Aqueles que acreditam…

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem Dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam.
Hebreus 11:6

Começamos estudando a fidelidade de Deus e a Sua maior revelação de  fidelidade que é Cristo.

Números 23: 19   “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? “

Como sabemos que Deus é fiel? Escolha uma ou mais.

(   ) Deus não é homem , nem filho do homem   (   ) Deus não mente, nem muda Sua opinião

(   ) Deus sempre age de acordo com o que disse   (   ) Deus faz promessas que não pode e não irá cumprir,

Vamos voltar nossa atenção hoje para a Fidelidade do povo de Deus. Um capítulo das Escrituras, acima de todos, exalta a fidelidade dos servos de Deus.

Hebreus 11:1-39   “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar. Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade. Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: “Por meio de Isaque a sua descendência será considerada”. Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles. Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão. Pela fé José, no fim da vida, fez menção do êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções acerca dos seus próprios ossos. Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei. Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.
Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas. Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados. Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias. Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes. Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros. Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior. Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados. “

-Liste os nomes de cada homem e mulher citados como reconhecidos pela fé.___________________________________________

Você descobriu todos esses?  Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, a Família de Moisés, Moisés, o povo, Raabe, Gideão, Baraque, sansão, Jefté, Davi, Samuel, e os profetas, as mulheres?

Hebreus 11:1  “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”

Qual é a definição de Fé?__________________________

Cada uma dessas fidelidades foi honrada por Deus. Cada um deles acreditou no que  não podiam ver. Não perca o fato ocorrido no verso 3  “Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. “ que  testifica a fidelidade de todo aquele que crê que tudo foi criado por Deus. Repare mais detalhadamente esse verso. Deus está dizendo que foi pela Sua soberana escolha que tudo foi criado,então nunca haverá provas conclusivas para a humanidade de que Ele é o criador. Ele tem determinado que algumas perguntas permaneçam sem respostas para forçar o despertar da fé.

Nosso estudo de hoje terá sua ênfase na fidelidade de um homem que Deus usou,lançando luz na prática da fé. Em poucos versos Deus nos fala volumes sobre a vida de um homem chamado Enoque.

Hebreus 11: 5-6   “Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

O que você descobre nessa passagem acima?____________________________________________

Qual a dimensão de importância que você vê em Enoque ser reconhecido por “agradar” a Deus? _____________

Apocalipse 4:11   “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. “

Repare cuidadosamente nas palavras “ por tua vontade são e foram criadas”.

A Palavra do grego para vontade é thelema que significa :não  acontecer por causa de uma necessidade , mas como uma expressão de prazer ou inclinação de prazer para algo que é querido, que agrada e cria alegria… isso significa que a graciosa disposição de Deus  em criar todas as coisas, Ele o fez para o Seu próprio prazer.

Deus nos criou porque Ele quiz e porque isso lhe dava prazer., então quando lemos que Enoque ” recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus” Percebemos que Enoque cumpriu seu chamado.  Enoque tinha Deus tão extasiado que Deus lhe arrebatou!

Você ainda está procurando saber a vontade de Deus para sua vida? Você ainda está lutando com o  propósito de Deus para sua vida aqui na Terra? Nossa chamada é para agradar a Ele – acordar cada manhã e dizendo: ” Sim, Senhor”  e  depois …viver o dia e descobrir Sua demanda.

O que na vida de Enoque agradou tanto a Deus ao ponto de Deus tomá-lo para si?

Genesis 5: 18-24  E viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque. E viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Jerede novecentos e sessenta e dois anos, e morreu. E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. “

Que frase marca mais? Foi a que ” Andou  Enoque com Deus; e não apareceu mais, porque Deus para si o tomou”? A única evidência que podemos descobrir na vida , deixando de lado que ele agradou a Deus é que ele caminhou com Deus. Lembre, Enoque entrou na lista em Hebreus 11 por sua fé.

Por que é necessário fé para andar com Deus?___________________________________________________________

Enoque andou com Deus. Deus chama cada um de nós a fazer o mesmo.

2 Coríntios 5:7   “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos “.

Que tipo de fé motiva a pessoa a ” andar com Deus”?

Hebreus 11:6   “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que O buscam. “

Deus aproveita a oportunidade para nos falar alguma coisa muito importante sobre a fé enquanto usa como exemplo Enoque.

As Escrituras revelam que a fé é absolutamente necessária na vida para se agradar a Deus. Se somos infiéis, não estaremos cumprindo o nosso chamado para agradá-Lo.No momento em que a Igreja estava nascendo, o livro de Atos se refere aos Cristãos como “crentes”. Fomos chamados de crentes antes de sermos chamados de cristãos, que significa ” os fiéis” ou “aqueles que creem em Deus”. se nos recusamos a continuar acreditando em Deus depois da salvação, Deus não se agradará de nós. Ele nos ama? Sim.Prazer em nós? Não.

– O que Hebreus 11:6 especifica que devemos acreditar?

(   )  que Deus irá responder específica oração.   (   ) que Deus existe   (   ) que Deus vencerá o mal   (   ) que Deus recompensa aqueles que O buscam.

A primeira coisa que essa passagem nos leva a acreditar é que Deus “existe” ou que “Ele é”. devemos acreditar que Deus vive. Depois devemos acreditar que Ele é galardoador, e recompensa aqueles que seriamente O buscam.

Você já se cansou de viver na montanha russa da fé? Um dia prá cima outro dia prá baixo? Acreditando em Deus num minuto e no outro não? Podemos exercitar a nossa fé em Deus em um dos dois caminhos: o primeiro nos deixa à mercê de constantes altos e baixos da vida; o segundo é a chave para a fé inabalável – o caminho para fora da montanha-russa e para começar a andar com Deus  praticando uma fé que não pode ser removida”.

Salmos 62:2   ” Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado! “

Todos os que creem,   caem em uma dessas duas categorias, baseada na resposta de uma simples questão: sua fé é firmada no que Deus faz ou em quem Ele é?

Fé baseada no que  Deus faz.

A pessoa com esse tipo de fé vive com a sua crença em Deus  firmada no que Ele  faz quando ela peço. Essa fé é construída baseada na frequência e em como Deus responde as  orações. Esse tipo de fé depende dos resultados, sendo alimentada pela visão.

Fé no que Deus faz é o  bilhete para andar de montanha-russa, que sobe o morro durante períodos em que a atividade de Deus é óbvia e, em seguida, vai para  abaixo da montanha nos  momento em que Deus parece inativo.O processo nunca para.

O que está errado quando baseamos nossa fé no que Deus faz ou no que Ele está fazendo?  Seu trabalho não é maravilhoso de acordo com a Sua Palavra?

Isaías 55:8-9   ” “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor.”Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. “

– O que a Palavra de Deus nos diz sobre os planos e as ações de Deus?__________________________________________

O que fazer quando Deus não trabalha de acordo com  nossos pedidos ou expectativas? E sobre aqueles momentos em que Ele, obviamente, permite que o uma pessoa muito amada esteja com  câncer e espera que esse cancer seja para  glorificá-Lo através da restauração no céu e não na terra? O que acontece com a sua fé quando um filho morre? Se sua fé é baseada no que Deus está fazendo, você está participando de uma assustadora corrida .

Iremos raramente ser capazes de perceber as ações de Deus, embora elas seja sempre  e finalmente maravilhosas.Elas estão acima do nosso entendimento terreno. Nos tempos quando  Ele parece inativo, Ele pode estar fazendo mais do que nunca!Podemos perceber que a fé no ” o que Deus faz” não é realmente fé no final. Embora o foco seja em Deus,  a fé nasce no que é óbvio, real e no que pode ser visto.A fé dos infiéis diz: Se Deus não é óbvio, ele obviamente não é Deus.

Fé baseada em quem Deus é.

Genuína fé caminha firmemente com Deus pelo prazer da Sua companhia, não pelo s seus resultados. Enoque exercitou esse tipo de fé – baseado na existência de Deus e no  Seu desejo de ser procurado. Deus não nos chama para buscar suas obras. Ele nos convida a buscar o Seu coração!

Por que a fé baseada em quem Deus   não oscila de acordo com as nossas emoções?  Porque não se foca em um  Deus mutável! Priorizando quem Ele é nos ajudará ,mais precisamente, a  interpretar o que Ele faz e aumentará nosso entendimento sobre seus caminhos.

Devemos priorizar quem Deus é sobre o que Ele faz por outra crucial razão.

Hebreus 13:8   “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

Sobre nossa perspectiva, nos olhos carnais, não conseguimos entender Deus, um momento age de uma forma, em outro de outra forma.. cura uma pessoa enquanto não cura outra. Quer ser glorificado na pobreza de um e na riqueza de outro. Provavelmente nos exaltará  um amo e nos  humilhará  no próximo. Mas preste atenção :  Ele nunca muda! Ele próprio se revela  afirmando que o Seu coração permanece o mesmo.  Deus é nossa garantia! Sua fidelidade flui de quem Ele é.  Para agradá-lo, nossa fidelidade deve ser da mesma forma.

Posso recordar dos tempos em que sobrevivi baseada em meu limitado entendimento de quem Deus é. Muitas vezes não podia entender o que Ele estava fazendo, porque Ele permitia algumas das minhas experiências, ou porque Ele tinha permitido que o filho de uma amiga morresse de cancer, mas persisti falando com o Senhor: ” Deus, não posso entender porque o Senhor está permitindo isso, mas eu sei que, mesmo que me desagrade, Suas ações não são incoerentes com o Seu coração, e  sei que o seu coração é de amor, bom e fiel. De alguma forma, em algum caminho, em algum lugar todas essas coisas serão para o bem.  O que preciso é conhecê-lo melhor através das situações.”

Concluindo:  Podemos  perguntar: é errado sempre esperar que Deus se mova de uma forma óbvia?

Amadas, se compreendermos que a fé se baseia em quem Deus é, isso irá nos livrar da necessidade de que Ele nos mostre o que Ele pode fazer!  Manter o foco correto é tudo. Motivos corretos abrem as portas para milagres verdadeiros!

Beth Moore

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at August 28th, 2012.
Tags: ,
  • DIRCE

    ESTUDO ABENÇOADO!!!!
    Vivemos em época que pessoas creem em muitas coisas, mas ao mesmo tempo, não creem em nada. A questão é que na maioria das vezes, o ser humano busca uma solução, mas não sabe qual o caminho a seguir e vive de experiências até ver alguma saída. Mas não foi isso que DEUS planejou para nós. Ele distribuiu p/ cada ser humano uma porção de FÉ. Ele quer que procuremos e apresentemos nossas necessidades e anseios. A FÉ de DEUS não precisa de amuleto ou tentar a solução de uma situação.
    DEUS, nos ensina em Hebreus 11.1 que a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem ” ou seja, a crença em algo sobrenatural.
    É muito fácil ser otimista qdo o “vento” está soprando ao nosso favor.(Isso é esperança). Mas DEUS não quer que vivamos de suposições e sempre sobressaltados qdo nem tudo está favorável.
    A FÉ é a certeza, e a certeza ocorre em meios as dificuldades, circunstâncias e evidências contrárias.
    Todos nós podemos ter FÉ do tipo de Deus. Depende de nós, conhecer quem é DEUS do sobrenatural, o que ELE nos promete, é abrir o nosso coração para crer.
    DEUS, nos chamou para fazer parte desse povo consciente de suas promessas que acredita no sobrenatural.
    Por isso, na FÉ, caminhamos e veremos milagres muito maiores serem realizados.
    Nós tb podemos viver assim!!!!