo Amado Senhor   (   ) Assentados nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

- Como Deus nos mostra a “incomparável riqueza de sua graça”?_______________________

- Que tipo de trabalho fomos criados para fazer?____________________________________

Nas Escrituras, Deus fala enfaticamente da  Sua Gentileza, Cherostotes, e da Sua Bondade, Agathosune. Ele claramente nos instrui que o Seu  Cherostotes é um veículo que Ele usa para nos mostrar a “incomparável riqueza de Sua graça”. Em outras palavras, a Ternura, a Gentileza de Deus por nós – o ponto fraco do Seu coração- e Seu desejo de nos proteger e de nos nutrir em todos os caminhos é expressado pela Sua graça por nós. Por que a graça foi  necessária?

Releia o verso 5 : ” deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões …”

Como Deus demonstrou  o Seu Cherostotes ( ternura) por nós quando não tínhamos feito nada que pudesse nos aproximar de Deus?

Releia o verso 7 “para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.”

Por causa de Jesus Cristo!!!!!!Através da morte de Seu filho, o pagamento por todo pecado foi satisfeito; portanto, o coração de Deus por nós foi movido do estado de ira para o estado de ternura e afeto.

Podemos entender o propósito de Deus para nós aqui na Terra depois que fomos salvos, os versos 8-10 expressam esse propósito “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. “ Repare na repetição da palavra “obras”. Ele nos leva a entender um ponto crucial: não somos salvos pelas nossas obras, mas somos salvos para boas obras!!!!!

Que tipo de obra Deus espera que executemos depois de termos sido salvos por Ele?

Fomos salvos para BOAS obras. Esta é a palavra que vamos estudar hoje – a sexta qualidade do fruto do Espírito. Vamos lembrar a definição de Agathosune: o bom em ação. Não fomos chamados para somente uma disposição de Gentileza, ternura, afeição, mas somos energizados no caráter    para entrarmos dentro  do bom em atitute de bondade. especificamente Deus está dizendo : “Estamos aqui para fazer algo de bom do Reino em terreno carnal”. Somos salvos para cumprir essa missão que Deus nos atribuiu com antecedência.

Romanos 8: 29-30   “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. “

Efésios 1: 5,11   “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.” “Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade.”

- Qual é o denominador comum entre Romanos 8: 29-30 e Efésios 1: 5,11?________________________________________

1 Pedro 2:9   “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. “

Em 1 Pedro 2-9  fala que somos “geração eleita”. Todas as upassagens acima nos falam que em Cristo fomos predestinados.

Efésios 2:10   “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. “

Nossas obras foram atribuídas com antecedência. Em combinação, todos esses versos nos falam que não temos uma bagagem extra. Deus não nos salvou para participarmos de um agradável culto ou missa aos domingos. Ele nos salvou e ainda estamos aqui na Terra porque Ele tem trabalho para ser feito – específico trabalho. Ele tem uma missão  para ser realizada para o Reino em toda geração, tudo planejado com antecedência e perfeitamente cronometrado.Em Sua soberania, Deus nos escolheu para realizar a Sua obra aqui na Terra. Se perdermos a nossa missão, perderemos nosso propósito do porque estamos ainda aqui.

Para maior entendimento do nossa missão ou propósito, vamos ler Mateus 25: 14-30 e pedir a Deus um fresco e claro entendimento da Sua Palavra.

Mateus 25: 14-30   “”E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. ”Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’. ”O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! “Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’. ”O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’”Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’. ”O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.” ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.

-Quem foi viajar e nos confiou Sua propriedade?_____________________________

Mateus 25:15   “A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. “

1 Coríntios 12:7-11 “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. “

Compare Mateus 25: 15 e 1 Coríntios 12:7-11 . O que elas tem de igual e o que elas tem de diferente?

Igual :________________________________________________________________________

Diferente: _____________________________________________________________________

Perceba nas duas passagens quem é o mestre Doador? Contudo, na parábola, os servos recebiam  talentos de “acordo com a sua capacidade”. Na explicação de Paulo sobre os dons espirituais, recebemos o oposto. Não recebemos os dons baseados nas nossas habilidades, mas as habilidades são dadas baseadas no bem comum, de acordo com a escolha do Mestre.

Quando  lemos a Parábola dos Talentos, podemos ser tentados a dizer: Veja tudo o que Deus tem me confiado; devo ter muitas habilidades.”Porém quando entendemos os dons espirituais, nós vamos dizer: “Veja tudo o que Deus quer fazer para beneficiar aqueles que Ele ama e ser glorificado.”

- O que significa essas palavras , “Muito bem, servo bom e fiel!”vindas do Mestre?

(   ) Grande realização   (   )Perfomance   (   )  Fidelidade   (   ) Resultados

Mateus 25: 21  “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! “

Mateus 25:23   “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! “

Leia cuidadosamente esses duas passagen acima. Qual foi resultado do cumprimento do propósito?

1.__________________________________________________________________________

2._________________________________________________________________________

O que poderia ser melhor do que a palavra que receberam de elogio e a confiança depositada recebendo ainda mais responsabilidade?

Mateus 25:29   “Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. “

Você considera  o que diz em Mateus 25:29 justo? (   ) sim  (   ) não.  Por que sim ou Por que não?_______________________

Um dia veremos nosso Salvador face a face. A nossa oração é que possamos ouvir Dele que completamos cada uma das obras que eram para serem feitas por nós durante o nosso tempo de vida. Você não desejaria o mesmo?

Se puder, semana especialmente olhe os rostos de quem está a sua volta – os ricos e pobres, miseráveis e felizes, aqueles que estão no carro ao seu lado, sua vizinha pegando a correspondência na caixa de correio, outros pais, as crianças jogando bola, as vítimas e os criminosos dos noticiários. Repare nos seus rostos. Essa é a sua geração. Sua vez. Temos sido chamados para Agathonuse…fazer  pouco ou muito. O quanto fazemos vai depender de nossa obediência.

2 Timóteo 1:14   “Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.”

O que devemos guardar e como devemos guardar?___________________

- Você está ocupada demais para fazer qualquer coisa para Cristo? (   ) sim   (   ) não. Se sim, o que você pode fazer sobre mudar a situação.__________________________________

- De que forma você pode guardar a confiança que Deus tem te dado pessoalmente?_________________

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at June 15th, 2012.
Tags: ,