Como chegar lá…

Deus trabalha para nos retaurar. Já leu a história de Naamã? Um importante soldado, pagão, que não honrava a Deus, mas mesmo assim  Deus o curou.

Essa história você pode encontrar na Bíblia em II Reis 5: 1-15

II Reis 5:1  “Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso. “

A vida desse militar foi totalmente alterada pela lepra que o destruia e o matava aos poucos. E agora? O que fazer?  Aprenda a importância de:

1. Saber que a restauração é um presente de Deus.

Graça é uma palavra importante, significa um presente que recebemos sem merecer. Naamã era pagão, não honrava a Deus, mas Deus o presenteou.

II Reis 5: 2,3   “Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã.Um dia ela disse à sua senhora: “Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra”.

A boa notícia da restauração chegou a um homem que não tinha nada que o fizesse merecedor de tal presente.

Efésios 2:4-9   “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. “

Podemos pensar, em alguns momentos duros da vida, que não merecemos nada de Deus, porém é  nesses momentos, que precisamos lembrar  de  que o nosso Deus é amor e que a sua maravilhosa Graça nos transforma, essa mesma  maravilhosa Graça, que faz com que possamos enxergar a verdadeira realidade de quem somos e do que precisamos.

2. No movermos na direção certa.

II Reis 5: 4-6   ” Naamã foi contar ao seu senhor o que a menina israelita dissera. O rei da Síria respondeu: “Vá. Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel”. Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas. A carta que levou ao rei de Israel dizia: “Junto com esta carta estou te enviando meu oficial Naamã, para que o cures da lepra”.

II Reis 5: 7,8   “Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: “Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo! “Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: “Por que rasgaste tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel”

Naamã foi na direção certa. Podemos lembrar a história contada na Bíblia do homem paraplégico que ficou por 38 anos esperando entrar no poço de Bethesda para ser curado quando a água se movimentasse. Havia uma crendice de que a primeira pessoa a entrar na água quando a água se movimentasse,  seria curada, como ele não andava, nunca era curado. Estava se movendo na direção errada. Crendices….

3. Se sintonize com o processo de Deus.

II Reis 5: 9-12   “Então, Naamã foi com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”.Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria de pé o nome do Senhor seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado? ” Então, foi embora dali furioso. “

Naamã tinha expectativas de como tudo deveria acontecer e aconteceu tudo diferente do que imaginava. Muitas vezes pedimos a Deus uma cura, seja em qualquer área da vida, e até mesmo estamos indo na direção certa:  indo na igreja, na oração, no estudo bíblico…mas não aceitamos a prescrição que nos é dada.  As atitudes do coração são muitas vezes mais sérias do que a própria lepra. Quebrar a  dureza do coração, a mágoa, o ressentimento, que pode ser  até mesmo com Deus… pode nos levar a continuar na mesma situação sempre , e a Palavra diz que um abismo chama outro abismo.

4. Persistentemente obedecer as instruções de Deus.

II Reis 5: 13-15   “ Mas os seus servos lhe disseram: “Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais, quando ele apenas lhe diz para que se lave e seja purificado! “Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança. Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente de teu servo”.

Deus queria ensinar a Naamã:

Fé  ( Você precisa ter fé Nele).

Humildade (Quebrar o orgulho) – Fé e humildade caminham juntas, Deus resiste ao orgulhoso.

– Crer ( Acreditar que Ele fará o que prometeu)

Persistência ( Confiar em todo o processo)

Paciência ( Ele sabe o tempo certo para todas as coisas)

Salmos 19:7  “A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Isaías 57:15   “Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito”

Jeremias 15:19   “Assim respondeu o Senhor: “Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-voz. Deixe esse povo voltar-se para você, mas não se volte para eles.

Tiago 5:16   “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz .”

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at August 3rd, 2012.
Tags: ,