Ele é fiel!!!

Apocalipse 1:5-6   “Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém. “

Estudamos a fidelidade e a credibilidade de Deus. Vimos  também que a fidelidade do homem com Deus está relacionada com a confiança que esse homem tem em Deus. Aprendemos que para manter a fé, muitas vezes é necessário lutar e que a primeira estratégia de Satanás é destruir essa fé trazendo dúvida e medo.  Talvez, você possa contar ao Pai que você mesma muitas vezes colocou algum obstáculo para a cura do seu filho ou outra situação que tenha ocorrido.

Marcos 9: 14-32   “Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles. Logo que todo o povo viu Jesus, ficou muito surpreso e correu para saudá-lo. Perguntou Jesus: “O que vocês estão discutindo? ” Um homem, no meio da multidão, respondeu: “Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram”. Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”. Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo ele está assim? ” “Desde a infância”, respondeu ele. “Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. ” “Se podes? “, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê. ” Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! ” Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: “Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele”. O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, a ponto de muitos dizerem: “Ele morreu”. Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé.  Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não conseguimos expulsá-lo? ” Ele respondeu: “Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum”. Eles saíram daquele lugar e atravessaram a Galiléia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde eles estavam, porque estava ensinando os seus discípulos. E lhes dizia: “O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará”.Mas eles não entendiam o que ele queria dizer e tinham receio de perguntar-lhe.”

– Que específicas palavras , nos versos 22 e 23 revelam a falta de fé do pai do menino?______________

Daniel 3:17-18   ”  Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer”.

Note a atitude dos amigos de Daniel: Sadraque, Mesaque e Abdnego, e a atitude do pai em Marcos 9. Amadas, a fé, muitas vezes, significa saber que Deus pode tudo, mesmo que Ele não faça.

Ele sempre pode, minha amiga! Se Ele escolher não fazer, é porque Ele tem uma grande glória em mente. Nunca permita que o inimigo a convença de que Ele não é capaz de fazer qualquer coisa. Ele presenteia! Muitas vezes quando estou entregando petições difíceis a Deus, o meu coração tem uma convicção como se Deus estivesse dizendo: ” Venha! Me desafie!

Nada é impossível para o nosso Deus! Nada é tão grande para o nosso Deus!

– Por que os discípulos não puderam expulsar o Espírito?________________
Quantas vezes tentamos fazer tarefas que necessitam poder? Sem oração, podemos esquecê-lo.

– Qual foi o apelo do pai no verso 24?_______________________________

Já nos sentimos como esse precioso pai? “Eu creio! Não, Eu realmente não creio, mas quero acreditar. Por favor me ajude a vencer a minha incredulidade!” Já passei por isso! Não estamos sozinhos. Os discípulos experimentaram isso também.

Lucas 17:5   ” Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé! “

Cristo respondeu ao apelo dos discípulos de uma forma milagrosa. Ele colocou o Espírito de Alguém que tinha caminhado COM eles por três anos DENTRO deles por toda a eternidade. Amadas, o Cristo, Ele mesmo, está em nós por meio de Seu Espírito abençoado. A capacidade supernatural  de acreditar em Deus é imediatamente ativada num momento, basta pedirmos para que ele nos encha com Seu Espírito e a fé do Filho de Deus será lançada em nós através do Fruto do Espírito!

Com a fidelidade de Deus e a fidelidade de Cristo vamos entender que nossa segurança e firmeza estará segura no escudo de que Ele  é confiável.

Apocalipse 1:5-6   “Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém. “

– Como Jesus Cristo é chamado?__________________

Lembremos, quando a palavra “pistis” é atribuída a Deus ou a Cristo, está se referindo a ser acreditável,  confiável, e nossa garantia. A palavra grega para testemunha é “martus” e significa “a testemunha, alguém que  tem a informação ou conhecimento de alguma coisa, por isso, é alguém  que pode dar informação, trazendo para a luz ou confirmando alguma coisa.” A testemunha é alguém que testifica.

Em Apocalipse 1:5 , o termo ” testemunha fiel” , nos fala que Cristo é a testemunha viva da credibilidade de Deus! Quão verdadeiro isso é. Através de Jesus Cristo, Deus , o Pai  , provou Ele mesmo mais da Sua credibilidade. Em incontáveis caminhos o Pai tem oferecido provas de que é verdadeiro e confiável através de Jesus Cristo. Vamos ver uma só prova, mas a maior de todas!

Isaías 41: 21-24   “Exponham a sua causa”, diz o Senhor. “Apresentem as suas provas”, diz o rei de Jacó. “Tragam os seus ídolos para nos dizerem o que vai acontecer. Que eles nos contem como eram as coisas anteriores, para que as consideremos e saibamos o seu resultado final; ou que nos declarem as coisas vindouras, revelem-nos o futuro, para que saibamos que vocês são deuses. Façam alguma coisa, boa ou má, para que nos rendamos, cheios de temor. Mas vejam só! Vocês não são nada, e as suas obras são totalmente nulas; detestável é aquele que os escolhe !

Isaías 44: 6-8   ” “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus. Quem então é como eu? Que ele o anuncie, que ele declare e exponha diante de mim o que aconteceu desde que estabeleci meu antigo povo, e o que ainda está para vir; que todos eles predigam as coisas futuras e o que irá acontecer. Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

– Qual é o teste de um verdadeiro Deus?________________

A razão pela qual sabemos que o nosso Deus é unico e verdadeiro  é por causa de seu histórico incomparável em cumprir as profecias.

Somente o verdadeiro Deus pode predizer o que vai acontecer e realmente acontecer. Fora de centenas de profecias , cada uma a seu tempo foi se cumprindo, fielmente, nos mínimos detalhes.  Maravilhoso! Deus ganha todas. Nenhum outro “deus” consegue Seu record. Mais glorioso ainda é o fato de que muitas profecias foram preditas e perfeitamente cumpridas durante o tempo de vida de Seu único e precioso Filho!

Vamos tirar um tempo e ler as seguintes profecias e o seu cumprimento. Descreva o assunto e a circunstância de cada uma:

Miquéias 5:2   “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. ” 
Mateus 2:1   “Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém “. 

_________________________________________________________

Salmos 78:2   “Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado”.
Mateus 13:34 “Jesus falou todas estas coisas à multidão por parábolas. Nada lhes dizia sem usar alguma parábola”.

_________________________________________________________

Zacarias 9:9   “Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta. “

Lucas 19:35-37   “Levaram-no a Jesus, lançaram seus mantos sobre o jumentinho e fizeram que Jesus montasse nele.Enquanto ele prosseguia, o povo estendia os seus mantos pelo caminho. Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. “

_____________________________________________________

Zacarias 11:12   “Eu lhes disse: Se acharem melhor assim, paguem-me; se não, não me paguem. Então eles me pagaram trinta moedas de prata. “

Mateus 26:15   “e lhes perguntou: “O que me darão se eu o entregar a vocês? ” E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata.”

________________________________________________

Salmos 22:16 “Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés.”

Lucas 23:33   “Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. “

João 20: 25,27   “Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor! ” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! ” E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. 

________________________________________________

Salmos 22:18  “Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes.”

João 19:23-24   “Tendo crucificado Jesus, os soldados tomaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes, uma para cada um deles, restando a túnica. Esta, porém, era sem costura, tecida numa única peça, de alto a baixo.
“Não a rasguemos”, disseram uns aos outros. “Vamos decidir por sorteio quem ficará com ela. ” Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes”. Foi o que os soldados fizeram. ”

__________________________________________

Salmos 34:20   “protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado. “

João 19:33   “Mas quando chegaram a Jesus, percebendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. “

_________________________________________

Amós 8:9-10   “Naquele dia”, declara o SENHOR, o Soberano: “Farei o sol se pôr ao meio-dia e em plena luz do dia escurecerei a terra. Transformarei as suas festas em velório e todos os seus cânticos em lamentação. Farei que todos vocês vistam roupas de luto e rapem a cabeça. Farei daquele dia um dia de luto por um filho único, e o fim dele, como um dia de amargura. ”
Mateus 27:45   “E houve trevas sobre toda a terra, do meio dia às três horas da tarde. “

__________________________________________

Amós diz que haverá tempo de luto para quem?   ___________________.Impressionante.

Considere o seguinte: O nosso Deus é confiável e Seu filho é a fiel testemunha de que o Seu Pai é confiável. Deus provou através da profecia que Ele cumpriu enviando Seu filho Jesus Cristo , que é a personificação de Deus para nós.

Colossenses 2:9   “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade”.

Poucas profecias ainda faltam ser cumpridas.Todas elas são  basicamente sobre um assunto.

Leia as passagens das Escrituras abaixo e descreva como cada passagem pode nos oferecer na nossa vida garantia e segurança.

João 14:1-7  “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou”. Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? ” Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”

Atos 1: 9-11   “Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”.

1 tessalonicenses 4: 13-18  “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com estas palavras.”

AMADAS, ELE VAI VOLTAR!!!!!

Algumas pessoas ao longo do nosso caminho tem nos perguntado  se realmente acreditamos que Jesus voltará à Terra em forma corpórea. Dizem: Podemos acreditar que Ele é o Filho de Deus, que  nasceu de uma virgem, que morreu e ressuscitou e que está sentado à direita de Deus, mas se me disserem que as trombetas tocarão e que iremos nos encontrar com Ele nos ares, isso é loucura, não consigo acreditar!

Só podemos dizer o seguinte: Não importa se acreditam ou não, se são nascidos de novo, quando as trompetas tocarem vocês estarão fora daqui….e iremos conversar sobre isso nos ares.

Antes de concluirmos esse estudo, queria que reconhecessem uma coisa acima de todas sobre a fidelidade.

Romanos 3:3-4   “Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.
2 Timóteo 2:13   “Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

– O que Romanos 3: 3-4 e 2 Timóteo 2:13 diz a você na luz de tudo que estamos compartilhando?_________________

Deus é fiel , independente se acreditemos ou não! Ele cumprirá as suas promessas! Podem nos perguntar: Vocês acreditam em contos de fadas? Vocês realmente pensam que o principe encantado está vindo num cavalo branco? Vocês realmente acreditam que todas as coisas vão dar certo?

Olhe essa passagem:

Apocalipse 19:11-16   “ Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. “Ele as governará com cetro de ferro”. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. “

Ele disse, eu acredito. Não é porque sou fiel, mas porque Ele é. Então até que Ele venha…..CONTINUE CRENDO!

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 25th, 2012.
Tags: ,