Lutar o bom combate.

2 Timóteo 4:7-8   ” Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”

Manter a fé, requer luta. Você já reparou? Muitas vezes a evidência do que podemos ver se empilha contra a garantia do que não podemos  ver, e a nossa fé se desintegra num momento.Como podemos “lutar o bom combate da fé” (1 Timóteo 6:12) para que possamos viver a vida agradando a Deus? Hoje nosso estudo irá responder a essa importante pergunta. Antes de qualquer coisa, precisamos entender que manter a fé é uma luta.

Efésios 6:10-18   “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. “

– Que parte da armadura representa a fé? (   ) cinto   (   ) couraça   (   ) escudo   (   ) capacete

– Qual é o propósito? __________________________________

O escudo de que Paulo fala era chamado thureon. Era uma prancha de madeira, com 4 pés de comprimento por 2 1/2 de largura. ( pense num escudo com essas medidas). Era coberta com linho e couro, que eram tratados com uma substancia que extinguia as flechas fllamejantes. A palavra grega para sobretudo é epi, significa marcar uma extensão ou espalhar-se sobre algo,espalhar-se em várias direções. Epi implica “acima” ou “sobre”todo o resto como fala Efésios 6:16. A palavra sugere que está acima de todas as outras partes da armadura de Deus.

Nas batalhas de carne e sangue, o escudo é a peça do equipamento que protege todas as outras partes do corpo . Os lutadores romanos estavam assim aptos a irem para a luta e as outras  peças da armadura raramente eram atingidas.O escudo era especificamente designada para exterminar os dardos inflamados do inimigo.Sem o escudo, o guerreiro ficava terrivelmente vulnerável. As outras peças da armadura deviam proteger o guerreiro de ser atingido também, mas eles não eram destinados a protege-lo de dardos ardentes. Este era o trabalho do thureon (escudo).

Deus dá a nossa fé exatamente o mesmo tipo de proteção. Quando temos a certeza de que nosso Deus é confiável e respondemos com fé, praticamente nada pode nos atingir. Quando nossa fé diminui,  nosso escudo começa a cair, e imediatamente nos tornamos vulneráveis ao nosso inimigo.

Satanás não irá parar por nada até que baixemos nosso escudo da fé e assim ele poderá nos ferir e queimar. Ele mostra evidências em oposição as promessas que Deus nos garante. Ele se delicia em colocar dúvidas e mentiras. Ele conhece nossas fraquezas e ataca quando estamos vulneráveis. Seu trabalho prioritário é nos manter afastados de confiar em Deus…primeiro, duvidando da salvação e depois da restauração.

Hoje, examinaremos 2 das mais efetivas armas para enfraquecer nossa firmeza do escudo da fé.

Marcos 4: 35-41   “Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos atravessar para o outro lado”.
Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam.
Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água.
Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos? “Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se! ” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? “Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? “

Hebreus 11:23,27   “Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei.Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível. “

Lendo essas duas passagens acima, podemos descobrir qual a primeira arma que Satanás usa para enfraquecer a nossa fé.

-O que era presente nas vidas daqueles que não tinham fé e faltava naqueles que tinham muita fé?

(   ) poder   (   ) medo   (   ) culpa   (   ) esperança

Deus incluiu um medo saudável na Sua criação. Somos sábios em temer o veneno da cobra; as Escrituras nos ensinam a temer a Deus. São tipos de medo. Sábios medos   podem dar lugar a medos destrutivos. Onde vive uma grande fé, medos destrutivos não podem existir. Onde grandes medos existem, a fé não vai sobreviver. O medo é o   inimigo da fé. Muitas vezes temos medo de confiar em Deus.Para aumentar nossa vulnerabilidade e  para nos atacar com legalidade, Satanás não hesita em criar uma atmosfera onde o medo abunda. Ele ganha vantagem com o nosso medo de nos desapontarmos , com o nosso medo de que Deus não “prove” Seu amor por nós, e do nosso medo de sermos humilhados perante os outros.

2 Timóteo 1:7   “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. “

Medo destrutivo é resultado do poder das trevas, Satanás vai se esforçar para transformar as suas dúvidas em medos e os medos em pânico. Lembre : Temos uma saída!

Salmos 3   “Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: “Deus nunca o salvará! ” Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde.  Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios. Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo.”

–  Descreva quando Deus foi ou tem sido um escudo para você, a sua glória e quem tem levantado a sua cabeça. ____________

A Palavra de Deus nos ensina que devemos estar cientes de nossa batalha contra principados invisíveis, mas não precisamos ter medo. Um incidente na vida de Eliseu demonstra a razão perfeita porque o medo é infundado na vida daquele que crê.

2 Reis 6:8-20   ” Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: “Montarei o meu acampamento em tal lugar”. Mas o homem de Deus mandava uma mensagem ao rei de Israel: “Evite passar por tal lugar, pois os arameus estão descendo para lá”. Assim, o rei de Israel investigava o lugar indicado pelo homem de Deus. Repetidas vezes Eliseu alertou o rei, que tomava as devidas precauções. Isto enfureceu o rei da Síria, que, convocando seus conselheiros, lhes perguntou: “Vocês não me apontarão qual dos nossos está do lado do rei de Israel? ” Respondeu um dos conselheiros: “Nenhum de nós, majestade. É Eliseu, o profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu falas em teu quarto”. Ordenou o rei: “Descubram onde ele está, para que eu mande capturá-lo”. Quando lhe informaram que o profeta estava em Dotã, ele enviou para lá uma grande tropa com cavalos e carros de guerra. Eles chegaram de noite e cercaram a cidade. O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos? ” O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”. E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja”. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor: “Fere estes homens de cegueira”. Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido. Eliseu lhes disse: “Este não é o caminho nem esta é a cidade que procuram. Sigam-me, e eu os levarei ao homem que vocês estão procurando”. E os guiou até a cidade de Samaria. Assim que entraram na cidade, Eliseu disse: “Senhor, abre os olhos destes homens para que possam ver”. Então o Senhor abriu-lhes os olhos, e eles viram que estavam dentro de Samaria. “

– Por que o servo de Eliseu estava com medo?__________________

– Quais foram as palavras de Eliseu para o servo (6:16)?
(   ) “A tua vara e o teu cajado me consolam.”    (   )  ” Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles.”

(   ) ” Não tenha medo, trago notícias de grande alegria.”

– O que Deus fez pelo servo de Eliseu?____________________________

– Quando Deus abriu os olhos dos servos para o mundo invisível, o que tornou-se visível para ele?_________________________

Salmos 68:17   ” Os carros de Deus são incontáveis, milhares de milhares; neles o Senhor veio do Sinai para o seu Lugar Santo. “

-Quantos foram os carros do Senhor que o ser viu?___________________________

Isaías 50: 9   “É o Soberano Senhor que me ajuda. Quem irá me condenar? ”
Romanos 8:31   ” Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? “

Não tem nada que nos possa causar medo.Os poderes lamentáveis do mundo não são nada comparados com os Exércitos do céu lutando a nosso favor. O medo aleija a fé, nunca esqueça – com a mesma rapidez, a fé aleija o medo. Medo ou fé,   o que vai prevalecer, vai depender do comandante que estamos saudando.

Marcos 6:1-6 Jesus saiu dali e foi para a sua cidade, acompanhado dos seus discípulos. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam ficavam admirados. “De onde lhe vêm estas coisas? “, perguntavam eles. “Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que ele faz? Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs? ” E ficavam escandalizados por causa dele. Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”. E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los. E ficou admirado com a incredulidade deles. Então Jesus passou a percorrer os povoados, ensinando .”

Depois de ler Marcos 6:1-6, você consegue descobrir a segunda arma de Satanas que pode enfraquecer a nossa fé.

Responda as seguintes perguntas:

– Onde estava Jesus e Seus discípulos (v.1)?______________________

– Qual foi a reação das pessoas com relação a Jesus (v.3)?___________________

Complete os espaços: ” Só em sua ________  _________, entre seus parentes e em sua própria ______, é que um profeta não tem honra.”

Qual foi o resultado da falta de fé deles?

(   ) Eles não puderam entender que Jesus era o Messias.   (   ) Jesus fez poucos milagres   (   )  Jesus foi surpreendido pela falta de fé deles.

Laços familiares é outra arma que satanás usa contra nós em nossa luta para mantermos a fé. Infelizmente, somente alguns dos que tem conhecido A Cristo permanecem testemunhando o Seu poder.

Estar perto de um novo cristão é estimulante. Ele possui uma fé infantil, quase uma inocência audaciosa, e não tem medo de pedir a Deus qualquer coisa! Deus diz isso, ele acredita. O que Deus fala é tudo para ele. Novos cristãos são frequentemente mais absortos em quem Cristo é,mas podem  acabar colocando limites no que Ele pode fazer.

Muitos entre nós tem sido mestres da limitação. Muitas vezes , nos colocamos em limites seguros para não nos desapontarmos. e  para não ficarmos com dúvidas. Marcos 6 mostra claramente isso, podemos conhecer Cristo por um longo tempo e ainda não O conhecer de verdade. Aqueles que O conhecem verdadeiramente nunca irão parar de querer conhecer cada vez mais a Sua glória, revelação. Eles não vão querer fechá-Lo em uma caixinha. Eles o chamam  de Senhor dos Exércitos, Comandante e Chefe do Exército real, Quem prepara as Hostes Celestiais para a batalha em nosso favor.

Lembre: Satanas ira usar nossos medos e nossos hábitos familiares contra nós. Nunca pare de crescer e Deus  nunca ira parar de se revelar!

– O que tem mais prejudicado sua fé recentemente: medo ou hábitos familiares? Explique.____________________

Tire um tempo para orar. Agradeça a Deus por seu ilimitado poder. Peça a Ele uma maior fé na situação que descreveu acima.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 17th, 2012.
Tags: ,