A Experiência da Aprendizagem.

Salmos119: 71-72 Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata. “

Continuamos a estudar a Mansidão, que é a oitava característica do Fruto do Espírito. Dentro da Mansidão vimos a Submissão e a Humildade e estamos agora vendo um Espírito Ensinável. Vimos a necessidade de aprender, independente de quem Deus usa para ser o instrutor.Hoje iremos ver o aprendizado levando em conta o meio usado pelo Senhor. Iremos examinar o aprender através das circunstâncias. Vamos dar uma olhada como o “homem segundo o coração de Deus”responde em circunstâncias difíceis.

1 Crônicas 13   E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes. E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do SENHOR nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco; E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul. Então disse toda a congregação que se fizesse assim; porque este negócio pareceu reto aos olhos de todo o povo. Convocou, pois, Davi a todo o Israel desde Sior do Egito até chegar a Hamate; para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim. E então Davi com todo o Israel subiu a Baalá de Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o SENHOR que habita entre os querubins, sobre a qual é invocado o seu nome. E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aió guiavam o carro. E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas. E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam. Então se acendeu a ira do SENHOR contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus. E Davi se encheu de tristeza porque o SENHOR havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje. E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus? Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha. “

– Qual é o grande desejo de Davi para o seu reino? ( v.3)

(   ) Ser reconhecido pelos reis das terras a sua  volta.

(   ) o retorno da arca de Deus  para um lugar de destaque

(   ) ter seu filho no reino depois dele

– Por que toda a congregação concordou?(v.4)_____________

– Como o verso 6 descreve a arca?_______________

– Como eles removeram a arca?   (  ) carregada por pastores    (   ) flutuando em uma barca

                                                             (   ) num carro puxado por bois

– Que tipo de celebração acompanhava o transporte da arca?__________

– O que aconteceu quando o boi tropeçou, e qual foi a resposta de Deus?________

– Qual foi a reação de Davi com relação ao julgamento de Deus? ( v .11-12)_______

Deus literalmente trouxe o julgamento sobre o desfile de Davi. Davi reagiu com medo e raiva. Dentro de seu fraco e limitado ponto de vista, parecia que Deus havia respondido de forma injusta a Davi., mas vamos ver mais nessa história…

1 Crônicas 15:1-15   “Davi também fez casa para si na cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus, e armou-lhe uma tenda. Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente. E Davi convocou a todo o Israel em Jerusalém, para fazer subir a arca do SENHOR ao seu lugar, que lhe tinha preparado. E Davi reuniu os filhos de Arão e os levitas: Dos filhos de Coate: Uriel, o chefe, e de seus irmãos cento e vinte.
Dos filhos de Merari: Asaías, o chefe, e de seus irmãos duzentos e vinte. Dos filhos de Gérson: Joel, o chefe, e de seus irmãos cento e trinta. Dos filhos de Elizafã: Semaías, o chefe, e de seus irmãos duzentos. Dos filhos de Hebrom: Eliel, o chefe, e de seus irmãos oitenta. Dos filhos de Uziel: Aminadabe, o chefe, e de seus irmãos cento e doze. E chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas, Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel, e Aminadabe. E disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado.
Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o SENHOR nosso Deus fez rotura em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas, para fazerem subir a arca do SENHOR Deus de Israel. E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado conforme a palavra do SENHOR. “

– O que havia de novo nas instruções para o transporte da arca?_______

– Qual a razão de Deus ter se zangado com eles na primeira tentativa?__________

– Qual era a forma correta para se carregar a arca de Deus?___________

Exodo 25: 13-16  (instrução original)E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro. E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.

1 Crônicas 15:26   “E sucedeu que, ajudando Deus os levitas que levavam a arca da aliança do SENHOR, sacrificaram sete novilhos e sete carneiros. “

– Por que o sacrifício dos sete novilhos e dos sete carneiros?

(  ) como oferta pelo pecado daqueles que estavam carregando a arca.

(   ) porque Deus tinha ajudado os levitas que estavam carregando a arca.

(   ) para recompensar os pastores e levitas que santificaram o templo.

1 Crônicas 15:28   “E todo o Israel fez subir a arca da aliança do SENHOR, com júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas. “

Por que Deus se desagradou com os Israelitas da primeira vez? Porque Davi era um homem como muitos outros. Queria o máximo em resultado com o mínimo de instrução. Ele executou uma decisão sem consultar o Executivo Chefe.

Por que  o favor de Deus na segunda vez? Porque, quando tudo havia falhado, Davi resolveu consultar o manual! Ele foi para a Palavra de Deus! Sim, a primeira reação de Davi foi de medo e raiva, mas ele lidou com suas emoções indo para a Palavra de Deus. Lá ele descobriu a instrução.

As ações de Deus podem parecer duras até  que  lembremos que Davi foi o escolhido por Deus  para ser rei da nação escolhida de onde viria o Messias. A segurança de  Israel dependia da obediência de Davi à Palavra de Deus. Ele não permitiria falta de compromisso com o seu rei escolhido. O homem segundo o  coração de Deus fez desta experiência o padrão onde ele se apoiava para as outras dificuldades que viriam.

Davi encarou a tragédia e a falha como um desafio para pesquisar a Palavra de Deus. Seremos sábios se fizermos o mesmo. Quantos problemas poderíamos evitar! As Palavras do Salmo 119 soam como umas das mais perfeitas de todo o Velho Testamento ensinando a nos voltarmos para a Palavra de Deus durante circunstâncias difíceis.

Salmos 119: 28   “A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra.

-Quando a Palavra de Deus te fortaleceu no passado, ou como deve ela te fortalecer no futuro?______

Salmos 119:67   “Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.

-Você tem experimentado aflição como parte do aprendizado de  obedecer a Palavra de Deus? (  ) sim (   ) não

Caso seja sim, explique.__________________

Salmos 119:71   “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.”

– Escreva sua propria frase do Salmo 119:71 .___________________________

Salmos 119:92   “Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição.”

Você já conheceu alguem que personificaria esse verso? (   ) sim  (   ) não. Se sim, descreva essa pessoa.___

Salmos 119: 147   “Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra. “

– Em que área de sua vida você necessita colocar sua esperança na fidelidade de Deus e nas suas promessas?_______________

– Qual das Escrituras acima chega viva na sua pessoal   caminhada com Cristo? Em outras palavras, você pode testemunhar sobre alguma dessas passagens na sua experiência pessoal? Se sim, explique.___________________

Amadas, perdemos o mais  importante propósito de uma  circunstância difícil se não a aceitamos como um convite para entrarmos dentro da Palavra de Deus! Se perdemos esse propósito, perdemos a instrução de Deus, e infelizmente continuamos na mesma classe outra vez!

O que o seguinte verso nos ensina sobre a instrução?

Jó 22:22  “Aceita, peço-te, a lei da Sua boca, e põe as Suas palavras no teu coração.”

– Como você aceita a instrução da Sua ( de Deus) boca?___________

Provérbios 4:13   “Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. “

– De acordo com Provérbios 4:13 , por que devemos guardar a Palavra de Deus em nossos corações?

(   ) Deus abençoa a obediência.   (   ) Memorizar as Escrituras constroi um coração sábio

(   ) Sua instrução é vida.

Provérbios 13:13   ” Quem zomba da __________   ___________ por ela, mas aquele que respeita o _____________- será recompensado.”

Provérbios 16:20   ” Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor. “

-Qual dos exemplos seguintes mais descreve a prosperidade e a benção prometida nesse verso?

(   ) Deus dá bençãos materiais para a queles que  O obedecem.

(   ) A pessoa com caráter piedoso tende para o sucesso e alcança a prosperidade.

(   ) A pessoa que ouve Deus cresce em amor e crê Nele cada vez mais.

1 tessalonicenses 4:8   “Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.”

Escolha a melhor resposta. A motivação para a obediência é fundamentada em:

(  ) recompensa – Deus promete boas coisas para aqueles que O obedecem.

(   ) relacionamento – a questão está relacionada com rejeitar  o nosso Deus.

Perder a Palavra de Deus nas situações da vida é o mesmo que perder a Deus. Perder Deus é perder tudo. Muitos ” Davis modernos” ainda olham para o que deus ensina através das suas tribulações.  Uma história recuperada de uma sessão de óbitos do “Houston Chronicle” dizia o seguinte: ” Robert William Lillard, idade 7anos e meio, começou sua vida eterna com Cristo na sexta-feira, 5 de novembro, 1993. Bobby lutou 7 anos contra a batalha da doença chamada hiperoxalúria e oxolose. Passou por  numerosas internações e a recuperação em casa  parecia o caminho para a  vida. O espírito de Bobby nunca desanimou. Sua coragem e perseverança, apesar do seu sofrimento e desapontamentos, eram qualidades de Cristo   que nossa família vai admirar pelo resto das nossas vidas. Agradecemos a Deus por confiar ele a nós e oramos para que a sua missão tenha sido plena. O amor de Bobby pela vida tocou a todos que o conheciam. Sua família será grata sempre.”

Amadas, isso é mansidão. Submissão, humildade, e espírito ensinável  testadas na dureza da vida: a perda de um  filho amado. Não, esse filho não era deles, mas a revelação que Deus trouxa através dessa vida e morte lhes pertence para sempre.

Deuteronômio 29:29   “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. “

É tudo que eles tem, mas é o suficiente para serem o que precisam ser..

Provérbios 4:13   “Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. “

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at November 21st, 2012.
Tags: ,