Concluindo a Fidelidade: Característica do Fruto do Espírito!

Hebreus 11:32-34   “Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.”

A  FÉ QUE CONQUISTA REINOS.

1 –  A conquista é através da Fé.

A nossa conquista é sobre o reino das trevas.

Efésios 2: 1-2   “ Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. ”
Efésios 6:12   “pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. ”

Atravessar as situações, passar através delas , sem fugirmos,onde  livramentos milagrosos  vão ocorrer. Lutar dia a dia para uma total transformação. Lembre: Deus quer focar em quem somos ( nosso caráter), mais do que no que fazemos. Porque o que está fraco é chamado a vencer. O caminho mais rápido é quando atravessamos.

Isaías 43:1-3  “Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você.”

O Senhor , muitas vezes, pode nos guiar até para circundarmos as situações, ao invés de atravessarmos , para que não voltemos de onde caímos. O Egito era lugar de escravidão, mas o povo poderia até querer voltar para lá ao se defrontarem com a guerra. Nossa guerra é espiritual. O povo ficou 40 anos no deserto, é tempo de acordar e crescer para enfrentar e conquistar .

Exodo 13:17-18   “Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”.Assim, o Senhor fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar.”

Por que vou acreditar em Deus? Por que vou acreditar que vou conseguir vencer esses “obstáculos”? Porque Deus é acreditável, Ele é fiel!Nosso Deus nos provê de fidelidade, que é o Fruto do Espírito Santo de Deus.

Salmos 91:4   “Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo ( a fé) protetor. “

2- Nossas batalhas são travadas antes com um público invisível, mas muito presente.

A palavra “conquistar” em Hebreus 11:33 (katagonizomai) significa “ vitória nos jogos públicos”.

2 Reis 6: 15-17   “O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos? ” O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”. E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja”. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.”

Comparar com:

Colossenses 2:13-15   “Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.”

– Através do poder da cruz, não somente nos tornamos vencedores (conquistadores), mas em Romanos 8:37 também diz que somos mais do que vencedores. A palavra grega hypernikao significa “ conquistar plenamente; ir além da conquista”

– Estar além da conquista é o cumprimento de promessa. A fé que luta.

3- Aprenda a fechar a boca do leão.

Ele abre a sua boca grande para lançar acusação, condenação, culpa…sua arma é a sua boca.

1 Pedro 5:8   “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. “

Relembre o significado da palavra do grego para “confissão”Homologeo:

Homou – junto com, lego – dizer, concordar

Confessar é concordar com o que Deus diz.

Fechar a boca do leão é reconhecer as mentiras do inimigo e acreditar nas promessas de Deus.

4 – Olhe para Daniel como um exemplo.

Daniel 6:3-11   “Ora, Daniel se destacou tanto entre os supervisores e os sátrapas por suas grandes qualidades, que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império.Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração governamental, mas nada conseguiram. Não puderam achar falta alguma nele, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente. Finalmente esses homens disseram: “Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele”.E assim os supervisores e os sátrapas de comum acordo foram falar com o rei: “Ó rei Dario, vive para sempre! Todos os supervisores reais, os prefeitos, os sátrapas, os conselheiros e os governadores concordaram em que o rei deve emitir um decreto ordenando que todo aquele que orar a qualquer deus ou a qualquer homem nos próximos trinta dias, exceto a ti, ó rei, seja atirado na cova dos leões. Agora, ó rei, emite o decreto e assina-o para que não seja alterado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não pode ser revogada”. E o rei Dario assinou o decreto. Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer. Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus.”

Fechar a boca do leão tem a ver com fé. O que Daniel fez? 

 
1º-Fique de joelhos e ore.Ore sobre tudo. A oração abre janelas nas paredes. Que paredes estão na sua frente?

2º-Dê graças a Deus.

Filipenses 4:6   “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. “

3º- Persevere nas coisas que Deus tem nos ensinado a fazer.

Orar , estudar a Bíblia é essencial para perseverar no que Deus tem nos ensinado. Se não sabermos o que Ele ensinou, como fazer?

Quando as escamas dos olhos caem e descobrimos que estamos fora do padrão de Deus, o caminho é confessar ( concordar com o que Deus diz), nos arrependermos e darmos meia volta.

1 João 1:9   ” Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Daniel 6:20-22   ”  Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz aflita: “Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões? ” Daniel respondeu: “Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei”.

Não somos perfeitos, mas podemos viver em vitória!

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at October 2nd, 2012.
Tags: ,