Permaneça acreditando – A fé que transborda.

Fé. Muitas pessoas brigam continuamente consigo mesmas  para terem mais fé. Choram, clamam, ficam tensas e se sentem culpadas por não conseguirem. Pensam: Se eu tivesse somente um pouco mais de fé minhas orações seriam respondidas. Você já considerou a relação entre fé e fidelidade?

Fé não é ação, é uma resposta. Se lutarmos para termos mais fé , ficaremos miseravelmente desapontadas, mas se  acreditarmos na fidelidade de Deus, seremos as mais abençoadas pessoas da terra. Venha nessa  jornada para a fidelidade. Nos alegrando na  fidelidade do Senhor  iremos crescer a nossa fé.

Salmos 145:13   ” O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.

Iremos explorar a sétima qualidade do Fruto do Espírito: FIDELIDADE.  Iremos realmente olhar a palavra FIDELIDADE. Que palavras, frases ou nomes bíblicos vem a sua mente quando você considera a palavra fidelidade?______________

A palavra grega para FIDELIDADE é pistis que significa ” convicção, convencimento firme, acreditar na verdade, veracidade, realidade”. Carrega a idéia de dar a alguém crédito. Fidelidade , curiosamente, aparece como  sinônimo de realidade. Pensemos sobre isso: focamos nossa profunda fidelidade naquelas coisas que são mais reais para nós. Não tem sentido? Em poucas palavras: FIDELIDADE  é acreditar na realidade de  um Deus Soberano. Tenha em mente que a fé descrita  na sétima qualidade do  fruto do Espírito não é a mesma fé pela qual fomos salvos. Sim , cremos em Deus e em Jesus Cristo. Mas além de crermos Nele, podemos simplesmente confiar Nele? Podemos  confiar Nele nas nossas crises, em casa, no trabalho? Acreditamos em quem Ele é e no que Ele diz?

Queremos desesperadamente sermos fiéis, mas nunca seremos até descobrirmos que Ele é confiável!

Hoje descobriremos uma importante verdade: O nível de nossa fidelidade é o resultado direto de nosso reconhecimento da fidelidade de Deus. Vamos entender melhor….  Percebendo verdadeiramente o sentido das palavras fiel e fidelidade,  no hebraico Aman ou a derivada Emunah,  que carregam a idéia de firmeza, estabilidade, confiança, honestidade ,  segurança e que elas descrevem perfeitamente  Deus no Velho Testamento, vamos descobrir  a importância em  aplicar essas qualidades  a Deus. A fidelidade de Deus é a sua credibilidade! O que significa a fidelidade quando aplicada a nós? De  uma olhada  na definição de pistis. A fidelidade do cristão está na proporção da sua confiança na credibilidade de Deus.Conseguimos entender essa crucial relação? A nossa fidelidade está descansando na certeza de que Ele é real, somos persuadidos por Sua honestidade, confiamos na Seu caráter, somos vencidos por Sua  (verdade) … a certeza de que Ele está certo e acreditando que vale a pena acreditar.

Êxodo 34:1-6   “Disse o Senhor a Moisés: “Talhe duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras, e nelas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que você quebrou. Esteja pronto pela manhã para subir ao monte Sinai. E lá mesmo, no alto do monte, apresente-se a mim. Ninguém poderá ir com você nem ficar em lugar algum do monte; nem mesmo ovelhas e bois deverão pastar diante do monte”.Assim Moisés lavrou duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras e subiu ao monte Sinai, logo de manhã, como o Senhor lhe havia ordenado, levando nas mãos as duas tábuas de pedra. Então o Senhor desceu na nuvem, permaneceu ali com ele e proclamou o seu nome: o Senhor.E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade “.

– O que significa a afirmação de Deus de que Ele é cheio de amor e fidelidade ? ____________________________________

A palavra hebraica para cheio  é rab que significa ” abundante, excedendo, grande”. Se refere a quantidade e qualidade! A fidelidade que descobrimos em Deus não é aplicada aos seus filhos de forma modesta, mas sim  de forma abundante e  muito maior do que poderíamos pensar ou imaginar.

Efésios 3:20   ” Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.”

Note nas passagens abaixo das Escrituras como cada uma delas define a fidelidade de Deus.

Deuteronômio 7:9   “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.”

– Por quantas gerações Deus promete permanecer fiel para aqueles que O amam?  (   ) 7   (   ) 12   (   )10   (   )100   (   )1000

Deuteronômio 32:3-4   “Proclamarei o nome do Senhor. Louvem a grandeza do nosso Deus!Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é. “

– Na despedida de Moisés, que palavras ele usa para descrever a fidelidade de Deus)?_____________________________________

Salmos 33:4  “Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. “

– Que áreas vemos a fidelidade de Deus?  (   ) Seus pensamentos   (   ) Suas Palavras   (   ) Suas ações   (   ) Seus  planos.

Salmos 111:7-8   “As obras das suas mãos são fiéis e justas; todos os seus preceitos merecem confiança. Estão firmes para sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão. “

– Em que área de sua vida você necessita mais confiança em Deus?__________________________________________

Salmos 117:2   ” Porque imenso é o seu amor leal por nós, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. Aleluia!

– Por quanto tempo dura a fidelidade do Senhor? (   ) um dia   (   ) sempre   (   ) muitos anos

Lamentações 3: 22-23   ” Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! “

– Como Deus tem mostrado compaixão para você recentemente? _________________________________________

Salmos 145:13   ” O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz. “

– Que frase nesse versículo acima significa mais para você nessa etapa da sua vida? Por que?____________________________

Deus nos fala que é fiel baseado em três características: Ele é real, verdadeiro e eterno. Por exemplo, Sua palavra existe, Sua Palavra é verdadeira, e Sua Palavra dura para sempre. Deus não pode ser fiel sem ser real….Ele precisa ser confiável. Deus não pode ser fiel sem ser verdadeiro… Ele deve ser fidedigno. Ele não pode ser fiel sem endurance…Ele deve ser persistente.

Dê uma olhada nessa outra passagem importante que descreve o ponto mais alto da fidelidade de Deus.

Isaías 22:20-24   “Naquele dia convocarei o meu servo Eliaquim, filho de Hilquias. Eu o vestirei com o manto que pertencia a você, com o seu cinto o revestirei de força e a ele entregarei a autoridade que você exercia. Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para os moradores de Judá.Porei sobre os ombros dele a chave do reino de Davi; o que ele abrir ninguém conseguirá fechar, e o que ele fechar ninguém conseguirá abrir.Eu o fincarei como uma estaca em terreno firme; ele será para o reino de seu pai um trono de glória.Toda a glória de sua família dependerá dele: sua prole e seus descendentes — todos os seus utensílios menores, das bacias aos jarros. “

Nessa fascinante passagem das Escrituras podemos observar muitas imagens usadas para descrever o Messias. A referência de Deus é para Eliaquim, Deus coloca outro no lugar  da linhagem do Rei Ezequias. A última e profética referência foram para Seu unico filho, Jesus Cristo. Veja, a autoridade de Eliaquim terminaria, mas Deus providenciaria outro que seria eterno e fiel em Suas promessas. Repare o paralelo entre Isaías 22: 20-24 e outras passagens messiânicas.

O nome Eliaquim significa ” Deus irá levantará”.

Jeremias 23:5-6   ” Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça. “

– Quem Deus no final irá levantar? (    ) Um ramo justo da linhagem de Davi.

                                                                (    ) Aquele que  irá salvar Judá e Israel.

                                                                (     ) Aquele que será chamado ” O Senhor nossa justiça”.

Isaías 22:21   ” Eu o vestirei com o manto que pertencia a você, com o seu cinto o revestirei de força e a ele entregarei a autoridade que você exercia”.

Apocalipse 1:13   ” e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito. “

– Como era que o filho do homem se vestiria?__________________________

Mateus 28:18   ” Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. “

– O que foi dado a Jesus?________________________________________

Isaías 22:21   “Eu o vestirei com o manto que pertencia a você, com o seu cinto o revestirei de força e a ele entregarei a autoridade que você exercia. Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para os moradores de Judá. “

Isaías 9:6   ” Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. “

O Messias será chamado “__________ Eterno.”

Isaías 22:22   ” Porei sobre os ombros dele a chave do reino de Davi; o que ele abrir ninguém conseguirá fechar, e o que ele fechar ninguém conseguirá abrir “.

– Onde estará o “governo”? (   ) Washington   (   ) Rio de Janeiro   (   ) sobre seus ombros

Isaías 9:7   “Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.”

– Onde Ele reinará?____________________________________________

Apocalipse 3:7   ” Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir “.

Compare Apocalipse 3:7 e Isaías 22:22. Circule as Palavras de João citadas em Isaías.

Isaias 22:23   “Eu o fincarei como uma estaca em terreno firme; ele será para o reino de seu pai um trono de glória “.

Colossesnses 2: 13-14   ” Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz”.

A Palavra aponta  exatamente o lugar onde os pecados da humanidade foram pregados e foram -regados na cruz do calvário.

Lucas 1:30-33   ” Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.

Isaías 22;24   “Toda a glória de sua família dependerá dele: sua prole e seus descendentes — todos os seus utensílios menores, das bacias aos jarros. ”

João 17: 9-10   ” Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles “.

– O que vem para Cristo através de nós?  (   ) sofrimento   (   ) glória   (   ) alegria

João 17:22   ” Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um”.

O que recebemos de volta? ___________________________________

Corintios 1: 18-22   “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. Os  judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria.”

Porque Deus é fiel, Ele nos diz “sim ” em Cristo. Ele é a culminação, Ele é a personificação do inconcebível fidelidade de Deus! Jesus Cristo é a garantia de Deus”

Um último detalhe: Por que Ele colocou o Seu Santo Espírito em nós? Você se lembra da fidelidade de Deus? Essa é a Sua garantia! Seu SIM! Deus expressou Sua fidelidade para nós em Cristo, e Cristo expressou Sua fidelidade  nos  dando Seu Espírito Santo. Somente através do Seu Espírito podemos expressar nossa fidelidade por Ele.

” O Fruto do Espírito   é amor, alegria, paz, paciência,  gentileza, bondade e FIDELIDADE…”

– Para encerrar nosso estudo , escreva algo em que Deus graciosamente fez em sua vida que te  provasse que Ele é absolutamente confiável.__________________

Podemos orar a Deus agradecendo pelos caminhos que Ele tem usado para si revelar a nós.

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at August 15th, 2012.
Tags: ,